+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VoIP em link de Internet via Rádio

    Amigos,

    Estou querendo oferecer serviço de VoIP aos meus clientes. Entrei em parceria com uma operadora VoIP.
    A empresa possui uma grande estutura, utiliza Gateway VoIPs de ultima geração, tecnologia Israelense.

    O problema é o seguinte, os VoIPs em links de internet via rádio não funcionam legal.
    Já realizei testes nesses clientes, o ping é perfeito e o link chega puro.
    O pessoal fala que em internet via rádio não funciona VoIP.
    O que quero saber é o seguinte, os amigos que tem provedores de internet via rádio, estão fornecendo VoIP para os clientes, está tendo alguma problema, funciona bem, ou realmente não funciona????

    Aguardo cometários.
    Abraços

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    flavio, funciona sem problemas. Teoricamente deveria funcionar melhor que no xDSL, pois a banda é síncrona. O problemas que ocorrem, normalmente estão relacionados ao NAT. Tente fazer testes com IPs públicos. Agora se usar xDSL para prover acesso não tem Cristo que resolva. Caso não funcione com IPs públicos a única coisa que posso dizer é que sua infraestrutura não está adequada.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    flavio, funciona sem problemas. Teoricamente deveria funcionar melhor que no xDSL, pois a banda é síncrona. O problemas que ocorrem, normalmente estão relacionados ao NAT. Tente fazer testes com IPs públicos. Agora se usar xDSL para prover acesso não tem Cristo que resolva. Caso não funcione com IPs públicos a única coisa que posso dizer é que sua infraestrutura não está adequada.
    Sergio,

    Eu utilizo link da Embratel e os testes foram feitos com IP público.
    Minha estrutura, creio que está OK, utilizo bridges 5,8 Ghz para os ptps, o link chega puro no cliente, sem perdas.
    Será que tem alguma coisa haver com os meus Servidores?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    uai flavio, pode ser problema com os servidores sim; talvez regras de bloqueio. Tente fazer para o cliente com IP público somente roteamente, sem regra alguma. Além disso coloque algumas regras de QoS para o tráfego de VoIP não concorrer com o tráfego comum. Analise seu link com a operadora para checar se não existe latência alta demais.

  5. #5

    Padrão

    a questão é a seguinte,

    vc tem um link Embratel.... quanto da capacidade do seu link vc usa em média??? ... se tiver sobrecarregado será complicado!

    Sabe aqueles posts de troughput dos rádios???????!!!! é fundamental, não adianta querer usar um ovislink 5460 com 15 clientes pendurados e querer vender VoIP com qualidade.

    para oferecer ovoip é fundamental montar um servidor QoS... priorizar os pacotes VoIP.

    Agora a questão crucial...a operadora VoIP tem que estar redondinha.... não adianta vc querer contratar a maior operadora VoIP mas o server da mesma estar la nos EUA.
    E tbm não adianta a operadora VoIP ter o servidor aqui no Brasil mas repassar minutos das operadoras internacionais.

    A questão VoIP é muito delicada... venho trabalhando em cima disso a exatos 2 anos e 5 meses.

    Hoje vendo VoIP para meus clientes (rede wireless) e venho obtendo sucesso.

  6. #6

    Padrão

    Opa galera espero poder ajuda ta ai um site bacana que fala sobre voip e seus problemas e ferramentas para saber se realmente voce pode vender esse servico na sua rede

    Asterisk Guru

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    a questão é a seguinte,

    vc tem um link Embratel.... quanto da capacidade do seu link vc usa em média??? ... se tiver sobrecarregado será complicado!

    Sabe aqueles posts de troughput dos rádios???????!!!! é fundamental, não adianta querer usar um ovislink 5460 com 15 clientes pendurados e querer vender VoIP com qualidade.

    para oferecer ovoip é fundamental montar um servidor QoS... priorizar os pacotes VoIP.

    Agora a questão crucial...a operadora VoIP tem que estar redondinha.... não adianta vc querer contratar a maior operadora VoIP mas o server da mesma estar la nos EUA.
    E tbm não adianta a operadora VoIP ter o servidor aqui no Brasil mas repassar minutos das operadoras internacionais.

    A questão VoIP é muito delicada... venho trabalhando em cima disso a exatos 2 anos e 5 meses.

    Hoje vendo VoIP para meus clientes (rede wireless) e venho obtendo sucesso.
    Rapaz, sucesso, é tudo que eu quero com VoIP...rs.rs.
    Bom, tenho bons rádios, são APs 2000, o tenho sobra de 2 Mb de link por dia e não tenho sobrecarga nos clientes.
    Creio mesmo que meu problema seja o QoS.
    Qual empresa VoIP vc utiliza?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por balisteri Ver Post
    Opa galera espero poder ajuda ta ai um site bacana que fala sobre voip e seus problemas e ferramentas para saber se realmente voce pode vender esse servico na sua rede

    Asterisk Guru
    Amigo,

    Valew pela ajuda. Estou precisando mesmo...rs.

    Abraço.