Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Pra galera que cobra.. ou quem quiser ajudar!

    O cenario é o seguinte


    tenho um mikrotik com 3 placas de rede, a placa 1 tem um link de 2mbits com a intelig, a placa 2 tem um velox de 6mbits e a placa 3 é a lan, eu uso hotspot.

    o problema é seguinte, coloquei o velox esta semana.

    por traz do meu microtik tenho 3 faixas de ips validos

    a faixa um é 200.15*.*.*/30 onde o ip .9 é o gateway da intelig e o .10 é o ip principal que ta atribuido a placa lan por onde sai o NAT pros clientes. e tenho mais duas faixas de ips validos a 200.170.*.*/29 e 200.*.*.0/26 que estao atribuidas na placa lan e repasso pra alguns clientes e servidores meus ips validos, isto funciona pq no roteador esta configurado para o ip da wan do mikrotik ser o gateway das outras duas redes a /29 e a /30 que falei anteriormente e funciona normalmente.

    agora estou querendo ativar o velox, lendo no forum internacional do mikrotiok vi que o velox adsl teria que ficar como gateway principal pra receber o trafego lixo e redirecionar com routing packet mark pro link wan os protocolos como http , smtp dns e etc..

    o problema é que quando faço isto os ips validos nao respondem mais, e o mikrotik nao responde mais com o ip valido dele que é o 200.15*.*.10 so responde pelo ip do velox que é dinamico , mas o principal alem de eu nao conseguir acessar o mikrotik de uma rede de fora daqui do provedor.


    Alguem poderia me ajudar a fazer isto? mesmo que pagando ? pq a forma mas facil seria colocar um mikrotik só para o link dedicado.. mas gostaria de deixar em um só!

    1º fazer os ips validos funcionarem e ficarem fora da regra de divisao de link ou seja os ips validos funcionarem direto ou seja transparente serem acessiveis de fora.
    2ºtrafego lixo sair pelo velox e trafego como http, smtp, pop, dns.
    3º eu conseguir acessar o mikrotik pelo ip valido dele 200.157.*.* de qualquer rede de fora.
    4ºconseguir fazer priorização de pacotes como eu ja faço como dar prooridade alta nos servicos como http , smtp pop dns e voip .
    5ºlimitar o a saida maxima do velox pra uns 300k pra p2p e 300k pra outros trafegos isso saida, mas entrada deixar sem limites.

  2. #2
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    883
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    ba cara infelismente isso nao esta a meu alcance senao dava umas opnioes sim mas fica ai meu apelo tbm queria saber a solucao pra isso pois nao se sabe o dia de amanha....
    abracos



  3. #3

    Padrão

    ae galera quem quiser ajuda pra isto consegui resolver 99% do problema
    hj a tarde com a ajuda de um amigo hj a tarde aqui na empresa.

    a unica coisa que nao consegui foi o ip valido do mikrotik responder ( ip atribuido a interface do link dedicado) o mikrotik so responde (winbox ping e etc) apartir do ip do adsl...

    se alguem tem alguma ideia de como fazer alguma rota ou regra pra pelo menos o ip da interface do mikrotik responder de fora pelo segundo gateway agradeço!

    valeu! quem quiser ajuda é so falar

  4. #4

    Padrão

    Eu não tenho conhecimento com MK, mas tenho essa mesma situação funcionando em um slackware.

    no inicio de todas as minhas regras de balanceamento, eu setei que redes 201.31..../24 não fariam parte do balanceamento..... são jogadas direto para eth0.

    Você tem que seguir a mesma linha de raciocinio.



  5. #5

    Padrão

    ae pessoal acabei de descobrir como fazer, ( nada que uma lida profunda em como funciona o roteamento e o tratamento de pacotes nao resolva e depois de estar com a cabeça fria)


    lendo o manual vi que o tratamento de pacotes que originam e saem pelo proprio mikrotik ( ip atribuido a ele) tem que ser configurado nas correntes input e output e nao em prerouting e postrouting.

    agora esta tudo funcionando 200%

    valeu ai pessoal!

  6. #6
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    883
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    vc nao colocaria ai uns exemplos de como fez as confgs?