+ Responder ao Tópico

ecbr
    pessoal, tenho uma duvida, qual é o correto do uso do iptables -m RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPTno INPUT e no FORWARD

teria que ser a primeira regra ou a ultima regra, qual a real importancia disso?

ou ponto tambem que gostaria de ver é o iptables match recent, alguem sabe onde posso encontrar uma explicacao em pt_br das suas opcoes?

valeu..

2. Olá.

Recomendo a você procurar melhor documentação a respeito de iptables.

Você aprenderá muito mais sobre firewalls lendo bastante e existe muito material rico na internet.

Procure um how-to mais completo em português e suas dúvidas serão sanadas.

Posso até te ajudar explicando aqui como funciona, mas acho que você vai aprender muito mais se procurar e aprender numa documentação mais extensa, devido à complexidade que pode estar envolvida num firewall.

Não vai adiantar muita coisa passar uma informação dessas se você não conhecer bem os fundamentos de firewall e pacotes/protocolos de rede, e isso tem tudo a ver com hand-shake.

Valeu?

Boa sorte.

Ah, aqui mesmo no underlinux tem artigos muito bons mesmo.

Abraço

3. O Iptables, foi uma das áreas no Linux, que mais demorei a entender como funcionava. As vezes pedia ajuda aqui no Underlinux, Vivaolinux, Linux Rápido, etc, etc e ficava boiando mais ainda. E quando eu via a regra iptables -N blablabla, aí eu voava mais. Não entendia nada. Ainda confesso que leio muito do Iptables. O Iptables é muito poderoso, mas tem as suas características, e não é tão simples entender de imediato. E eu sou aprendiz mesmo no Iptables. Ainda não domino a ponto de passar o meu conhecimento.

O pessoal me dava dicas, no sentido de " toma o peixe ", mas eu não sabia pescar. Comecei a ver no google (santo lugar de pesquisa). Coloquei no campo de pesquisa a palavra iptables. Pela resposta do Google, tem 11.000.000 citações. Isso mesmo. 11.000.000.
    Para você começar a fuçar legal nesse tal de Iptables eu sugiro você ver os seguintes tópicos, que são muito bons :

focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm (Esse vem do basicão mesmo, até as regras mais avançadas)

http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=2315

www.eriberto.pro.br/iptables/ (Esse eu considero excelente, com figuras, exemplos, etc.)

Vale a pena dar uma olhadela. :-)

4. Outro detalhe importante:

Tente sempre por em prática o que aprender sobre firewall. Monte um em casa, pratique e você vai aprender mais rápido.

Ótima dica do amigo acima. Tá até te dando onde procurar

Boa sorte!

Tópicos Similares

1. RELATED,ESTABLISHED com problemas
    Por fabum no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 31-03-2006, 10:49
  2. $iptables -A FORWARD -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j
    Por whinston no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 08-06-2005, 19:56
  3. duvidas com ESTABLISHED,RELATED