+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de Centralização

    Boa Tarde Amigos do Forum...

    Estou com um projeto de implementar um servidor de centralização em nosso provedor, para que todos o cadastros de clientes novos ou alterações sejam feitas via web.. Já ouvi falar que é possivel fazer este tipo de serviço, atualmente uso hotspot e os clientes autenticam por mac ou por nome de usuario.. Seria possivel eu utilizar um servidor de centralização juntamente com hotspot? Pois eu sou fã do mikrotik muito bom mesmo, mais o unico defeito na minha opinião é de não ter um campo de pesquisa nele, para facilitar o cadastro e suspenção de clientes... Agradeço a ajuda do pessoal ai... t++

  2. #2

    Padrão

    opa..amigo...utilizamos aqui...apenas queue pra controle...fizemos um sistema em php q conecta no mt via telnet...adiciona queue..remove...desabilita..enfim..consigo controlar os clientes via web....no seu caso usando hotspot..acredito q deva dar certo tmb...pois se for adicionado em radius é mais fácil ainda..pois pelo q sei...o mt consulta os dados no server radius...entaum...ficaria fácil..soh cadastrar no radius...o duro é fazer o sistema...é um pouco chato...mas depois compensa...

    t+ fuissssssss

  3. #3

    Padrão

    Meu amigo vc pode usar o SGCU ele tem integração com o Mikrotik, uso ele aqui tenho porem não uso Mikrotik, mais uso um sistema de hostpots que desenvolvemos, anexado ao SGCU, assim usamos o módulo financeiro, mais login, senha, ip, mac e situação ativo ou bloqueado pra liberar o login do cliente, tenho 3 servidores em minha rede 1 base de dados onde roda o SGCU, da uma olhada no site pra maiores detalhes entre SGCU e Mikrotik, segue o link ai :: Vigo Tecnologia ::

    Falow

    Clecio

  4. #4

    Padrão

    A melhor maneira de vc centralizar e usar autenticacao por radius que nda mais he que o cadastro dos seus usuarios centralizado em um unico servidor, a maioria dos sistema para provedores utilizan desta técnica para autenticar usuarios adsl, discado.... e o microtik vem com suporte ao radius.

  5. #5

    Padrão obrigado

    Obrigado amigos pelas respostas...

    Oyama vc ja fez algum sistema assim? Centralizando os mikrotiks em um servidor com radius?? Pode dar uma ajuda amigo??

  6. #6

    Padrão

    eu utilizo um sistema radius especifico para o mikrotik em php que custou US$ 80 dolares na epoca, e eu controlo mais de 100 mikrotiks que ficam nos predios atravez dele..

    Click no link abaixo para ir na pagina do sistema que uso
    Radius, Mikrotik, Billing, WLAN, HotSpot and Dialup systems, Dating Script, Custom Programming

  7. #7

    Padrão valew

    Vc usa este sistema amigo?? Foi dificil implantar?? Atualmente tenho cerca de 3 users em 5 cidades, será se ele suporta? Ele migra a base de dados do Mikrotik ou eu preciso cadastrar os usuarios um por um novamente?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    opa..amigo...utilizamos aqui...apenas queue pra controle...fizemos um sistema em php q conecta no mt via telnet...adiciona queue..remove...desabilita..enfim..consigo controlar os clientes via web....no seu caso usando hotspot..acredito q deva dar certo tmb...pois se for adicionado em radius é mais fácil ainda..pois pelo q sei...o mt consulta os dados no server radius...entaum...ficaria fácil..soh cadastrar no radius...o duro é fazer o sistema...é um pouco chato...mas depois compensa...

    t+ fuissssssss
    Opa, eu programo em PHP, mas teria como vc dar uma luz, sobre executar o telnet via o php ? seria até que facil enviar as variáveis digitadas no PHP pelo telnet, mas nao sei como conectar nele via PHP.

