+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre Samba PDC com WINDOWS XP

    Tenho um servidor com o serviço SAMBA (PDC) instalado, configurado e funcionando certinho. O mesmo possui 50 (cinquenta) usuários cadastrados. As estações são todas Windows 98 SE, e as mesmas estão sendo substituidas por WINDOWS XP SP2 gradualmente. Dúvida: Terei que cadastrar todos os 50 (cinquenta) usuários em cada estação WINDOWS XP SP2 para que qualquer usuário cadastrado no SAMBA (PDC) tenha acesso aos recursos da rede nessa estação? Pergunto pois com o WINDOWS 98 SE a coisa é mais simples: basta o usuário estar cadastrado no SAMBA (PDC) e pronto.

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda.

  2. #2
    dbecher
    Visitante

    Padrão

    Sim colega..
    vais ter que fazer isso. Vais ter que cadastrar a máquina como usuário.

    Esta URL explica bem como faz:
    Artigos br-linux.org: Autenticando Windows XP no LINUX PDC

  3. #3
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce Ver Post
    Tenho um servidor com o serviço SAMBA (PDC) instalado, configurado e funcionando certinho. O mesmo possui 50 (cinquenta) usuários cadastrados. As estações são todas Windows 98 SE, e as mesmas estão sendo substituidas por WINDOWS XP SP2 gradualmente. Dúvida: Terei que cadastrar todos os 50 (cinquenta) usuários em cada estação WINDOWS XP SP2 para que qualquer usuário cadastrado no SAMBA (PDC) tenha acesso aos recursos da rede nessa estação? Pergunto pois com o WINDOWS 98 SE a coisa é mais simples: basta o usuário estar cadastrado no SAMBA (PDC) e pronto.

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda.
    Quando as estações são Windows XP/2K/NT você deverá cadastrá-las com contas de Máquina (MAchine Acounts).
    Conforme exemplo abaixo:

    # Cria contas para máquinas WinXP, NT e 2000
    add user script = /usr/sbin/useradd -g NT_Stations -c TrustAccount
    -d /dev/null -s /bin/false %m$
    map to guest = never
    debug level = 0

    Espero ter ajudado!

    Marcelo Oliveira

  4. #4

    Padrão

    Como o amigo acima citou, você vai precisar criar as contas de máquina para cada máquina com Microsoft Windows XP nova.

    Em relação ao cadastro dos usuários nas máquinas, negativo. O quê você vai ter que fazer é fazer um mapeamento dos usuários do servidor, fazendo referência ao grupo ao qual ele pertence. Exemplo: Administradores, usuários avançados, etc.


    Abraços!

  5. #5

    Padrão

    eu tenho um script tosco que faz isso(adicionar as maquina no pdc)...posso te mandar se vc quiser..

  6. #6

    Padrão

    se vocs usa SAMBA 3x adicione esta linha na seçaão golbal que ele cadastrara a maquina automaticamente:

    add machine script = /usr/sbin/adduser -n -r -g machines -c "Maquinas SAMBA" -d /dev/null -s /bin/false %u

  7. #7

    Padrão

    Caros amigos,

    Obrigado a todos pela atenção. Mas quanto as configurações do SAMBA como PDC, cadastrar as máquinas no servidor e etc... Tudo isso já está feito a muito tempo e funcionando certinho!
    O que preciso saber, é a questão dos usuários que vão utilizar as máquinas e que por sua vez, os sistemas e impressoras nelas instalados e configurados. Terei que cadastrar todos os 50 (cinquenta) usuários da rede em todas as máquinas? máquina por máquinas. Para que qualquer usuário cadastrado no servidor possa utilizar qualquer máquina da rede.

    Mas uma vez obrigado e aguardo novas orientações.

  8. #8
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão

    Não!
    Se eles já estão cadastrados não precisa fazer novamente..
    Um dos objetivos de se usar dominio é exatamente a centralização das informações. Então uma vez que os usuários estão cadastrados no dominio e as máquinas estão no mesmo dominio, qualquer usuário poderá logar em qualquer micro e utilizar os recursos disponibilizados pelo Controlador do Dominio.

