+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Ordem eth0 e eth1

    Olá Pessoal!

    Tenho 2 placas em meu servidor IBM, vou instalar o software MyAuth Gateway do Patrick Brandão... Quero q minha eth0 seja a placa de rede onboard (módulo tg3) com ip 201.XXX.XXX.XXX e a eth1 seja a 3com com ip 192.168.1.254... Estive pesquisando no google e coloquei no /etc/modules.conf duas linhas:

    alias eth0 tg3
    alias eth1 3c59x

    mas não rola... não tenho conhecimento de Slackware... o que devo fazer?

    A eth1 está com a tg3 e a eth0 com a 3com

  2. #2

    Padrão

    Cara, já tive o mesmo problema e não sabia como resolver.

    Só que sem querer, eu tive que tirar a placa offboard por um tempo e assim a onboard ficou reconhecida como eth0. Depois, quando coloquei de volta a placa offboard ela foi reconhecida como eth1 e assim permaneceu.

    Sei que esse não deve ser o jeito certo mas resolveu. tb estou interessado em saber a resposta caso vc resolva de outro jeito.
    Ab

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    No meu caso, se eu apenas retiro a 3com, fica certo (a tg3 como eth0), mas qdo recoloco a 3com ela fica como eth0, jogando a tg3 como eth1... Coisa loca, sô...

  4. #4

    Padrão

    Alexandre, é bem simples.

    Quando voce tem duas placas de redes distintas, como é seu caso, a ordem de numeracao das eth segue de acordo com a ordem de carregamento do módulo. Como voce precisa da eth0 ligada ao modulo tg3, carregue-o primeiro, e em seguida o 3c59x. Acredito que voce esteja utilizando o hotplug. Qual distribuicao é ? Eu aconselho desativar o hotplug e carregar os modulos manualmente, assim voce sabe o que acontece.

    No caso de duas placas de rede semelhantes, o que conta na ordem as placas é a numeracao do slot PCI. ie.: duas placas de rede 3com, ao carregar o modulo, a placa de rede no slot PCI 2 será eth0, a do slot pci 3 será eth1.

    Att

    Fabio K Lima
    LPIC1/81913

  5. #5

    Padrão

    Boa cara. Isso eu não sabia.
    Mas tem que ver os módulos que estão caregados pelo hotplug e depois carregar todos.

    xandemartini, testa ai e fala pra nois cara.
    Ab

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Fabio K. Lima Ver Post
    Alexandre, é bem simples.

    Quando voce tem duas placas de redes distintas, como é seu caso, a ordem de numeracao das eth segue de acordo com a ordem de carregamento do módulo. Como voce precisa da eth0 ligada ao modulo tg3, carregue-o primeiro, e em seguida o 3c59x. Acredito que voce esteja utilizando o hotplug. Qual distribuicao é ? Eu aconselho desativar o hotplug e carregar os modulos manualmente, assim voce sabe o que acontece.

    No caso de duas placas de rede semelhantes, o que conta na ordem as placas é a numeracao do slot PCI. ie.: duas placas de rede 3com, ao carregar o modulo, a placa de rede no slot PCI 2 será eth0, a do slot pci 3 será eth1.

    Att

    Fabio K Lima
    LPIC1/81913
    OK, o que estranhei é q no /etc/rc.d/rc.modules não tem esse módulo tg3, só o 3c59x... Estou usando o Slackware 10.2, como faço pra desativar o hotplug? É q estou acostumado com Conectiva... então seria no ntsysv... slack é mais complicado... valeu pela ajuda!

  7. #7

    Padrão

    desativar o hotplug basta dar um
    Código :
    chmod a-x /etc/rc.d/rc.hotplug
    ou vai no pkgtool-->setup-->hotplug

    flw

  8. #8

    Padrão

    Desative o hotplug chmod -x /etc/rc.d/rc.hotplug e depois edite o /etc/rc.d/rc.netdevice e altere a ordem em que os modulos sao carregados.


    Abraçao

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gatoseco Ver Post
    Desative o hotplug chmod -x /etc/rc.d/rc.hotplug e depois edite o /etc/rc.d/rc.netdevice e altere a ordem em que os modulos sao carregados.


    Abraçao
    Valeu gatoseco, matou a charada aqui! No rc.netdevice so aparecia o /sbin/modprobe 3c59x, coloquei o tg3 antes dele e desativei o hotplug, foi batata!

    Muito obrigado!

  10. #10

    Padrão

    Blz cara !!!


    Estou meio fora do ar mais alguma coisa ainda lembro.



    Abraçao