Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vitorld
    Pessoal Gostaria de Tirar uma duvida. tenho em casa 3 celeron 600 com 128 mb de ram cada gostaria de saber se eu montar um cluster com eles. qual seria o desempenho deles, tipow ele ficara com um p4 ou um atlhon..

  2. vitorld,

    Um cluster com 3 celerom 600 não chegaria nem perto de um P4. Com base na sua pergunta acho que você não conhece sistemas de clusters, por isso vou tentar de dar umas dicas.

    Em primeiro ligar a eficiencia de uma cluster não esta associada somente a velocidade de seus processadores; existem outras coisas envolvidas como a velocidade de sua rede, por exemplo. Na realidade, a velocidade da rede é um dos fatores que mais contribui para a velocidade a eficiencia do cluster.

    Outra coisa é que para os programas funcionarem em cluster (de forma paralela) eles precisa ser feitos para isso, ou seja, não espere que seu amarok, kde, office, etc funcionem em cluster porque não vão funcionar. A programa para cluster (programação paralela) é bastante complexa e geralmente destinado (na maioria das vezes) a softwares de engenharia, geofisica, meterologia e renderização.

    Caso você tenha interece neste assunto existe um bom livro em portugues chamado "CONSTRUINDO SUPERCOMPUTADORES COM LINUX " do Marcos Pitanga.

    [] Dotta



  3. Mas existem sistemas que permitem que programas não específicamente escritos para clustesr possam ser utilizados em tais ambientes, como o clássico openMosix, que permite a migracao de tarefas entre máquinas no cluster, de forma que aplicativos que não caibam em algumas restricoes (memória compartilhada e etc) possam ser usados com *possíveis* ganhos de performance

  4. evandrofisico,

    O openMosix não paraleliza as tarefas, mas sim manda para um nó dos cluster nemos carregado.

    [] Dotta



  5. Eu não disse que o openmosix magicamente paraleliza a execucao de softwares.....
    No caso de algumas situacoes de uso softwares não paralelizados podem ter ganho em performance por ocupar uma CPU "sozinho", além de que existem softwares comuns com a opcao de utilizar-se mais de um processo, havendo ganho de performance quando executados em clusters, como por exemplo o Maple, John the Ripper e weplab, por que nestes casos o ganho de performance é semelhante ao otido no uso de multiplos processadores.
    As desvantagens são que a comunicacao do stub (que fica na máquina que carregou o processo) e a parte que está lteralmente sendo executada no host remoto ocorre a uma velocidade inferior ao de ums sistema SMP legítimo e existirem restricoes ao tipo de processo que pode ser migrado. Para aplicacoes onde vc mesmo pode escrever o código e definir rotinas paralelizadas (ou por meio de bibliotecas e protocolos como os do MPI e PVM, por exemplo) existe SIM um ganho em relacao a execucao em uma máquina standalone.
    Agora, vitorld, que tipo de aplicacao vc quer dar para o seu cluster caseiro?






Tópicos Similares

  1. Célula fotovoltaica de fabrico caseiro
    Por NetoGO23 no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 03-01-2010, 16:56
  2. Kit caseiro para rastreamento de sinal wireless
    Por interhome no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 02-04-2009, 20:56
  3. Supercomputadores { Cluster e GRID }
    Por korg !!! no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 27
    Último Post: 03-11-2004, 12:34
  4. Sigilo Industrial em tecnologia de Supercomputadores
    Por korg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 02-11-2004, 11:07
  5. NASA usa Supercomputador Linux
    Por mcyberx no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 0
    Último Post: 29-07-2004, 10:24

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L