    Tu vai entrar como root uma vez em cada micro para coloca-lo no dominio. Depois disso qualquer usuário mortal vai poder utilizar normalmente..

    Se usar roaming profile é só criar um modelo e copiar para o servidor, ae quando os usuários fizerem o primeiro logon ele carrega o modelo!!!

    Espero ter ajudado...

    Se algo estiver incorreto me corrijam.

    Marcelo Oliveira

  9. #9

    Padrão

    Não, você não vai ter que cadastrar nada na máquina, apenas fazendo com que as mesmas entrem no domínio. A partir de então, é só utilizar os logins.

    Talvez você precise mapear alguns usuários para terem poderes de administrador na máquina, mas isso é raro.

    Abraços!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Não, você não vai ter que cadastrar nada na máquina, apenas fazendo com que as mesmas entrem no domínio. A partir de então, é só utilizar os logins.

    Talvez você precise mapear alguns usuários para terem poderes de administrador na máquina, mas isso é raro.

    Abraços!
    Entendido!

    Mas diferente do Windows 98 SE, cada usuário ao entrar pela primeira na estação terá que criar os icones para acesso aos sistemas e terá que capturar as suas respectivas impressoras de rede. Correto?

    Obrigado mais uma vez pela sua atenção

  11. #11
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce Ver Post
    Entendido!

    Mas diferente do Windows 98 SE, cada usuário ao entrar pela primeira na estação terá que criar os icones para acesso aos sistemas e terá que capturar as suas respectivas impressoras de rede. Correto?

    Obrigado mais uma vez pela sua atenção
    Sim.
    Porquê cada usuário vai ter um perfil diferente.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mrsoliveira Ver Post
    Não!
    Se eles já estão cadastrados não precisa fazer novamente..
    Um dos objetivos de se usar dominio é exatamente a centralização das informações. Então uma vez que os usuários estão cadastrados no dominio e as máquinas estão no mesmo dominio, qualquer usuário poderá logar em qualquer micro e utilizar os recursos disponibilizados pelo Controlador do Dominio.

    Tu vai entrar como root uma vez em cada micro para coloca-lo no dominio. Depois disso qualquer usuário mortal vai poder utilizar normalmente..

    Se usar roaming profile é só criar um modelo e copiar para o servidor, ae quando os usuários fizerem o primeiro logon ele carrega o modelo!!!

    Espero ter ajudado...

    Se algo estiver incorreto me corrijam.

    Marcelo Oliveira
    Entendido!

    Mas diferente do Windows 98 SE, cada usuário ao entrar pela primeira na estação terá que criar os icones para acesso aos sistemas e terá que capturar as suas respectivas impressoras de rede. Correto?

    Agora, se eu utilizar "roaming profile", aonde eu coloco esse "modelo", falo em que pasta/diretótio do servidor? E o usuário vai puder altera-lo?

    Obrigado mais uma vez pela sua atenção

  13. #13
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce Ver Post
    Entendido!

    Mas diferente do Windows 98 SE, cada usuário ao entrar pela primeira na estação terá que criar os icones para acesso aos sistemas e terá que capturar as suas respectivas impressoras de rede. Correto?

    Agora, se eu utilizar "roaming profile", aonde eu coloco esse "modelo", falo em que pasta/diretótio do servidor? E o usuário vai puder altera-lo?

    Obrigado mais uma vez pela sua atenção
    Vai colocar o profile "Default User" na pasta de perfis.

    Nos links abaixo tem um material muito bom referente a isso.
    How to speed up a roaming profile
    Samba & Windows Profiles - SambaWiki

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mrsoliveira Ver Post
    Vai colocar o profile "Default User" na pasta de perfis.

    Nos links abaixo tem um material muito bom referente a isso.
    How to speed up a roaming profile
    Samba & Windows Profiles - SambaWiki
    Beleza!

    Vou por em prática a sua orientação.

    Obrigado e um forte abraço.