Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Ola, gostaria de saber a opnião de voces, em relação a políticas de backup em um empresa de pequeno porte (máximo de 30 máquinas). Gostaria de saber qual técnica voces acham mais interessante, (rsync, amanda, shell script...) e de quanto em quanto tempo voces acham interessante armazenar os backups, Guardar backups de cada semana, cada mes, etc, e se há mais alguma coisa que deva ser levado em consideração, lembrando que se trata de uma empresa de pequeno porte (30 computadores).

    []s....Renato

  2. Cara. Política de Backup não é tanto questão de tamanho da empresa e sim a importância de seus dados. Tem empresa que pode se dar ao luxo de perder um mês de dados para não gastar tanto com mídia (fita dat, cd ou hd mesmo) já outras não podem perder um dia de trabalho. No geral as pessoas costumam fazer um backup total semanal e um incremental diário.

    Quanto a forma de fazer, vc pode fazer via shell ou utilizar um sistema pronto de backup. Alguns tem até front-end para o usuário. Nesta parte eu não tenho conhecimento para lhe indicar um bom ateh pq vc vai esperimentar alguns antes de achar um que se adeque à sua necessidade.



  3. Cara em empresas sem grandes trafego de dados geralmente eu fazia um backup full semanal em um HD que ponho no server por bandeja externa e retiro assim que o backup eh feito, e durante a semana faço um backup dos dados mais importantes e incremetal em um proprio hd no servidor

    falows

  4. Bem... geralmente eu trabalho com prazos de retenção, mais ou menos neste esquema:

    - Backup diário: Armazenado por uma semana. I.e. O backup de segunda-feira hoje vai ser sobreposto somente pela segunda-feira da semana que vem.
    - Backup semanal: Armazenado por um mês.
    - Backup mensal: Armazenado por um ano.
    - Backup anual: Eterno.

    Eu não gosto e nem confio em fitas DAT. Sem falar que esse tipo de backup é demorado e não muito confiável. Se você quiser fazer backup em mídias, utilize uma unidade REV da Iomega ou, ainda, um servidor para storage dos dados com RAID.

    Abraços!



  5. #5
    mrsoliveira
    Citação Postado originalmente por Dedao Ver Post
    Ola, gostaria de saber a opnião de voces, em relação a políticas de backup em um empresa de pequeno porte (máximo de 30 máquinas). Gostaria de saber qual técnica voces acham mais interessante, (rsync, amanda, shell script...) e de quanto em quanto tempo voces acham interessante armazenar os backups, Guardar backups de cada semana, cada mes, etc, e se há mais alguma coisa que deva ser levado em consideração, lembrando que se trata de uma empresa de pequeno porte (30 computadores).

    []s....Renato
    Um exemplo...

    Faço backup diário em fita DAT dos dados no servidor somente, utilizo profiles ambulantes sistema de gestão e documentações de engenharia totaliza uns 50Gb.

    O bakup roda a noite em umas 4hs.

    Uma vez por mes uma fita é arquivada definitivamente..

    Nas estações não faço backup pq não fica dados... tem quotas para os usuários não extrapolar...

    Já precisei recuperar arquivos, porém não tive nenhuma dificuldade.. O problema é que a fita tem que ser lida totalmente e se o arquivo tá no fim irá levar umas 4hs também, mas até hoje isso não foi problema.


    Espero ter ajudado.
    Marcelo






Tópicos Similares

  1. Política de restrições no Win 98 (tô com vergonha ...)
    Por bollo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 31-07-2003, 00:32
  2. Política de restrições no Win 98 (tô com vergonha ...)
    Por bollo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-07-2003, 14:19
  3. Política de restrições no Win 98 (tô com vergonha ...)
    Por bollo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 29-07-2003, 14:19
  4. Política de Segurança??
    Por c4f0f0 no fórum Segurança
    Respostas: 1
    Último Post: 28-05-2003, 11:01
  5. hd de backup
    Por augustolynx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 21-11-2002, 01:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L