Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

GALERA PRA QUE SERVE O CENTELHADOR...QUE FICA NA CAIAX HERMETICA?

xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Posts de Blog
    9

Padrão Re: PARA QUE SERVE O CENTELHADOR ?

Para proteger o equipamento (rádio) de uma possível descarga atmosférica na antena.

Opa, é isso mesmo.

Dentro dele, tem uma esfera entre os dois lados, com a distância de 1/4 de onda de rádio.

Quando ocorre uma descarga elétrica intensa, ela encosta na carcaça do centelhador, e direciona a descarga para o fio terra, evitando que desca para o rádio.

Mas, importante: Se colocar por colocar o centelhador, sem colocar aquele fiozinho que tem pra parafusar nele, e colocar num terra, por exemplo na estrutura de ferro da casa por exemplo, NÃO ADIANTA NADA !! A descarga vai descer por onde ??

Acertou quem falou que é pelo cabo até o AP ou rede.

Abraços

e como seria a instalação adequada do centelhador...?

eu acho que esse centelhador é mais estético do que funcional, afinal acho que todos usam para-raios certo? numa descarga igaul a de um raio, não creio que um cetelhador desses ira suportarr tal voltagem, me corrijam se tiver falando bosta! alguem ja viu um treco desses segurar um raio??? !!

mhp
    Visitante

Ë verdade, um centelhador não tem função alguma (exceto virar pó também) se um raio atingir o equipamento diretamente. Só para se ter uma idéia das tensões envolvidas, ao ar livre e com umidade relativa normal, são necessários cerca de 10000 volts para se produzir uma faisca de 1 cm. Um raio chega a ter alguns quilometros de extensão.
    O real papel dos centelhadores é evitar que cargas estáticas, criadas pelo atrito do vento com a antena, cabos, estruturas, etc., atinjam valores capazes de danificar componentes eletrônicos mais sensíveis. São básicamente feitos com dois eletrodos muito pŕoximos, encerrados dentro de uma ampôla cheia de gás inerte que evita que os mesmos sofram corrosão pelo centelhamento. Um destes eletrodos deve estar conectado à terra, para onde estas cargas elétricas devem ser desviadas.