Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Viva colegas, ontem iniciei aqui umas experiencias com o asterisk, é de facto fantástico!
    mas como eu sou novo nisto, tenho umas questoes q gostaria de saber...

1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?

2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN?

3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer?

4º qual a diferenca (na pratica) entre uma placa FXO e FXS?

obrigado

2. 1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?
    A ideia seria ter uma placa FXO da digium,digivoice,sangoma, algo do genero, seria a maneira mais correta, mas existe um jeito diferente.
    A maioria das placas FXO utilizam a tecnologia da TigerJet, e tem alguns modems 56k que utilizam esse chip, tipo o MD3200.

2º - kndo conectado á linha telefonica publica (PSTN) o asterisk é capaz de identificar o numero de quem está ligando da PSTN?
    Sim, se na linha possuir identificador de chamadas e utilizar uma placa "original" e nao "genericas". Genericas seria essas placas 56k fajuta.

3º - é verdade que dá para vc mudar o seu nr e dps fazer uma chamada pela PSTN e aparecer um numero que vc quer?
    Bem, voce pode trocar o "callerid" para chamadas SIP, na teoria até daria de trocar, mas eu (experiencia propria) ainda nao tive essa oportunidade.
    É bom saber, que essas placas genericas possuem um problema com o callerid.
    A diferença de preço entre essas genericas e as "originais" sao de uns US$750.00 no mínimo.

A placa FXO recebe sinal, a FXS gera sinal.
    FXO recebe linha, FXS gera tom de linha.

Valeu?

3. Citação Postado originalmente por The-shadow
    Viva colegas, ontem iniciei aqui umas experiencias com o asterisk, é de facto fantástico!
    mas como eu sou novo nisto, tenho umas questoes q gostaria de saber...

1º - para ligar o asterisk a uma llinha convencional (fazer e receber chamadas), preciso mesmo dakelas placas FXO (x100p) ou posso faze-lo com um modem de 56K?

obrigado
    Caro The_Shadow..
    Primeiramente.. para integrar seu asterisk com a PSTN (linha convencional) você necessitará de placas com portas FXO.. para isso você pode usar qualquer placa que lhe forneça essa porta.. existem alguns modems que são suportados pelo asterisk e identificados como X100P (Clones da digium).. os modelos suportados até o momento são:

Intel 537PG and 537PU
    Ambient MD3200
    Motorola 62802 - Alguns casos esses modems são identificados como SM56 PCI.
    (Porém.. com testes que eu fiz.. algumas funcionabilidades nao são tão perfeitas.. se queres algo garantido.. procure pelas placas digium | http://www.digium.com )

Quanto a sua segunda pergunta, como você sabe, algumas operadoras ocultam o id das ligações para poder oferecer um plano de identificação de id, as conhecidas binas, nesses casos vc terá que solicitar um plano para que suas ligações recebam o id, nas ligações originadas de celular normalmente o id não é ocultado, podendo assim, receber o numero da pessoa.

A sua terceira pergunta eu acho que não está bem clara, mas em todos os casos, se a ligação é feita entre troncos asterisk, isto é possivel sim, mas ao sair para a PSTN você necessitará estar ligado a ela (lógica de rede) sendo assim, ao entrar na rede PSTN o id será repassado através da linha que é originado.

A diferença entre FXO e FXS é :
    FXS (Foreign eXchange Station): Fornece alimentação (-48V) e ring, comporta-se como a placa de um PABX. (ramal)
    FXO (Foreign eXchange Office): Fornece endereçamento, ou seja, disca números telefônicos, comporta-se como um telefone.(linha)

Não sei se fui claro..
    Mas acredito que tenha ajudado..

Valeu

4. entao basta eu ter uma placa FXO para conseguir efectuar e receber chamadas da PSTN?

5. exato.. istó é.. se ela estiver ligada a pstn.. ehhe

Tópicos Similares

1. Para os amantes do Linux aqui está a solucao !!!
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 01-04-2003, 21:36
  2. Criar pagina para os sites bloqueados..
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 12-02-2003, 11:14
  3. Pedido de Ajuda para os mais sabidos... !!!
    Por Rubao_b no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 26-01-2003, 21:46
  4. Um Feliz Natal para os amigos da Underlinux
    Por H1-vlt4g3 no fórum UnderLinux
    Respostas: 6
    Último Post: 25-12-2002, 10:30
  5. Para os Feras!!! BSD/Linux
    Por jennersouza no fórum UnderLinux
    Respostas: 2
    Último Post: 07-12-2002, 15:24

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L