+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Priorizar ou liberar skype na rede?!?!

    Salve galera do under..

    To com um problema ou dúvida...
    Eu controlo banda dos meus users certo.. Só que tem gente que diz que o skype tá dando uns lags..

    Teria como eu priorizar os pacotes voip, ou tirar do controle de banda para os clientes poderem utilizá-lo na melhor qualidade possível??

    Ou algum colega tem alguma dica do que eu faço?? Pelo menos pra um cliente que compra créditos skype eu queria fazer isso.. Pra mim não ter que dar banda pra ele só pq o skype não funciona legal...

    Vlw galera..


    Abraços..
    Última edição por Nazzi; 04-12-2006 às 19:36.

  2. #2

    Padrão

    deixa liberado .. se o cliente reclamar fala que nao da pra dar garantia desse programa funcone 100 % .. diz que depende do skype etc...

  3. #3

    Padrão

    skype ta um lixo... mesmo com banda liberada as vezes da uns picos.. ai fui fazer um trace... e ver a latencia para o servidor do skype q eu estava conectado... (skypeout)... tava passando dos 3000 ms !!! normal eh 186... 200 ms...

    o problema eh geral.. conexao internacional ta ficando mto saturada por causa de voip...

  4. #4

    Padrão

    o q o alexandre disse eh verdade...
    conexoes internacionais estao ficando cada vez pior...
    isso eh problema do servidor do skype...
    impossivel ficar com ms baixo, assim tendo perda de pacote e um grande atrazo na conversa...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandolv Ver Post
    deixa liberado .. se o cliente reclamar fala que nao da pra dar garantia desse programa funcone 100 % .. diz que depende do skype etc...
    Blz, mas é o seguinte... Como funciona o skype? Ele consome up ou down? Pq o cara tem um speedy 1 Mega num sei onde e quer comparar comigo que tenho LP de 512K FULL.. Ele quer comunicar com o outro local que tem speedy.. Pelo que me disse lá o skype funciona bem, de forma que dá pra utilizálo pra fazer chamadas entre pcs.. Agora se o programa utiliza up pra comunicação, eu tenho up sobrando..
    Se utilizar down.. eu to ferrado..

    Queria saber isso..
    Se tem como liberar a porta que o skype utiliza por fora da regra de velocidade do cliente...

    Me ajuda ae...

  6. #6

    Padrão

    olha o skype usa tanto down tanto upload.... agora .. nao importa a banda que o kara usa de 1 mega ou nao ... se na no gargalo ou nao .. e o seguinte.. o skype e de graca .. e a comumicacao de dados com o esterior ta cada vez pior .. o tempo de resposta e alto devido o trafego do brasil encima dos rotiadores brasileiros obsoletos estao no limite da capacidade....

  7. #7

    Padrão

    negocio eh que voip eh sensivel, usa tanto up como down simultaneamente...

    MAS o skype para skype nao depende dos servidores do SKYPE.. pq a conexao eh feita diretamenteo ponta a ponta (P2P) ... agora se vc usar o skype-out ou o skype-in.. ai sim depende muito do backbone do skype (que eh uma porcaria)...

  8. #8

    Padrão

    Kra se vc quiser tentar ajeitar um QoS ai vc pode fazer no iptables na tabela mangle...

    No guia foca tem tudo sobre o iptables:
    Guia Foca GNU/Linux - Firewall iptables

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    negocio eh que voip eh sensivel, usa tanto up como down simultaneamente...

    MAS o skype para skype nao depende dos servidores do SKYPE.. pq a conexao eh feita diretamenteo ponta a ponta (P2P) ... agora se vc usar o skype-out ou o skype-in.. ai sim depende muito do backbone do skype (que eh uma porcaria)...
    Isso.. é isso que eu queria saber.... de pc pra pc é feito mesmo um p2p..
    Em que porta? ou é aleatório?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxson Ver Post
    Kra se vc quiser tentar ajeitar um QoS ai vc pode fazer no iptables na tabela mangle...

    No guia foca tem tudo sobre o iptables:
    Guia Foca GNU/Linux - Firewall iptables
    Vou dar uma checada... Mas tipo.. quando se faz controle de alguém no mikrotik.. essa banda controlada é para todas as portas certo? Como eu excluo do controle uma delas? Vou ler esse guia pra saber se fala alguma coisa, mas ele é bem extenso...

    Vlw..