Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá Pessoal!

Estou trocando minha setorial Hyperlink 15 dbi, que está ligada num cartão Dlink AG530 em B, por 3 setoriais TSM 90º 15 dbi. Como nunca usei setoriais, estou em dúvida como dispor as mesmas no meu suporte no alto do prédio. Tenho que manter distância de quantos metros uma da outra? Ou podem ser montadas juntas, como nos "arrays" que a hyperlink vende de setoriais?

Outra dúvida é quanto a configuração do MK. Uso o mesmo SSID nos 3 panéis (pra não ter q ir em cliente reconfigurar) e uso os canais 1, 6 e 11?

... em tempo, irei usar cartões Atheros CM9 (5213), 1 em cada painel, não vou usar divisor nem nada... e tenho dúvida também quanto ao apontamento da antena, se ela é tipo as direcionais, só apontar ela pra onde tão os clientes...

[]s

Alexandre
    TecWave Internet
    Última edição por sergio; 25-01-2007 às 20:43.

2. Quanto a montangem das antenas, o ideal é separá-las em torno de 1,5 m de distância uma vez que usará canais diferentes.

Quanto ao array da hyperlink, se notar é usado apenas um rádio, na foto dá para reparar um splitter + amplificador.

Já usei, aquele modelo de array, e 2 canais para 4 antenas e não tive problemas aparentes. Então vai de escolha e testes.

Quanto ao mesmo ssid não tem problemas, a não ser que não possua controle de quem pode conectar no AP, pois normalmente o cliente conecta-se ao AP que estiver com o melhor sinal e quandos as antenas estão próximas o sinal de um lóbulo traseiro de uma pode se sobressair ao da outra e causar problemas.

Quanto ao "apontamento" não é tão simples como as direcionais de grade. Você terá que montá-las inicialmente, alinhadas com o horizonte e ajustar o TILT (inclinação vertical) de acordo com a necessidade. Quanto a área de cobertura, se está substituindo uma omni, tenha certerza que as mesmas ficarão alinhadas correntamente umas com as outras para o sinal de uma não sobrepor o de outra (faça uma cruz, com os ângulos de cada "braço" em 90º exatos).

O ideal seriam 4 antenas de 90° e não 3 como você irá montar, mas dependendo da área que quer cobrir ( 270°, por ex.) funcionará sem problemas.

3. Comentei acima que usei um array do modelo hyperlink. Em anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         array_1.jpg
Visualizações:	1467
Tamanho: 	356,0 KB
ID:      	250  

4. Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Comentei acima que usei um array do modelo hyperlink. Em anexo.
    eu tenho essa foto sua aqui, vc já tinha postado num tópico sobre linux ap... Então, na verdade a pessoa q me dá assistência aqui, ele olhou no site da TSM o lóbulo de irradiação das antenas e disse que com 3 de 90º eu fechava os 360, pois clientes são todos "perto", o mais longe acredito q esteja no maximo a uns 2 a 3 km da base...

De qualquer maneira, caso não feche os 360, quais as implicações de mim manter a omni atual e adicionar essas 3 setoriais de 90º?

5. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    eu tenho essa foto sua aqui, vc já tinha postado num tópico sobre linux ap... Então, na verdade a pessoa q me dá assistência aqui, ele olhou no site da TSM o lóbulo de irradiação das antenas e disse que com 3 de 90º eu fechava os 360, pois clientes são todos "perto", o mais longe acredito q esteja no maximo a uns 2 a 3 km da base...

De qualquer maneira, caso não feche os 360, quais as implicações de mim manter a omni atual e adicionar essas 3 setoriais de 90º?
    Neste caso dos clientes próximos, até concordo com o técnico, em partes... vai funcionar mas não é o correto. Coloque então antenas de 120° (acho que não tem nenhuma homologada... não lembro).

Agora este lance de colocar esse omni junto, esquece, é economia à base de porcaria. Vai sujar o espectro todo e atrapalhar as setoriais. Espere a verba aumentar e coloque depois + 1 CM9 e outra TSM.

Tópicos Similares

1. Montagem de Antena Setorial e Radio
    Por diegofranca no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 05-01-2016, 14:22
  2. Alguem tem esquema de antena setorial ?????
    Por caioalex no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 20-08-2010, 07:24
  3. Respostas: 5
    Último Post: 12-01-2008, 11:58
  4. Respostas: 9
    Último Post: 27-02-2007, 11:00
  5. Antena Setorial vs. Erradiacao de spectro
    Por Good_speed no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 02-05-2005, 10:09

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L