Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola pessoal, pelo que eu entendi sobre o inetd, ele serve para adicionar serviços que nos queremos que sejam inicializados juntos com o linux (me corrijam se eu estiver errado). Mas no meu caso, que uso slackware, tenho o arquivo /etc/rc.d/rc.local que serve para colocar arquivos e programas na inicilaização do linux, alem do inetd. Particularmente, eu prefiro inserir linhas dentro do /etc/rc.d/rc.local. Gostaria de saber qual é a diferença e vantagem entre fazer um programa inicializar attraves do inetd e do rc.local, e qual deles é mais indicado para inicializar programas na inicialização do linux. Desde já agradeço pela atençao.....[]s..Renato

2. cara...

talvez você não tenha informações corretas.

vou copiar de um material que tenho aqui pra você poder entender direitinho.

Inetd

O daemon inetd (também cohecido como super-daemon) realiza uma função importantíssima em qualquer máquina Unix e Linux (não existe em sistemas Rwindow$): a carga de serviços sob demanda.

Importância:

Serviços de pouca ou média utilização ão precisam ficar carregados (ocupando memória e processador) enquanto não estão sendo utilizados.

Funcionamento:

O inetd fica "ouvindo" em todas as portas (configuradas) e quando houver uma requisição numa determinada porta, ele chamará o aplicativo apropriado para aquele serviço.
    entendeu?

3. Adicionando ao post do amigo lucianogf, o inetd é o quê a gente chama de "superservidor". Ele trabalha com sockets e permite para os programadores desenvolver aplicações que fazem uso de envio/recebimento de informações de modo mais fácil.

Como o amigo acima falou, o inetd é um serviço que ouve por requisições nas portas configuradas dos serviços e chama os seus binários quando é feita uma requisição, tornando o desempenho do sistema melhor, a partir do momento que não ficam 30 daemons ligados ao mesmo tempo.

Entretanto, a tendência para o uso do inetd e do xinetd (seu sucessor), está diminuindo gradativamente. Existem alguns poucos softwares que ainda fazem uso dele.

4. Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Entretanto, a tendência para o uso do inetd e do xinetd (seu sucessor), está diminuindo gradativamente. Existem alguns poucos softwares que ainda fazem uso dele.
    Coisa de novato,mas preciso saber ...

Pq? se parece ser uma ferramenta tão prática...

5. Bem... eu acredito que embora muitos gostem de facilidade, a mesma pode vir acompanhada de certas limitações. Isso somado ao seu passado de brechas de segurança deve estar levando os usuários e desenvolvedores à evitar o seu uso, mas de vez em quando não tem como fugir muito. Exemplos de aplicações que utilizam o (X)INETD são: Telnet, FTP (ProFTP, WU-FTPD), SWAT...

Tópicos Similares

1. Mais uma dúvida em relação ao ACK
    Por arson no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 16-10-2008, 10:49
  2. Duvidas em relação ao samba
    Por Alkaponi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 28-06-2005, 00:36
  3. Dúvidas em relação ao BB/Fluxbox
    Por hydorn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6