Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá, eu de novo aqui e minhas dúvidas com setoriais...

Bom, atendo cerca de 240 clientes em 2 bases, com 2 omni hyperlink de 15 dbi... Uso mikrotik, com placas dlink AG530 (2 placas em cada base, 1 como ap em 2.4 e outro fazendo ptp e, 5.8). Como vcs devem imaginar, estou com problemas em virtude dos usuarios simultâneos. Já tenho as antenas TSM 90º de 15 dbi compradas, e cartões CM9 atheros, pretendo ligar 1 em cada antena, quadruplicando assim os clientes atendidos em cada base.

Minha duvida agora consiste no fato de as 2 bases estarem a cerca de 1 km de distância 1 da outra. Quais canais poderei usar, sem que 1 interfira na outra? O SSID uso o mesmo em toda a cidade?

2. Seria melhor eu montar as CM9 em 2 micros, ou espetar as 5 placas (4 em 2.4 e 1 em 5.8 fazendo o ptp) em 1 micro só, junto às antenas?

3. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá, eu de novo aqui e minhas dúvidas com setoriais...

Bom, atendo cerca de 240 clientes em 2 bases, com 2 omni hyperlink de 15 dbi... Uso mikrotik, com placas dlink AG530 (2 placas em cada base, 1 como ap em 2.4 e outro fazendo ptp e, 5.8). Como vcs devem imaginar, estou com problemas em virtude dos usuarios simultâneos. Já tenho as antenas TSM 90º de 15 dbi compradas, e cartões CM9 atheros, pretendo ligar 1 em cada antena, quadruplicando assim os clientes atendidos em cada base.

Minha duvida agora consiste no fato de as 2 bases estarem a cerca de 1 km de distância 1 da outra. Quais canais poderei usar, sem que 1 interfira na outra? O SSID uso o mesmo em toda a cidade?
    Estas bases estão muito próximas para o ganho dessas antenas... mas mudá-las de lugar não será uma boa solução...

O que poderá fazer é posicionar cada antena em uma base e outra, para que o lóbulo principal de uma não coincida com o de outra e, principalmente, ajuste o TILT das antenas para atender apenas a região que pretende cobrir.

Quanto aos canais, em cada base, só utilize 2, as antenas que estão de costas uma pra outra utilize no mesmo canal.

Quanto ao ssid, pode usar o mesmo, mas se puder mude, não precisa ser agora, pois o trabalho será imenso (ligar ou ir cliente a cliente é dose).

4. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Seria melhor eu montar as CM9 em 2 micros, ou espetar as 5 placas (4 em 2.4 e 1 em 5.8 fazendo o ptp) em 1 micro só, junto às antenas?
    Se for uma boa máquina (sem IRQ share), com um bom desempenho, pode usar tudo em uma só.

5. Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Estas bases estão muito próximas para o ganho dessas antenas... mas mudá-las de lugar não será uma boa solução...

O que poderá fazer é posicionar cada antena em uma base e outra, para que o lóbulo principal de uma não coincida com o de outra e, principalmente, ajuste o TILT das antenas para atender apenas a região que pretende cobrir.

Quanto aos canais, em cada base, só utilize 2, as antenas que estão de costas uma pra outra utilize no mesmo canal.

Quanto ao ssid, pode usar o mesmo, mas se puder mude, não precisa ser agora, pois o trabalho será imenso (ligar ou ir cliente a cliente é dose).
    mestre sérgio, sempre pronto a ajudar, valeu... Tenho que usar as 2 bases, pois a cidade é irregular e tem muitas árvores.. tem clientes que são atendidos por 1, mesmo estando mais perto da outra base, mas a visada é melhor nessa mais longe, entende? Na minha menor base, qual seria o problema em usar de repente 2 omni então?

Tópicos Similares

1. Quais Canais Usar?
    Por fcavalera no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 01-10-2008, 17:57
  2. Criar base de dados em DB2
    Por slackman no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 16-12-2007, 15:21
  3. Quais canais usar em 4 setoriais?
    Por froyer no fórum Redes
    Respostas: 19
    Último Post: 16-07-2007, 19:50
  4. AP 2000 quantos clientes colocar em cada cartão?
    Por marquinhoscx no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 06-05-2005, 13:53
  5. Respostas: 2
    Último Post: 22-10-2004, 13:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L