+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fabricio_
    Visitante

    Padrão Solução pra bloqueo de skype ! + Ajuda para melhorar

    Bom pessoal , semana passada um dos meus clientes pediu um controle de acesso ao skype via proxy .
    Depois de diversas buscas na internet , percebi que o skype é um bixo chato ( inteligente ? ) demais .
    Então que decidi fazer meus próprios testes . Configurei algumas máquina para que o skype passasse pelo proxy , e então percebi que para ser feito o login , ele acessa um determinado ip pela porta 443 ( o qual é uma lista própria no client que é atualizada a cada conexão ) então fiz a seguinte regra para bloqueio :

    Código :
    acl users_skype proxy_auth -i "/amb/local/squid/conf/users_skype.usr"
    acl skype_regex url_regex ^[0-9]{1,3}\.[0-9]{1,3}\.[0-9]{1,3}\.[0-9]{1,3}:443$
     
    http_access deny skype_regex !users_skype

    explicando a regex , caso com todos IP:443 .
    Então com isso consegui efetuar o bloqueio , note que a acl tem que ser url_regex , pois se colocarmos um src IP , ela vai checar em todos os IPS . como é uma ulr_regex , ele só vai olhar no NOME dos site , que no caso é um ip ( complexo XD )!

    Queria ajuda de vocês para aperfeiçoar esta regra , pois tem a falha de poder bloquear sites que não deviam ser bloqueados . Eu sei que a regex dá para ser extendida , mas isso é o de menos .

    Alguem ajuda ?

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Solução pra bloqueo de skype ! + Ajuda para melhorar

    cara...

    isso seria bem interessante, conseguir fazer o bloqueio do skype pelo squid e sem prejudicar outras páginas..

    mas até agora pelo que vi na net, não houve muito sucesso neste tipo de implementação...

    tanto é q o pessoal usa o layer7 para bloquear o skype...

    mas se sua regra funcionar será um grande avanço..

    valeu

  3. #3

    Padrão Re: Solução pra bloqueo de skype ! + Ajuda para melhorar

    precisa 'debugar' os pacotes iniciais da conexao do skype.. testar TODAs as meneiras que ele usa pra conectar...

    eu estava estudando o protocolo do msn (decodificando o conteudo dos pacotes com o tcpdump) .. deu pra ver que com o modulo ipt_match da pra filtrar legal...

    com o skype deve dar pra fazer o mesmo... ele deve repassar algum "header" no inicio da sessão (login)...

  4. #4

    Padrão

    Então lucianogf..... Como faz para bloquear o Skype pelo layer7?????