+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Switch com varios IP's

    Colegas, tenho uma duvida, preciso de montar uma rede, dividia em 3 segmentos, como a rede é pequena, os segmentos sao apenas para que os PC's nao se enxergem. Ora a minha duvida é
    visto que sao apenas 3 computadores (com a possibilidade de expandir cada segmento futuramente), eu apenas kero usar um switch.. nao faz sentido comprar 3 switches um para cada micro rede né?
    entao vai ficar assim

    rede 1: enderessos 192.168.0.x
    rede 2: enderessos 192.168.1.x
    rede 3: enderessos 192.168.2.x

    entenderem?
    a pergunta é, será que o switch funciona correctamente no envio e recepçao de pakotes dos varios IP's?!
    ou é preferivel que todas as redes usem o mesmo enderessamento IP para nao confundir o switch?
    resumindo, o switch funciona sem problemas com varios IP's? ou precisam de ser todos da mesma gama
    ?
    Um abraço.

  2. #2

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    Bem, a menos que você utilize um switch bom, ele muito provavelmente vai funcionar apenas em camadas-base da tabela OSI, por isso você não tem muito o quê se preocupar em "conflitos".

    Por outro lado, sempre é uma questão interessante de segurança prever que vai ter um viad9(**(&#$ que vai tentar trocar a porcaria do endereço IP dele para entrar na rede em que ele não deve.

    Entretanto, a solução que eu vejo sendo definitiva pro seu problema é comprar um switch com VLAN, assim tu pode controlar quem conversa com quem e utilizar-se de vários outros truques bacanas.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    quanto custa um switch VLAN? Os mais baratos, por favor!
    Valeu!

  4. #4

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    switch vlan da dell fica +- uns 2.000 reais.. 24 portas

    com VLAN e o modulo vlan tag no linux vc pode identificar os pacotes de uma vlan.. muito interessante para fazer controles de acesso...


  5. #5

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    No MercadoLivre tem alguns por um preço bacana. Dá uma olhadinha.

  6. #6

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    cara..

    tem switches da furukawa também que são bons, e os preços acessíveis...

  7. #7

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    amigo The-shadow.
    Para melhor entender, na verdade vc nao vai chegar e comprar um "switch VLAN" e sim um "switch gerenciavel" que nele temos a opcao de fazer VLAN, vc pode segmentar o seu switch dividindo as portas dele em 3 partes, com isso as 3 partes nao se conversam.
    Entao imagina um switch com 24 portas dividido por 3, daria 3 segmentos de 8 portas, seria criados 3 VLAN.

    Portas de 1-8 VLAN1
    Portas de 9-16 VLAN2
    Portas de 17-24 VLAN3

    Abracos.

  8. #8
    silvestrevan
    Visitante

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    Olá,
    Eu creio que vc não precisa de VLAN uma vez que, isso geraria um investimento muito alto e seria mais tranquilo vc comprar 3 switch´s de 24 portas desta forma vc pagaria 900,00 "conto" e solucionaria seus problemas alem de que porporcionaria 72 pontos para a sua rede. Porém, já fiz, apenas para configuração, uma rede onde utilizava 3 seguimentos totalmete distintos onde no mesmo equipamento eram conectados 3 redes. 200.x.x.x, 192..168.x.x  e 10.0.xx. E funcionou perfeitamente.
    Agora, se vc preferir pode fazer como fez anteriormente e utilizar das mascaras de sub rede para limitar as redes. Elas proporcionaram a seleção dos IP´s que faram parte de uma determinada rede impedindo o acesso e as ocultamndo das demais podendo todos estarem no mesmo switch. Funciona como se nao ouvesse outras redes alí.
    Ex.:
    rede 1 = 192.168.10.x sub-mask 255.255.255.0
    rede 2 = 192.168.20.x sub-mask 255.255.255.0
    rede 3 = 192.168.30.x sub-mask 255.255.255.0

    Onde (x) é a variavel de cada PC dentro de uma mesma rede.
    O q ocorre?
    Onde ouver 255 na sub-mascara, o seguimento de toda a rede tem que ser igual.
    Se colocar um ip 192.168.1.x  nao pertenserá a nenhuma daquelas redes acima a nao ser que  troque a masca da sub rede ex: 255.255.0.0

    desta forma vc fará sua rede sem preocupações...

    t+

  9. #9

    Padrão Re: Switch com varios IP's

    Sim colega, eu essa coisa das mascaras de rede eu entendo recodinho
    a duvida era mesmo saber se um switch conseguia gerenciar varias redes ao mm tempo
    mas pareçe que funciona
    RESOLVIDO