    Abraços e conto com vc, não precisa da receita de bolo, mas só uma dica !
    Feliz 2007

  9. #9

    Padrão

    opa...com ctz ajudo sim..

    usa esse arquivo PHPTelnet.php pra fazer a conexão..

    e o código é mais ou menos assim..peguei do codigo inteiro...e tmb naum sou fera em php...infelismente vai ter q ajustara ae como desejar...estou te passando a idéia de como funga a coisa..

    else
    {
    if($login != "" && $ip != "" && $login_move != "")
    {
    require_once "iPHPTelnet.php";
    $telnet = new PHPTelnet();
    $result = $telnet->Connect('XXX.XXX.XXX.XXX','USERMT','SENHAMT');
    switch ($result)
    {
    case 0:
    $telnet->DoCommand('/queue simple add name="'.$login.'" target-address='.$ip.' dst-address=0.0.0.0/0 limit-at='.$velocidade_up.'/'.$velocidade_down.' max-limit='.$velocidade_up.'/'.$velocidade_down.' disabled=no', $result);
    $telnet->DoCommand('/queue simple print without-paging', $result);
    $telnet->DoCommand('/queue simple move "'.$login.'" "'.$login_move.'"', $result);
    $telnet->Disconnect();
    break;
    }
    }
    }

    PS: soh pra completar o site do PHPtelnet q uso é esse PHP Telnet: freeware script to make Telnet connections from PHP scripts


    tomara q te ajude em algum coisa...

    t+ fuisssssss
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por Mr_Dom; 27-12-2006 às 13:43.

  10. #10

    Padrão

    Giberto eu utilizo um servidor radius e tenho dois mks autenticando por ele pppoe, funciona muito bem. O ideal e vc achar um bom frontend em php para trabalhar com radius com suporte a mysql. Assim vc tera um controle visual das tarefas administrativa.

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Obrigado amigos pelas respostas...

    Oyama vc ja fez algum sistema assim? Centralizando os mikrotiks em um servidor com radius?? Pode dar uma ajuda amigo??

  11. #11

    Padrão

    Interessante a solucao do amigo, mais acho que nao e o caminho trabalhar com sistema proprio onde vc procura dar um "jeitinho de funcionar" Opniao pessoal nao quero ofender ninguem. O mk tem suporte ao radius justamente para vc ter esta flexibilidade de utilizar em qualquer plataforma. Quanto a administracao vc pode utilizar algum frontend em php que faca o controle do radius (tem muitos ai na net), ou desenvolver algo que interaja com o radius+mysql ai sim vc ta no caminho, pois apartir dae.. vc pode desenvolver um painel de controle, integrar a cobranca etc e tal.. ai so vai depender do programador. (hehehe.. se ele tivesse suporte ao meu velho e bom clipper eu destruia)

    Sucesso.
    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    opa..amigo...utilizamos aqui...apenas queue pra controle...fizemos um sistema em php q conecta no mt via telnet...adiciona queue..remove...desabilita..enfim..consigo controlar os clientes via web....no seu caso usando hotspot..acredito q deva dar certo tmb...pois se for adicionado em radius é mais fácil ainda..pois pelo q sei...o mt consulta os dados no server radius...entaum...ficaria fácil..soh cadastrar no radius...o duro é fazer o sistema...é um pouco chato...mas depois compensa...

    t+ fuissssssss

  12. #12

    Padrão CentralizaÇÃo

    Valew Oyama

    Vc conhece algum fronted para esse tipo de serviço? Tem como vc dar uma maozinha para gente tentar colocar no ar.. Tipo explicar um pouquinho do que vc precisou fazer..

