Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite galerinha!

Sou iniciante no UnderLinux e no Linux também. Tenho algum tempo de experiência com Slackware, mas, como todo mundo, tenho muitas dúvidas.

Meu problema é o seguinte. Tenho dois servidores, um Slackware 11 compartilhando internet e outro servidor Windows 2003, que também tem compartilhamento de net, mas a rede interna não acessa.

Preciso fazer o seguinte, fazer todo o tráfego da rede interna passar pelo Slackware (o que já acontece) e fazer alguns endereços de domínios passarem para o Windows 2003, retornando o resultado para o Slackware para realizar a busca da máquina cliente. Porque isso: Existe um cliente VPN (Checkpoint SecureClient 4 R55) no Windows 2003 que faz a conexão com a VPN de um domínio externo. Compartilhando diretamente a conexão do Windows 2003 para a rede interna e com o cliente VPN logado, consigo acessar normalmente a extranet nos outros computadores da rede interna, caso contrário, preciso autenticar máquina por máquina com o cliente VPN (o que fica claro que não queremos).

Exemplo: A máquina1 da rede vai acessar o domínio exemplo.com. Quando a máquina1 fizer a requisição, o Slackware busca diretamente, mas como não está conectado nessa VPN para acessar a dita extranet, retorna como página não encontrada. Então crio uma regra IPTABLES para que, quando a máquina1 requisite o exemplo.com, o Slackware repasse essa requisição para o Windows 2003, que executará a busca e retornará o resultado ao Slackware, que por sua vez, retorna o resultado à máquina1. UFA!

O problema é que eu não entendo muito bem de regras iptables, alguém poderia me dar uma luz nisso??? Ah! A requisição seria pela porta http mesmo, uma vez que o 2003 já está conectado, não precisando redirecionamento de outras portas para isso.

O Slackware compartilha a internet pela eth0 (192.168.1.102) e se comunica com o Windows 2003 pela eth2 (10.1.1.102). O endereço do Windows é 10.1.1.101.