+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Quem tem server DNS proprio ?

    Pessoal, aqui a operadora que fornece meu link (BRTelecom) tem um DNS q só da problemas, principalmente nos finais de semana.
    Estou pensando em investir em um server DNS próprio e queria saber da esperiencias que os amigos que tem server DNS, se vale a pena, se requer muita manutenção etc...

    Desde já, agraceço a atenção.

  2. #2

    Padrão eu tenho

    Rapaz use DNS proprio para não ficar na mão esperando a operadora, aqui usando os deles como o dns alternativo, os da telemar que não da problema mais usar o propio ainda é melhor.
    A manutenção não da muito trabalho naum e aqui nunca deu pau no server de DNS.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Rapaz use DNS proprio para não ficar na mão esperando a operadora, aqui usando os deles como o dns alternativo, os da telemar que não da problema mais usar o propio ainda é melhor.
    A manutenção não da muito trabalho naum e aqui nunca deu pau no server de DNS.
    Qual é o seu server e vc usa qual distribuição ?

  4. #4

    Padrão

    Também utilizo servidor de DNS proprio e nunca tive problemas. Com relação ao desempenho ele é muito bom e olha que uso ele no mesmo server(Principal) que uso para compartilhar a net para os clientes. Atualmente uso no Slackware 10.2 e já usei no CentOS, mas tem varias distros que também já vem com servidor de DNS instalado.

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ibsol Ver Post
    Também utilizo servidor de DNS proprio e nunca tive problemas. Com relação ao desempenho ele é muito bom e olha que uso ele no mesmo server(Principal) que uso para compartilhar a net para os clientes. Atualmente uso no Slackware 10.2 e já usei no CentOS, mas tem varias distros que também já vem com servidor de DNS instalado.
    Obrigado pela dica, já estou baixando os cds da CentOS.
    Mais uma coisa, que hardware vc recomenda pra esse server ?

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Use o bind em modo jail (enjaulado), fica bom e seguro.

  7. #7

    Padrão

    servidor de dns pode ser um servidor mais fraco... dns consome pouca memoria acho que ateh 1000 usuarios .. um pentium 3 800 com 256 de ram roda tranquilo sem fazer esforço....

    o centos eh um bom sistema.. o bind/named dele ja vem "enjaulado"

  8. #8

    Padrão

    vc não precisa (a rigor) usar um dns próprio se usar um que seja EFICIENTE. Claro, um bind (como já sugerido) seria ótimo, mas voltando: use os servidores públicos da OpenDNS:

    nameserver 208.67.222.222 # OpenDNS server-1
    nameserver 208.67.220.220 # OpenDNS server-2

    vc pode também criar uma conta com êles, para obter mais vantagens e - julgo - até mesmo estabelecer um dns-server como sendo seu. Verifique:

    OpenDNS | Providing A Safer And Faster DNS

    divirta-se.

  9. #9
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Pessoal, obrigado pela ajuda, as informaçoes que voces prestam estão cendo muito importantes!

  10. #10

    Padrão

    marcelomg,
    Ops, eu uso o Bind no fedora core 4, roda perfeito e nunca tive problemas