Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. O pessoal fala tanto em impedância e e tipos de cabos, mas na maioria dos casos não sabem a diferença. Trabalho com tv a cabo também, vou explicar um pouco.

    A diferença basica entre os cabos RG e RGC é que o cabo RG não possue uma blindagem (normalmente feita por papel alumínio). O RGC possue, sendo mais indicado, pois blinda o cabo de interferencias externas e tem uma perda menor, pois parte do sinal não é irradiada pelo próprio cabo (devido a camada de blindagem). Existem cabos de uma empresa, chamado TRI-SHILD E QUADRI-SHILD. A diferença básica é no tipo de blindagem destes cabos. TRI (3) blindagens, QUADRI (4) blindagens.

    Outra coisa que o pessoal fala muito é sobre a impedância. Em linhas de transmissão, seja ela, um transmissor de tv ou uma simples instalação wireless, deve-se manter a impedância caracteristica do sistema. O que quer dizer isso?

    A impedância característica de uma linha de transmissão, é aquela cujo seu valor nominal é o mesmo de um extremo num lance de cabo ao outro sem sofrer alterações. Os cabos coaxiais utilizados em sistemas de antena coletiva e sistemas de TV a cabo, possuem uma impedância característica igual a 75 Ohms. Podemos afirmar que, pelo menos teoricamente, teremos em qualquer ponto do cabo no sistema a mesma impedância, quando o sistema consegue ter esta impedância correta, dizemos que o sistema encontra-se “casado”. Um sistema de distribuição que consegue manter esta impedância, tem como vantagens: ótimos rendimentos do sinal, maior estabilidade do sinal, menos interferências e problemas de recepção, dentre outros benefícios.

    Também há alguns problemas, dentre os mais conhecidos, a ROE (Relação de Ondas Estacionárias). Podemos afirmar que quando um sistema não possue sua impedância nominal, parte deste sinal irradiado retorna ao seu transmissor, criando a ROE. Em sistemas de grande porte (como rádios e tvs), ROE alta representa perigo, tanto para os transmissores (pode ocasionar a queima do equipamento), quanto para quem está perto do transmissor (aumenta o nivel de interferencias), dentre outros, também diminui muito o rendimento da potência de transmissão...

    Por isso galera é o seguinte;;;; Como o pessoal falou, funcionar, funciona, afinal o cabo é um simples par de fios de cobre. O fato é se realmente estas outras alternativas fazem "bem" para seus sistemas. Cabe a cada um analizar o quanto vale a pena, trabalhar com sistemas descasados....

    David Marcony - CATV BRASIL / FASTWEB

  2. ineteressante artigo...

    teve um sujeito aqui no forum que brigou comigo e teimou que se funcionava era a mesma coisa...

    tomara que ele leia sua explicação e seja mais humilde rsrsrsrsr



  3. Meus parabéns pela explicação, funcionar funciona, o problema que ninguém ve o lado ruim ne, fora que é uma porcaria fazer o conector com 59, ca pra nois de gambiarra to fora.

  4. Cara eu trabalho com tv a cabo!! Seria esquisito eu tentar colocar cabos rg58, por exemplo, no lugar do RG-6... Ficaria uma porcaria. O problema é que o sistema descasado, tem mais perdas...



  5. Amigo, bom em relação ao seu artigo que por sinal é muito esclarecedor.

    Tenho algo a ponderar: O fato é que os cabos coaxiais de 75Ohms são mais baratos que os de 50Ohms não sei porque??

    Mas são, dai parte a necessidade de alguns aqui no mundo wireless...querer usa-los, pois o kit cliente está saindo muito caro!

    Allan Caldas






Tópicos Similares

  1. Duvida sobre cabo e cartao XR5
    Por hyperpotato no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 02-07-2008, 07:16
  2. RGC6 75 Ohms melhor que RGC58 50 Ohms!
    Por cambioco no fórum Redes
    Respostas: 22
    Último Post: 19-09-2007, 21:36
  3. Cabo coaxial RG-11 75 ohms.
    Por VIASATT no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 20-04-2007, 18:22
  4. Cabo de 75 ohms serve?
    Por deivyn no fórum Redes
    Respostas: 31
    Último Post: 17-12-2006, 21:02
  5. Alerta sobre Cabos RGC 213
    Por Mildinho no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 30-06-2005, 08:37

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L