Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá todos,

por acaso alguem que trabalha com provedor, ja utilizou hubs na rua
    interligados via PoE, utilizando apenas uma fonte de energia ?

Tenho um quarteirao cabeado onte utilizo energia dos usuarios para alimentar os distribuidores (HUBs), porem isso da mt problema, entao minha ideia é utilizar uma fonte 12V / 2A e ligar 3 HUbs, sendo a seguinte situacao

HUB 1 - 8 portas, 12V - distante 15mt da fonte
    HUB 2 - 8 portas, 5v - distante 70mt da fonte
    HUB 3 - 8 portas, 5v - distante 160mt da fonte

os hubs de 5V tem consumo de 500MA, ambos somam 1A da fonte, o de 12V
    consome 1000MA totalizando os 2A da fonte que quero utilizar. Porem antes de ligar nos hubs de 5V, vou utilizar reguladores de voltagem 7805, para tensão ficar em 5V.

So tem um detalhe, estou com medo que o ultimo HUB distante 160mt da Fonte não funcione, mesmo com regulador.

Alguem já utilizou um circuito assim ?

Abraços
    Everton

2. Bom. Primeiro vamos por parte.

Quando puder (tipo a 3 anos atrás) troque os hubs por switches.

Casqueteamento de switch já não é uma boa, quem dirá de hub. vc tah saindo um cabo do ponto de partida e indo e um hub e depois em outro e depois em outro ou saindo 3 cabos cada um para um hub? Da segunda forma diminue e muito os pontos de falha.

Agora quanto a energia eu aconselho você a utilizar um fio (1.5 ou 2.0 de espessura) para cada hub e depois ligar a fonte perto dele. O caso é o seguinte. Pq para trafegar longas distancias as empresas de energia utilizam alta tenção? Respota: Para ter menos perda. Se você trafegar em 12V vai ter muito mais perda do que se trafegar em 110/220. 160m em 12V vai ficar bem ruim sim. Se duvidar deve chegar uns 9V com um fio de 2mm e sem interferências eletrostáticas.

Utilize 3 fios saindo da central com 110 e quando estiver próximo dos hubs ligue as fontes para fazer a conversão. Assim fica bem mais difícil dar falhas. (neste caso com um fio de 2mm não tem problema fazer cascateamento. apenas com os cabos de rede (que é interessante passar um pouco longe do de energia).

3. Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Bom. Primeiro vamos por parte.

Quando puder (tipo a 3 anos atrás) troque os hubs por switches.

Casqueteamento de switch já não é uma boa, quem dirá de hub. vc tah saindo um cabo do ponto de partida e indo e um hub e depois em outro e depois em outro ou saindo 3 cabos cada um para um hub? Da segunda forma diminue e muito os pontos de falha.

Agora quanto a energia eu aconselho você a utilizar um fio (1.5 ou 2.0 de espessura) para cada hub e depois ligar a fonte perto dele. O caso é o seguinte. Pq para trafegar longas distancias as empresas de energia utilizam alta tenção? Respota: Para ter menos perda. Se você trafegar em 12V vai ter muito mais perda do que se trafegar em 110/220. 160m em 12V vai ficar bem ruim sim. Se duvidar deve chegar uns 9V com um fio de 2mm e sem interferências eletrostáticas.

Utilize 3 fios saindo da central com 110 e quando estiver próximo dos hubs ligue as fontes para fazer a conversão. Assim fica bem mais difícil dar falhas. (neste caso com um fio de 2mm não tem problema fazer cascateamento. apenas com os cabos de rede (que é interessante passar um pouco longe do de energia).
    WhiteTiger,

por isso coloquei no esquema, q os hubs longos são 5V e a fonte q vou utilizar para alimentar é 12V, chegando 9 no ultimo, ta loco de bom, pois vou utilizar um regulador para dar 5V. Nao posso utilizar outro tipo de voltagem nos postes, somente transformada ou comprar energia da companhia, mas ai é caro !

4. Mas no primeiro hub (de 15m) você não conseguirá chegar a 12V mesmo num fio de 1.5mm. Se você quiser chegar a 12V terá de sair uns 15V e utilizar um conversor para 12V. Olhe a planilha que adicionei como anexo.

Eu coloco lá em cima a tensão (12V)

Na tabela 1 eu adiciono a corrente (2A (não é 1A pq vc fará cascateamento)).

Resultado. Para conseguir uma distancia máxima de 15.8m você terá que ter um fio de bitola de 6mm para uma queda de tensão de 2%. Agora se você aceitar 10% de queda (chegando com 10.8V) você poderá fazer utilizando fio de 1.5mm

Espero que isso ajude a lhe clarear as idéias.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

5. Citação Postado originalmente por WhiteTiger Ver Post
    Mas no primeiro hub (de 15m) você não conseguirá chegar a 12V mesmo num fio de 1.5mm. Se você quiser chegar a 12V terá de sair uns 15V e utilizar um conversor para 12V. Olhe a planilha que adicionei como anexo.

Eu coloco lá em cima a tensão (12V)

Na tabela 1 eu adiciono a corrente (2A (não é 1A pq vc fará cascateamento)).

Resultado. Para conseguir uma distancia máxima de 15.8m você terá que ter um fio de bitola de 6mm para uma queda de tensão de 2%. Agora se você aceitar 10% de queda (chegando com 10.8V) você poderá fazer utilizando fio de 1.5mm

Espero que isso ajude a lhe clarear as idéias.
    Bah, valeu pelas dicas, só me diga se esta correto o uso de reguladores conforme eu descrevi ?

outra coisa, o primeiro HUB de 12v q descrevi, ja esta ligado na distancia descrita, indo por 2 pares do cabo de rede.. um par deve ser mais ou menos 1.5mm de espessura !

Abraços
    Everton

Tópicos Similares

1. Respostas: 11
    Último Post: 11-06-2013, 07:58
  2. Respostas: 4
    Último Post: 21-02-2013, 12:24
  3. Respostas: 5
    Último Post: 06-06-2011, 07:35
  4. Respostas: 17
    Último Post: 10-12-2010, 00:54
  5. Ligar 2 modens na mesma porta, é possivel?
    Por Xevete no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 30-06-2010, 10:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L