+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fael
    Visitante

    Question Instalação do Oracle Client no Slack

    Pessoal,

    Preciso rodar um site deselvolvido em PHP com a base em Oracle, e não estou conseguindo instalar o client para acessar o banco de dados que esta em máquina diferente do Apache e PHP que estão juntos.

    Fui no site da oracle e baixei o Client que é para Linux X86 só que o arquivo veio em zip e quando desconpactei ele criou varios arquivos com a extensão .so e .jar.

    Como devo prosseguir com a instalação ?

    Eu ate achei ele no formato RPM só que para mim não serve.

    Depois de instalar o client oracle o que eu preciso fazer para o PHP reconhece-lo ?

    Desde já agradeço
    Rafel

  2. #2

    Unhappy

    Fael, boa noite.
    Passei por esse problema tem cerca de uns 4 meses atrás. A empresa estava fechando com um fornecedor a compra de um software de gestão. Só que o fornecedor queria que a base de dados fosse Oracle. Utilizamos o Slackware. Comecei a pesquisar nos googles da vida, material sobre isso. Infelizmente, o Oracle está mais dirigido para o SuSE e RedHat. E achei a instalação um tanto complexa. Tentamos convencer o fornecedor a mudar o banco. Sugerimos o PostgreeSQL. Inicialmente topou. Mas aí alegou que as mudanças seriam muitas para adaptar ao novo banco. Infelizmente o software de gestão acabou não sendo comprado pela empresa.
    O Oracle é com certeza um senhor banco de dados. Mas ainda dá um trabalho legal para deixá-lo rodando bem.
    Desejo que tenha sucessos no seu empreendimento ....
    Um grande abraço ....

  3. #3

    Padrão

    Bom... vc não cita as versões que está usando... mas segue um link específico para instalação de Oracle 9.2.0.4.0 em Slackware 10.0.

    Não deve mudar muito de uma para outra.

    Eu já utilizei e funcionou muito bem.

    Boa sorte.

  4. #4

    Wink

    Marcio ,boa noite.
    Eu utilizo o Slackware 10.1, 10. 2 e 11. Temos hoje 6 servidores. Todos Slackware. Não estou aqui dizendo que no Slackware não instala o Oracle. Estou dizendo que o Oracle é mais dirigido para o SuSE e RedHat. E que no Slackware e em qualquer outra distribuição é um pouco mais trabalhoso. E que a dúvida do nosso amigo, eu também já passei e não consegui resolver. Talvez um pouco mais de esforço da minha parte eu poderia ter resolvido. Mas, a empresa preferiu não apostar nisso.
    Mas que bom, que você tenha resolvido isso.
    Fico feliz ......... um grande abraço amigo .................
    Que Deus te abençõe ....... e a nós todos ...............

  5. #5

    Question

    Ok, mas acho que fui meu interpretado.

    Eu só passei um link que sei que funciona para ajudar nosso amigo.

    Eu sei quais as distribuições RedHat e SuSE são homologadas pela Oracle,e realmente, instalar nessas distros é muito mais fácil que em ontras...

    Demorei pra encontrar esse artigo específico para Slackware, e quando achei, BookMark nele

    E como disse antes, espero que ajude a resolver os problemas que encontraram e instalem o Oracle an distro que precisam

  6. #6
    fael
    Visitante

    Padrão

    Marcio, bom dia
    Eu uso o slack 10.1 e não estou conseguindo achar a solução para o meu problema.
    Você parece que iria me enviar um link só que esse link não veio. Você poderia me enviar novamente.

    Grato

  7. #7

    Padrão

    Caramba meu !!!

    Foi mau... :S

    Nem me liguei da cagada :P

    Agora sim...
    LinuxBR

    Falowwwww

  8. #8
    fael
    Visitante

    Padrão

    MarcioRM,
    Cara eu li o artigo, mas que eu procuro mesmo, não sei se eu soube me explicar direito, mas eu procuro a instalação do Client e não do Server e quero tb compilar o PHP para rodar com o Oracle. Achei ate um artigo no "Viva o Linux" ( endereço : Linux: Compilando PHP 5 com suporte a Oracle sem mistérios [Artigo]) mas só que quando eu chego no final e ele pede para copiar o arquivo oci8.so para o diretorio /usr/local/lib eu não encontro esse arquivo. Até perguntei o que eu estou fazendo de errado, e estou esperando resposta.

    Valeu
    Ate mais

  9. #9

    Wink

    Hum...

    Para Linux não existe um pacote específico do 9i para Client, como você deve ter baixado os 3 CD´s, em um dos passos você escolhe que quer somente o Client.

    Pacotes específicos do Oracle Client estão disponíveis somente para Windows, como você pode ver aqui:

    Oracle9i Software Downloads

    Quanto ao PHP, antes de compilá-lo você deve ter o Oracle instalado e funcionando bunitinho, e então indicar o caminho para o $ORACLE_HOME na linha do ./configure.

    Para ver as opções de compilação do PHP com suporte ao Oracle, execute ./configure --help | grep -i ora

    E esse artigo também trata da instalação do Client do Oracle 10g, que difere muito do 9i em Linux, e ele utilizou uma distro homologada, o que não é o caso do "meu amado, ou diria nosso" Slackware

    Tente mais uma vez e entre em contato que eu ajudarei no que for possível.

    Abraço

  10. #10
    fael
    Visitante

    Padrão

    Marcio,

    Estou fazendo os downloads, e agora sem querer te explorar muito, vc tem um tutorial de como instalar o oracle ou nos cds vem como instalar o Client ?

    Grato

  11. #11

    Padrão

    Mas isso eu já te passei...
    Aquele link acima, do LinuxBR.

    Durante a instalação, você escolhe que quer instalar o Client !

    Veja lá !

    Qualquer coisa... "tamoae"