Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Olá Pessoal, esse topic vai ser grande.

    Tentando resumir, estou querendo abrir um provedor aqui na cidade, quase interior que tem ADSL, mas é tenso, tem muito tempo que não expandem e tem uma penca de gente que quer, fizemos uma pesquisa de campo de deu mais de 60 logo de cara, somente de conhecidos nossos.

    Já temos empresa etc... e estamos vendo a questão do SCM com uma empresa para sermos "franquia" etc...

    Equipamentos homologados na mão, uma grana pra comprar kits etc... parece que tudo vai bem.. me me ajudem em algo.

    Em nossa empresa de Ti, prestamos consultoria em casos de o cliente necessitar de conectividade com Internet e sempre indicamos a coordenamos o projeto para a Embratel etc... na maioria das vezes de um Frame Relay de 256, ou 512 etc... Daí vos pergunto. posso usar um link desses em meu provedor, de 1 mb etc.. ou não presta...

    Por exemplo um de 512 me custaria uns 650 reais por mes com 64 ip's etc.. e cir de 128k (banda garantida), temos um na empresa e fazemos download á 52, 60k, depende do horário.

    o de 1 mb tá por 1.200 com 128 ip's se nao me engano.

    Eles têm também o tal de Link Dedicado mas estou esperando a proposta ainda... me ajudem postanto o que usam, o que eu deveria usar para vender planos de 128k para user mais simples e um de 256 para outros.. FrameRelay presta para isso ? o meu caiu 1 vez em quase 1 ano.

    Pq tá tenso, só falta quase que isso, já vi RAGIOS e vi que a latencia é alta, já vi Star One etc..

    ### esqueci do desabafo ###

    Olha tenho empresa á quase 6 anos e sempre soube das dificuldades neste país de se ganhar dinheiro, mas poxa, tá tenso levantar o provedor aqui... taxa de um lado, taxa de outro, num pode usar ADSL, mesmo pq é tenso a qualidade deles (funciona bem demais, mas quando cai fica 5 horas off) link é caro, tudo é caro.. dá vontade de subir minhas antenas, tudo homologadinha, dentro da potência certa, kits cliente tudo filé, empresa aberta, 2 instaladores, pessoal no telefone e deixar o pau quebrar.. mas ilegal ? dormir pensando que amanha tudo pode acabar e ainda ser preso ou processado por estar trabalhando.. NUNCA, gosto de bota a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com minha esposa, mesmo sabendo que tem gente batendo na minha porta 8hrs da manha perguntando se já tem "internet aérea" como ouvi hoje... tenso viu, sei que to deixando de ganhar uns pingado agora e não posso trabalhar... ... desculpa o texto grande.. mas precisava dar uma vomitada sobre o assunto...

    Ajuda aew pessoal !

  2. #2
    NewCyber
    Visitante

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Concordo plenamente com vc, hoje em dia esta muito dificil no brasil de se trabalhar, tambem trabalho com informatica a algum tem, agora estava pensando em abrir um provedor de internet via wireless mas confesso que ja estou desanimando desse jeito, eh mta complicação.

    Mas esse eh o jeito do brasileiro ("Porque facilitar se podemos complicar tudo").


    Abraços

    NewCyber



  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Caro colega Alam,

    Também estou passando pela mesma situação.
    Já adquiri os equipamentos para as torres e alguns kits clientes.
    Estive verificando junto a Anatel e os equipamentos homologados são em sua maioria nacionais. Detalhe: comprei tudo importado, pois são os melhores em minha opnião.

    Já os links dedicados que podem ser compartilhados são muito caros e temos que ter inicialmente uns 20 ou 30 clientes somente para cobrir o custo de link, servidor, energia, instalações, etc... fica muito despendioso.

    Tenho um ADSL Vip de 800 da Brasiltelecom, é um primeiro passo, tendo em vista que este serviço não limita conexões simultâneas, e é bem barato.

    Estive pensando tb em adquirir um IP dedicado de pequena velocidade somente para regularizar a situação e ir usando a ADSL mesmo, somente em caso de queda mudar para o IP. Mas o menor link comercializado hj pela BRT é de 512k com custo aproximando de 600,00 mais aluguel do roteador.

