+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda com qmail

    Eu não entendo muito de qmail e precisa dar uma "manutenção" no servidor.
    entrei na pasta /var/qmail dei uma lida pra enter oque é cada pasta, até ai tudo bem.

    cd /var/qmail/bin
    olhei os e-mails na fila ./qmail-qstat
    mais de 11 mil!!!
    tentei limpar os e-mails ./qmail-clean
    depois de executar o comando fica nisso e nao sai mais... e nao limpa os e-mails...

    como procedo para limpar os e-mails da fila?

    que medidas basicas devo tomar para ver o trafego de e-mails, ver se nao estao usando para spam, ver e-mails na fila, limpar a fila, etc...


    conto com uma ajudinha :-D
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: ajuda com qmail

    11 mil só? Tu tem que ver o queue dos servidors da Locaweb, hehehe.

    Bem, se você por algum motivo se incomoda com o número de mensagens na fila, talvez você goste de diminuir o tempo de vida que elas podem ficar na fila, editando/criando o arquivo /var/qmail/control/queuelifetime. O valor é em segundos. Não se esqueça de reiniciar o servidor qmail para que ele leia as configurações novas.

    Eu recomendo que você tenha muito cuidado na hora que for mexer com filas de e-mail, principalmente porque você pode ferrar o negócio de jeito. Existem alguns programas bacanas para que você fazer a manutenção, como qmHandle, qmqtool, qmail-remove, qmail-queue-fix, etc...

    Lembro que ajustando o queuelifetime, você pode dar um tempo e esperar as mensagens serem deletadas aos poucos...


    Abraços!



  3. #3

    Padrão Re: ajuda com qmail

    Citação Postado originalmente por Stéfano
    11 mil só? Tu tem que ver o queue dos servidors da Locaweb, hehehe.

    Bem, se você por algum motivo se incomoda com o número de mensagens na fila, talvez você goste de diminuir o tempo de vida que elas podem ficar na fila, editando/criando o arquivo /var/qmail/control/queuelifetime. O valor é em segundos. Não se esqueça de reiniciar o servidor qmail para que ele leia as configurações novas.

    Eu recomendo que você tenha muito cuidado na hora que for mexer com filas de e-mail, principalmente porque você pode ferrar o negócio de jeito. Existem alguns programas bacanas para que você fazer a manutenção, como qmHandle, qmqtool, qmail-remove, qmail-queue-fix, etc...

    Lembro que ajustando o queuelifetime, você pode dar um tempo e esperar as mensagens serem deletadas aos poucos...


    Abraços!


    po valeu pelas dicas, é um servidor de uma empresa.. tem umas 30 estações... eu achei bastante 11 mil ... vo ver oque posso fazer com queuelifetime

    brigadao.
    []'s