Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bem gente espero que vocês possam me ajudar com isso, pois estou com a corda no pescoço hehehe, mas vamos lá.

[Situação]

Gente aqui tenho um servidor proxy/gateway com 3 placas de rede (eth0 - internet, eth1 - Acadêmico, eth2 - Administrativo) sendo que para o acadêmico tenho 4 Laboratórios de informática.

[Problema]

Bom qual é o problema, um professor quer aplicar uma prova no laboratório 1, então ele me pede "Junio por favor desabilite a internet para o laboratório 1", ai tenho que derrubar (desconetcar o cabo da placa eth1) a internet de todos para que o 1 possa sem internet, o que eu queria é uma forma de desabilitar a internet do laboratório 1 sem que interfira nos demais.

[O que imagino]

Me disseram uma vez que poderia ser feito assim: eth1 = 192.168.0.1:1, 192.168.0.1:2, 192.168.0.1:3 e 192.168.0.1:4, mas não sei ao certo se realmente assim séria a melhor maneira, e não sei como ficariam os pcs nos laboratórios, e nem mesmo como eu fecharia a comunicação para esses endereços.

Então gente é isso, qualquer coisa que possa me ajudar será muito bem vinda.

Agradeço a todos.

2. Citação Postado originalmente por juniovitorino Ver Post
    Bem gente espero que vocês possam me ajudar com isso, pois estou com a corda no pescoço hehehe, mas vamos lá.

[Situação]

Gente aqui tenho um servidor proxy/gateway com 3 placas de rede (eth0 - internet, eth1 - Acadêmico, eth2 - Administrativo) sendo que para o acadêmico tenho 4 Laboratórios de informática.

[Problema]

Bom qual é o problema, um professor quer aplicar uma prova no laboratório 1, então ele me pede "Junio por favor desabilite a internet para o laboratório 1", ai tenho que derrubar (desconetcar o cabo da placa eth1) a internet de todos para que o 1 possa sem internet, o que eu queria é uma forma de desabilitar a internet do laboratório 1 sem que interfira nos demais.

[O que imagino]

Me disseram uma vez que poderia ser feito assim: eth1 = 192.168.0.1:1, 192.168.0.1:2, 192.168.0.1:3 e 192.168.0.1:4, mas não sei ao certo se realmente assim séria a melhor maneira, e não sei como ficariam os pcs nos laboratórios, e nem mesmo como eu fecharia a comunicação para esses endereços.

Então gente é isso, qualquer coisa que possa me ajudar será muito bem vinda.

Agradeço a todos.
    Im firewall resolve seu problema ... conecte os laboratórios em placas de redes separadas ... coloque um firewall e coloque regras de bloqueio ...

Abraço.

3. Amigo como disse tenho somente uma placa de rede para os laboratórios, as outras duas são para a rede adminstrativa e o link de internet, não tenho como colocar mais 3 placas de rede, uma para cada laboratório o servidor só tem 3 slots PCI.

4. Citação Postado originalmente por juniovitorino Ver Post
    Amigo como disse tenho somente uma placa de rede para os laboratórios, as outras duas são para a rede adminstrativa e o link de internet, não tenho como colocar mais 3 placas de rede, uma para cada laboratório o servidor só tem 3 slots PCI.
    Mas regras de firewall baseadas em ips ou mesmo faixas de ips resolvem seu problema, estão todos na mesma faixa de IP ?? se sim a solução antes de criar as regras é criar interfaces vituais na sua maquina .... delegando faixas de ips diferentes para cada rede.

espero ter ajudado

5. Hoje se encontram todos na mesma faixa, 192.168.0.x, as interfaces virtuais seria o que eu comentei la em cima? Se não poderia dar mais detalhes sobre isso?

Tópicos Similares

1. Respostas: 12
    Último Post: 22-12-2004, 07:18
  2. "Ambiente de Rede" para o KDE
    Por NeoRamza no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 29-02-2004, 05:22
  3. Respostas: 0
    Último Post: 02-10-2003, 11:10
  4. Adicionar sub-redes para acesso de ftp
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11