    Como te disse, vou começar com os conhecidos, correndo o risco e posteriormente se compensar, regularizar.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

  4. #4
    eduardoria
    Visitante

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Bom, tenho um provedor aqui, erguemos ele sofrivelmente, mas hoje estamos bem, ja fizemos loucuras no começo e antes de fazermos a parceria pra SCM foi trash, tinhamos medo de investir e no dia seguinte a anatel chegar e fechar o provedor e parar, e o pior, deixar nossos clientes na mão, ai lutamos,e fizemos uma parceria com a RN (www.redenetworks.com.br) recomendo, dai pra frente perdemos o medo de crescer e quadruplicamos o numero de clientes em 4 meses, e perdemos o medo de investir, hoje nao sou o maior da cidade, mas pelo menos tenho conciencia de que estou prestando um serviço de qualidade e estou fazendo o que eu gosto e dando um bom suporte aos clientes (nosso trunfo), e porque eu gosto, não é só pela grana. Faz uns 45 dias recebemos uma visita da Anatel, nossa, foi assustador, nós mesmo sabendo que fazemos tudo certinho ficamos apreensivos (tipo qdo vc é parado num bloqueio da policia, mesmo sabendo que ta tudo certinho, é ruim encarar) os caras que vieram aqui sao muito gente boa, nao sao o bicho papão, se perceberem que voce trabalha certinho, tratam a gente muito bem, eles verificam basicamente documentação (contrato de parceria, licensa de funcionamento de estação, alguns contratos de clientes) equipamentos homologados (radios, antenas, roteadores) só isso, nao fuçam na rede, nem nos servidores, só olharam, nos disseram que estava bem organizado, o link tem q ser link ip, adsl nao vale, inclusive a questao do colega, o link é frame relay com a embratel, que dá 2 blocos de 64 ip's (/26) o nome do serviço é Business Link, a garantia de banda é excelente, extremamente estavel, uso router da CISCO, Linux e FreeBSD nos servidores, o serviço da embratel é muito bom, inclusive o suporte deles tb. Quanto à servidores, tenho um como bridge na saida do link pra controlar banda dos outros servers, pois faço co-location de servidores de terceiros aqui, um servidor pra gateway da rede dos clientes de acesso (Mikrotik) onde faz controle de banda, mac, etc.. um servidor de DNS (freebsd) e um servidor de email e web (freebsd), funciona tudo filé, nao da trabalho nenhum, durmo tranquilo com minha esposa, faço o que gosto, pra mim é um brinquedo, leio muito, frequento bastante o forum, testo muitas coisas, gosto de aprender na raça, nao sou formado em informatica (só em eletronica), pra mim é um hobby, se disser que nao visamos grana eu seria hipocrita, hoje nao ganhamos muito, como eu tenho outro emprego, tudo o que lucramos re-investimose sei q isso da muita grana, se trabalhar direito e fizer tudo certinho, cobrar um preço justo vamos ganhar dinheiro, e passear, viajar tranquilos, curtir a familia, porque é isso o que importa.
    Bom, acho q escrevi demais, acabou sendo pra mim tb um desabafo.
    Se quiser bater papo um dia adicona no msn ai, troco bastante figurinhas com donos e administradores de provedores do brasil inteiro, e isso é o melhor, a amizade.
    Um abraço à todos
    Eduardo Doria MSN: [email protected]



  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por eduardoria
    Bom, tenho um provedor aqui, erguemos ele sofrivelmente, mas hoje estamos bem, ja fizemos loucuras no começo e antes de fazermos a parceria pra SCM foi trash, tinhamos medo de investir e no dia seguinte a anatel chegar e fechar o provedor e parar, e o pior, deixar nossos clientes na mão, ai lutamos,e fizemos uma parceria com a RN (www.redenetworks.com.br) recomendo, dai pra frente perdemos o medo de crescer e quadruplicamos o numero de clientes em 4 meses, e perdemos o medo de investir, hoje nao sou o maior da cidade, mas pelo menos tenho conciencia de que estou prestando um serviço de qualidade e estou fazendo o que eu gosto e dando um bom suporte aos clientes (nosso trunfo), e porque eu gosto, não é só pela grana. Faz uns 45 dias recebemos uma visita da Anatel, nossa, foi assustador, nós mesmo sabendo que fazemos tudo certinho ficamos apreensivos (tipo qdo vc é parado num bloqueio da policia, mesmo sabendo que ta tudo certinho, é ruim encarar) os caras que vieram aqui sao muito gente boa, nao sao o bicho papão, se perceberem que voce trabalha certinho, tratam a gente muito bem, eles verificam basicamente documentação (contrato de parceria, licensa de funcionamento de estação, alguns contratos de clientes) equipamentos homologados (radios, antenas, roteadores) só isso, nao fuçam na rede, nem nos servidores, só olharam, nos disseram que estava bem organizado, o link tem q ser link ip, adsl nao vale, inclusive a questao do colega, o link é frame relay com a embratel, que dá 2 blocos de 64 ip's (/26) o nome do serviço é Business Link, a garantia de banda é excelente, extremamente estavel, uso router da CISCO, Linux e FreeBSD nos servidores, o serviço da embratel é muito bom, inclusive o suporte deles tb. Quanto à servidores, tenho um como bridge na saida do link pra controlar banda dos outros servers, pois faço co-location de servidores de terceiros aqui, um servidor pra gateway da rede dos clientes de acesso (Mikrotik) onde faz controle de banda, mac, etc.. um servidor de DNS (freebsd) e um servidor de email e web (freebsd), funciona tudo filé, nao da trabalho nenhum, durmo tranquilo com minha esposa, faço o que gosto, pra mim é um brinquedo, leio muito, frequento bastante o forum, testo muitas coisas, gosto de aprender na raça, nao sou formado em informatica (só em eletronica), pra mim é um hobby, se disser que nao visamos grana eu seria hipocrita, hoje nao ganhamos muito, como eu tenho outro emprego, tudo o que lucramos re-investimose sei q isso da muita grana, se trabalhar direito e fizer tudo certinho, cobrar um preço justo vamos ganhar dinheiro, e passear, viajar tranquilos, curtir a familia, porque é isso o que importa.
    Bom, acho q escrevi demais, acabou sendo pra mim tb um desabafo.
    Se quiser bater papo um dia adicona no msn ai, troco bastante figurinhas com donos e administradores de provedores do brasil inteiro, e isso é o melhor, a amizade.
    Um abraço à todos
    Eduardo Doria MSN: [email protected]
    Quantos clientes você tem???
    Qual o custo dessa parceira que voce tem com a RN??




