+ Responder ao Tópico

fabricio_
    Bom pessoal , semana passada um dos meus clientes pediu um controle de acesso ao skype via proxy .
    Depois de diversas buscas na internet , percebi que o skype é um bixo chato ( inteligente ? ) demais .
    Então que decidi fazer meus próprios testes . Configurei algumas máquina para que o skype passasse pelo proxy , e então percebi que para ser feito o login , ele acessa um determinado ip pela porta 443 ( o qual é uma lista própria no client que é atualizada a cada conexão ) então fiz a seguinte regra para bloqueio :

Código :
    acl users_skype proxy_auth -i "/amb/local/squid/conf/users_skype.usr"
    acl skype_regex url_regex ^[0-9]{1,3}\.[0-9]{1,3}\.[0-9]{1,3}\.[0-9]{1,3}:443$

http_access deny skype_regex !users_skype

explicando a regex , caso com todos IP:443 .
    Então com isso consegui efetuar o bloqueio , note que a acl tem que ser url_regex , pois se colocarmos um src IP , ela vai checar em todos os IPS . como é uma ulr_regex , ele só vai olhar no NOME dos site , que no caso é um ip ( complexo XD )!

Queria ajuda de vocês para aperfeiçoar esta regra , pois tem a falha de poder bloquear sites que não deviam ser bloqueados . Eu sei que a regex dá para ser extendida , mas isso é o de menos .

Alguem ajuda ?

Abraços

2. cara...

isso seria bem interessante, conseguir fazer o bloqueio do skype pelo squid e sem prejudicar outras páginas..

mas até agora pelo que vi na net, não houve muito sucesso neste tipo de implementação...

tanto é q o pessoal usa o layer7 para bloquear o skype...

mas se sua regra funcionar será um grande avanço..

valeu

3. precisa 'debugar' os pacotes iniciais da conexao do skype.. testar TODAs as meneiras que ele usa pra conectar...

eu estava estudando o protocolo do msn (decodificando o conteudo dos pacotes com o tcpdump) .. deu pra ver que com o modulo ipt_match da pra filtrar legal...

com o skype deve dar pra fazer o mesmo... ele deve repassar algum "header" no inicio da sessão (login)...

4. Então lucianogf..... Como faz para bloquear o Skype pelo layer7?????

Tópicos Similares

1. Ajuda para melhorar sinal em ALojamentos
    Por Andersonseifert no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 26-09-2015, 20:54
  2. Respostas: 5
    Último Post: 19-09-2013, 15:13
  3. Gostaria de uma ajuda para libera portas
    Por degrace no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 24-08-2013, 23:15
  4. solução pra rede de 2 pc's. 50m