  13. #13

    Smile

    Foi postado um aqui neste topico por U$80 tem um free que nao lembro o nome mais e fraquinho. Desenvolver uma solucao propria o custo e um pouco elevado pelo menos para mim. Eu to me virando, consegui integrar meu sistema adm que e em clipper e feito em casa, com o meu firewall que libera, faz o bloqueio e o qos o sistema, ele gera o scrip e eu coloco no servidor e um processamento em lote, agora eu to migrando o mesmo para gerar o arquivo users do radius.
    Mas a estrutura ideal para se trabalhar seria:

    - radius com suporte a mysql
    - sistema em php para gerenciar as tabelas do radius
    - inclusao de tabela com as informacoes financeira do cliente
    - Painel de controle do cliente, onde o mesmo consulta mensalidade, altera senha de acesso, visualiza as mensalidade e imprime o boleto.

    e coisas simples que faz falta em qualquer provedor, mais infelizmente não se tem uma solucao desta a um custo acessivel, ou vc paga 2 conto no sistema ou fica pagando mensalidade.

    No que puder ajudar estamos ae.. ideais se tem so falta o programador em php. hehehe.




    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Valew Oyama

    Vc conhece algum fronted para esse tipo de serviço? Tem como vc dar uma maozinha para gente tentar colocar no ar.. Tipo explicar um pouquinho do que vc precisou fazer..

  14. #14

    Padrão

    este sistema que indiquei é facil de implementar e interage diretamente no mikrotik usa php mysql e mais alguns 3 executaveis que sao compilados na hora da instalacao. eu controlo 150 mikrotiks atravez dele e 3 mil usuarios tudo com este front end, o problema é que vc tem que recadastrar todas as contas nele. mas ai vc configura e esquece pq tudo fica centralizado, o ideal é fazer um heart beat ou coisa parecida pra rodar 2 radius de vez com uma quantidade grande de usuarios pq se o banco corromper em um ou o linux der kernel panic o outro funciona no lugar e se preocupar bastante com o backup do banco. o interessante tambem é que ele tem painel de controle de usuario , o usuario ve o plano dele e troca as senhas.

    eu recomendo utilizo ele a 6 meses e valeu a pena o investimento de 80 dolares e as paginas dele sao totalmente customizaveis. no site Radius, Mikrotik, Billing, WLAN, HotSpot and Dialup systems, Dating Script, Custom Programming tem um demo online ai vcs tem como ver como funciona.
    Última edição por gustkiller; 28-12-2006 às 09:31.

  15. #15

    Padrão

    Ah segue abaixo em anexo o manual de instalacao do front end radius pra mikrotik que uso.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    opa...com ctz ajudo sim..

    usa esse arquivo PHPTelnet.php pra fazer a conexão..

    e o código é mais ou menos assim..peguei do codigo inteiro...e tmb naum sou fera em php...infelismente vai ter q ajustara ae como desejar...estou te passando a idéia de como funga a coisa..

    else
    {
    if($login != "" && $ip != "" && $login_move != "")
    {
    require_once "iPHPTelnet.php";
    $telnet = new PHPTelnet();
    $result = $telnet->Connect('XXX.XXX.XXX.XXX','USERMT','SENHAMT');
    switch ($result)
    {
    case 0:
    $telnet->DoCommand('/queue simple add name="'.$login.'" target-address='.$ip.' dst-address=0.0.0.0/0 limit-at='.$velocidade_up.'/'.$velocidade_down.' max-limit='.$velocidade_up.'/'.$velocidade_down.' disabled=no', $result);
    $telnet->DoCommand('/queue simple print without-paging', $result);
    $telnet->DoCommand('/queue simple move "'.$login.'" "'.$login_move.'"', $result);
    $telnet->Disconnect();
    break;
    }
    }
    }

    PS: soh pra completar o site do PHPtelnet q uso é esse PHP Telnet: freeware script to make Telnet connections from PHP scripts


    tomara q te ajude em algum coisa...

    t+ fuisssssss
    Opa amigo, agradeço a mensagem, momentos depois de eu postar eu achei este arquivo no google. Estou tentando fazer uma coisa prática aqui, funciona direitinho o PHPTelnet. Já fiz até um form para criar usuário PPPoE hehhehee.
    Abraços, depois que tiver alguma coisa mais consistente eu mando pra galera.