  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas e desabafo sobre Provedor Wireless

    Citação Postado originalmente por eduardoria
    Bom, tenho um provedor aqui, erguemos ele sofrivelmente, mas hoje estamos bem, ja fizemos loucuras no começo e antes de fazermos a parceria pra SCM foi trash, tinhamos medo de investir e no dia seguinte a anatel chegar e fechar o provedor e parar, e o pior, deixar nossos clientes na mão, ai lutamos,e fizemos uma parceria com a RN (www.redenetworks.com.br) recomendo, dai pra frente perdemos o medo de crescer e quadruplicamos o numero de clientes em 4 meses, e perdemos o medo de investir, hoje nao sou o maior da cidade, mas pelo menos tenho conciencia de que estou prestando um serviço de qualidade e estou fazendo o que eu gosto e dando um bom suporte aos clientes (nosso trunfo), e porque eu gosto, não é só pela grana. Faz uns 45 dias recebemos uma visita da Anatel, nossa, foi assustador, nós mesmo sabendo que fazemos tudo certinho ficamos apreensivos (tipo qdo vc é parado num bloqueio da policia, mesmo sabendo que ta tudo certinho, é ruim encarar) os caras que vieram aqui sao muito gente boa, nao sao o bicho papão, se perceberem que voce trabalha certinho, tratam a gente muito bem, eles verificam basicamente documentação (contrato de parceria, licensa de funcionamento de estação, alguns contratos de clientes) equipamentos homologados (radios, antenas, roteadores) só isso, nao fuçam na rede, nem nos servidores, só olharam, nos disseram que estava bem organizado, o link tem q ser link ip, adsl nao vale, inclusive a questao do colega, o link é frame relay com a embratel, que dá 2 blocos de 64 ip's (/26) o nome do serviço é Business Link, a garantia de banda é excelente, extremamente estavel, uso router da CISCO, Linux e FreeBSD nos servidores, o serviço da embratel é muito bom, inclusive o suporte deles tb. Quanto à servidores, tenho um como bridge na saida do link pra controlar banda dos outros servers, pois faço co-location de servidores de terceiros aqui, um servidor pra gateway da rede dos clientes de acesso (Mikrotik) onde faz controle de banda, mac, etc.. um servidor de DNS (freebsd) e um servidor de email e web (freebsd), funciona tudo filé, nao da trabalho nenhum, durmo tranquilo com minha esposa, faço o que gosto, pra mim é um brinquedo, leio muito, frequento bastante o forum, testo muitas coisas, gosto de aprender na raça, nao sou formado em informatica (só em eletronica), pra mim é um hobby, se disser que nao visamos grana eu seria hipocrita, hoje nao ganhamos muito, como eu tenho outro emprego, tudo o que lucramos re-investimose sei q isso da muita grana, se trabalhar direito e fizer tudo certinho, cobrar um preço justo vamos ganhar dinheiro, e passear, viajar tranquilos, curtir a familia, porque é isso o que importa.
    Bom, acho q escrevi demais, acabou sendo pra mim tb um desabafo.
    Se quiser bater papo um dia adicona no msn ai, troco bastante figurinhas com donos e administradores de provedores do brasil inteiro, e isso é o melhor, a amizade.
    Um abraço à todos
    Eduardo Doria MSN: [email protected]
    Adorei seu texto... é extamente este tipo de coisa que queria ouvir, quando ao framerelay da embratel, eu conheço de trás pra frente, tanto que já coloquei em uns 10 clientes e realmente suporte é nivel 100 !!! liga e resolvem quase na hora. Vou pedir um de 512 inicialmente para ver o que dá. Sucesso e eu vou te Add para conversar amigo ! Vlw mesmo ...

