Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Galera, boa tarde a todos .....
    Temos um servidor rodando o Conectiva 8 numa empresa. Eu fui hoje adicionar um novo usuário através do comando adduser nome_do_usuario e aparece a seguinte mensagem :

#adduser usuario
    #adduser : unable do lock password file

Ou seja, está dando a entender que o sistema não consegue bloquear o arquivo password para incluir um usuario.

Alguém aqui já passou por esse problema ? Se puderem me dar alguma dica, fico grato.
    Obrigado ....... :?

2. êrro estranho, caso vc não esteja, por algum motivo, com êle aberto em outro terminal.

bem, chame o vipw (como root), para poder refazer o banco de dados. Apenas entre, olhe, depois "shift :wq" . Depois verifique se funciona normal. SE não, volte aqui, vamos ver o que é..

3. Irado, boa noite. Obrigado pela resposta. Infelizmente eu executei o comando que você mencionou e dá uma série de mensagens de erros. Na verdade eu acho que essa máquina está toda baleada. Como no cpd o no-break deixou de funcionar tem um bom tempo e a empresa não investe nisso, dá muito pique de energia na região onde se encontra a empresa. Não tem sistema operacional nenhum que segura isso. Já aconteceu de num mesmo dia, dar 3, 4 picos de energia num espaço muito curto. As vezes a máquina está reiniciando e vem outro pique de energia. Eu vou reinstalar o sistema operacional e aproveitar colocar outra distro.
    Mas valeu mesmo ... Muito obrigado .... um grande abraço .... :-)

4. opa, mano veio, foi gentileza comentar/compartilhar conosco isso aí. Bem, só espero que vc tenha (pelo menos) alguma coisa de backup para poder resgatar (principalmente) arquivos de usuários, senão vc vai ouvir um bocadão.

sugestão (forte): mude o SO para (por exemplo) mandriva última versão, ou fedora ou SuSE. São boas distribuições corporativas (eu sou mais pela SuSE). Ou Slackware, que é (habitualmente) minha opção. O conectiva foi descontinuado e o 8 é bem antigo.

5. Oi irado ,

aproveitando o thread e também não querendo começar um flamewar sobre distros, você disse que:

mude o SO para (por exemplo) mandriva última versão, ou fedora ou SuSE. São boas distribuições corporativas (eu sou mais pela SuSE).
    Minha dúvida ficou sobre o que você considera um distribuição corporativa, só a título de curiosidade.

Um grande abraço, Duca :-)

Tópicos Similares

1. Arquivo passwd
    Por crazy4tech no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 30-08-2006, 20:04
  2. Erro no passwd !!! :-)
    Por aspenbr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 25-06-2003, 04:58
  3. Erro no passwd!
    Por sublinux no fórum Segurança