+ Responder ao Tópico



  1. #1
    slackrio
    Visitante

    Padrão Um conselho da galera !! sobre o raid

    Pessoal eu sei fazer raid no inicio da instalacao do Slack blz , bom mais a minha duvida e a seguinte:

    1 - tenho um servidor ja com o Slack instalado e rodando blz (sem Raid) somente com 1 HD
    o que eu quero fazer e colocar um outro disco para copiar este HD inteiro ..
    pensei desta seguinte forma:

    1 - colocar o segundo HD (para copia) no servidor e depois colocar a bios para dar boot direto do cd do slack . apartir dali eu irei configurar o raidtab (com as particoes devidamente configurada de acordo com o hd principal) e rodar o comando mkraid /dev/md0 ou seja ai neste caso sera sincronizado os Hds , aqui a pergunta e sera nesta etapa ja estara sendo copiado os dados para o outro HD ?

    bom se for sim blz , pq deposi disso nao queri continuar , irei tirar o HD da copia e voltar tudo como estava a bios dando boot pelo HD ... (mesmo pq a conf do raid -raidtab - nao sera gravada no hd principal mais ela e so configurada no /etc do diretorio que o cd carrega na memoria !!


    bom espero que eu tenha explicado legal .. mais no mais e isso que to afim de fazer so nao seu se ira dar certo , mais deixo aqui a ajuda o pedido de apoio dos colegas para o que fazer pq nao quero ir la fzer isso agora no servidor sem saber se esta correto o meu pensamento .. imagina perder os dados puxaaaa eu chorava rss


    abraco

  2. #2

    Padrão Re: Um conselho da galera !! sobre o raid

    cara...

    se vc quer fazer uma cópia do seu HD principal a idéia do RAID é a pior q eu já vi... hehehehe (nada pessoal)

    da maneira q vc quer fazer ele vai zerar os dois HD's...

    pra vc copiar os HD's vc pode usar o dd ou o tar mesmo...

    tenho esta dica gravada aqui no micro e já me serviu pra fazer este serviço, talvez seja útil pra vc também...

    Dica: Clonando de HD's
    Enviado em Quinta, julho 07 @ 18:10:30 BRST por pilantrox
    Essa é para os adminstradores de redes que precisam fazer um clone de hd para qualquer fins seja backup de segurançae troca de hd, sem ter que parar o que a máquina está fazendo, seja ela um servidor de emails, web, GW de rede local ou wireless.

    Lembrando q os hds não precisam ser do mesmo tamanho, apenas o hd origem deve suportar o tamanho que está sendo usado no hd destino.


    O único momento em que vc precisa parar a maquina, é para colocar o hd destino na máquina como slave, inicializar a máquina tudo normal vamos a mão na massa.

    Plataforma usada :
    AMD Athlon XP 2.2 c/ 512 RAM HD Maxtor 40G 7,200 RPM
    Slackware 9.1 kernel 2.4.22 c/ 2 partições hd origem
    hda1 / ext3
    hda2 swap

    1° Passo, Particione seu hd destino preferencialmente da maneira que está no de origem, utilizei no evento o particionador CFDISK.
    hdb1 /
    hdb2 swap

    2° Passo, Formate a partição /
    mke2fs /dev/hdb1

    3° Passo, Ative a partição /
    tune2fs -j /dev/hdb1

    4° Passo, Formate a partição Swap
    mkswap /dev/hdb2

    5° Passo, Crie a pasta na raiz do sistema onde você irá montar a filesystem do hd destino.
    mkdir /novohd

    6° Passo, Monte o FileSystem na partição /
    mount -t ext3 /dev/hdb1 /novohd

    7° Passo , Clonando o HD :
    tar cf - --exclude novohd ./ | tar xvfp - -C/novohd/

    Espero que esse artigo seja útil a todos ...

    Abraços

    PilantroX
    Everton Somenzi
    Provedor Wireless
    qualquer coisa, tamos ae

    valeu

  3. #3

    Padrão Re: Um conselho da galera !! sobre o raid

    olá amigo lucianogf, fiz um teste aqui e deu certinho, só uma pergunta, como procedo para descompactar ?

    ob !

  4. #4
    slackrio
    Visitante

    Padrão Re: Um conselho da galera !! sobre o raid

    lucianogf legal a sua dica irei fazer isso aqui com certeza .. sobre o lance do raid vc tem razao tinha esquecido que ele zera a particao e cria os 2 hd em um so como no caso o MD0.
    bom, o que vc deixou aqui ta de bom tamanho com certeza ira me servir muito ...

    agora o a questao que o colega mbyte disse , como proceder para descompactar no outro hd de tal forma que fique tudo identico ao hd principal?

    seria algo como tar -zvxf tb ?

    abraço

  5. #5

    Padrão Re: Um conselho da galera !! sobre o raid

    Citação Postado originalmente por mbyte
    olá amigo lucianogf, fiz um teste aqui e deu certinho, só uma pergunta, como procedo para descompactar ?

    ob !
    cara...

    o procedimento acima não deixa compactado, ele gera o pacote e ao mesmo tempo descomprime no outro HD...

    7° Passo , Clonando o HD :
    tar cf - --exclude novohd ./ | tar xvfp - -C/novohd/
    veja q ele tem um pipe "|" entre os dois comandos "tar", o primeiro comprime tudo, menos o diretório que vc montou o HD novo, e o segundo descomprime tudo para o diretório que o HD novo está montado...

    valeu

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Um conselho da galera !! sobre o raid

    olha exixte 2 formas de fazer raid uma via hardware outra via software via software fica uma merda

    agora via hardware fica show