    Citação Postado originalmente por netosdr
    Caro colega Alam,

    Também estou passando pela mesma situação.
    Já adquiri os equipamentos para as torres e alguns kits clientes.
    Estive verificando junto a Anatel e os equipamentos homologados são em sua maioria nacionais. Detalhe: comprei tudo importado, pois são os melhores em minha opnião.

    Já os links dedicados que podem ser compartilhados são muito caros e temos que ter inicialmente uns 20 ou 30 clientes somente para cobrir o custo de link, servidor, energia, instalações, etc... fica muito despendioso.

    Tenho um ADSL Vip de 800 da Brasiltelecom, é um primeiro passo, tendo em vista que este serviço não limita conexões simultâneas, e é bem barato.

    Estive pensando tb em adquirir um IP dedicado de pequena velocidade somente para regularizar a situação e ir usando a ADSL mesmo, somente em caso de queda mudar para o IP. Mas o menor link comercializado hj pela BRT é de 512k com custo aproximando de 600,00 mais aluguel do roteador.

    Como te disse, vou começar com os conhecidos, correndo o risco e posteriormente se compensar, regularizar.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço!
    Penso nisso também e meu irmão, um grande advogado aqui do Estado, analizou tanto o contrato de parceria, quanto a papelada toda da anatel, um amigo que tem SCM me passou, consultou o site e me falou o seguinte.:
    1-) É CRIME SEGUNDA A LGT, FORNECER *** ILEGALMENTE** *** CLANDESTINAMENTE** SERVIÇOS DE INTERNET, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE ONDAS DE RÁDIO ETC. ETC. ETC.. voces conhecem a lei..

    2-) Como estarei com minhas ESTAÇÕES DE RÁDIO licensiadas, autorizadas e homologadas pela anatel, mesmo que por outra empresa, eu não serei CLANDESTINO NEM ILEGAL.

    3-) Quanto ao Velox, Brturbo, adsl etc.. é o seguinte. O contrato deles tem falhas etc.. uma delas: Diz realmente que não é permitido compartilhar etc.. portanto o máximo que pode dar é uma briguinha na justiça, se der e eles são obrigados a instalar e manter o serviço funcionando até sair uma ordem judicial, pois a própria anatel diz sobre a discriminação. Outra coisa, partindo do principio da legitimidade do usuário, eu pago o serviço, contratei o mesmo e não foi assinado contrato por ambas as partes (O TSJ ainda tem duvidas sobre isso, tem que assinar ou não.. uns dizem que somente a aceitação do serviço é a aceitação do contrato, mas isso cai em caso de processo) portanto posso alegar que NÃO SABIA.

    4-) A Anatel não fiscaliza o serviço de outras operados, EXIGE sim um link descente, IP dedicado etc... mas não diz nada sobre o uso de outras tecnologias, mesmo que esta esteja em desconformidade com o contrato.

    5-) palavras dele.. ".... contrate um link legal (ele nao entende dessas coisas) que não caia e que você possa se manter, e em conjunto, contrate um link desses de 8 megas ADSL para ajudar na empresa e use a vontade, o serviço é seu é você quem paga, depois vc cancela e segue em frente quando tiver grana.. se eles encherem o saco me liga que eu resolvo.

    MAS LEMBRANDO QUE PODE DAR CADEIA DAR UMA DE PROVEDOR SEM A DEVIDA AUTORIZAÇÃO DA ANATEL MESMO QUE SEJA COMO FRANQUIA, TEM QUE TER UMA DAS DUAS COISAS, ISSO É COMO UM GATO ENTENDERAM ? não pode, se estiver tudo certinho, detalhes são detalhes.

    Olha pessoal, eu na minha empresa viso sempre qualidade etc.. não vou abrir um provedor e sair vendendo ADSL, quero que entendam isto, vou ter meu FRAME RELAY de inicio de 512 ou 1mb (1.200), mas preciso de um link maior e vai ser ADSL, só para ajudar.

    passamos a semana toda enfiada dentro de um escritório conversando com advogados, até um promotor etc.. vendo as questões legais, e FRANQUIA é sim permitido dentro das imposições da Anatel, tem partes inclusive na OUTORGA que diz que é permitido a utilização da rede e estrutura de terceiros, desde que a AUTORIZADA seja responsável legalmente e pelo funcionamento.

    Desculpe o texto gigante, mas esta semana foi reveladora !! LETS GO !!!

    Abraço a todos