Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal gostaria de saber a velociade de acesso do cartao flash é superior ou inferior ao HD IDE.

2. Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Pessoal gostaria de saber a velociade de acesso do cartao flash é superior ou inferior ao HD IDE.
    Normalmente são muito mais rápido. Variando de acordo com o tamanho, modelo e fabricante.

3. Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Normalmente são muito mais rápido. Variando de acordo com o tamanho, modelo e fabricante.
    Não sei se entendí bem, mas passarei minha experiência (com conhecimento de causa):

Tenho 2 Compact Flash OEM 150x, com chipset Samsung, de 1 GB. Por ser 150 x (o mais rápido que já encontrei, atualmente), possui uma taxa de transferência de 22 Mbps - divulgado pelo fabricante.

Nos teste que realizei, apresentou uma taxa em torno de 20 Mbps, portanto, inferior a qualquer HD novo ou seminovo.

No entanto, substituí um HD antigo, de Quantum 3.2 GB, num desktop, e instalei Windows 98, e o rendimento ficou bem superior ao HD antigo ! Não testei a taxa do HD antigo, e talvez por ser velho e desgastado, estivesse com rendimento deteriorado.

Catvbrasil, poderia me explicar sobre o "tempo de acesso" ? Seria mais importante do que a taxa de transferência de dados ?

No caso do Mikrotik, um Compact Flash mais rápido melhoraria o funcionamento (após o sistema carregado) ? O MK roda totalmente carregado na RAM, ou efetua leitura no HD?

4. Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Não sei se entendí bem, mas passarei minha experiência (com conhecimento de causa):

Tenho 2 Compact Flash OEM 150x, com chipset Samsung, de 1 GB. Por ser 150 x (o mais rápido que já encontrei, atualmente), possui uma taxa de transferência de 22 Mbps - divulgado pelo fabricante.

Nos teste que realizei, apresentou uma taxa em torno de 20 Mbps, portanto, inferior a qualquer HD novo ou seminovo.

No entanto, substituí um HD antigo, de Quantum 3.2 GB, num desktop, e instalei Windows 98, e o rendimento ficou bem superior ao HD antigo ! Não testei a taxa do HD antigo, e talvez por ser velho e desgastado, estivesse com rendimento deteriorado.

Catvbrasil, poderia me explicar sobre o "tempo de acesso" ? Seria mais importante do que a taxa de transferência de dados ?

No caso do Mikrotik, um Compact Flash mais rápido melhoraria o funcionamento (após o sistema carregado) ? O MK roda totalmente carregado na RAM, ou efetua leitura no HD?

A minha intenção era utilizar o compact flash para instalar MK e fazer o proxy cache, ai é onde estar a minha duvida se o tempo de resposta do proxy perderia o rendimento utilizando o compact flash.

5. Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    A minha intenção era utilizar o compact flash para instalar MK e fazer o proxy cache, ai é onde estar a minha duvida se o tempo de resposta do proxy perderia o rendimento utilizando o compact flash.
    Para proxy cache, o ideal é no mínimo 20 ou 40 GB de espaço e 1GB de RAM, com o HD o mais rápido possível.

Dê uma pesquisada aquí no fórum, pois já foi explicado que não adianta um HD muito grande com pouca memória RAM. Para cada quantidade de RAM, recomenda-se alocar certa quantidade de espaço no HD; senão piora o desempenho.

Vários usuários desse fórum utilizam o flash para o Sistema Operacional e um HD na outra IDE para o cache.

Comparei o desempenho do meu compact flash citado ( Samsung 150X ) com um HD Seagate 7200 RPM usando o HD Tune e o desempenho do compact flash foi bem inferior... Não me lembro o "tempo de acesso", mas a taxa de transferência não chegou nem na metade.

O ideal mesmo seria HD SCSI ( até mais de um HD, em RAID 1) para aumentar o desempenho; uma vez que será acessado por dezenas ou até centenas de usuários simultaneamente !

Outro ponto que deve ser levado em conta (comumentemente negligenciado pelos "gurus" em informática e leigos em hardware), é o desgaste natural e perda de desempenho de um HD comum (IDE ou SATA); uma vez que não foram projetados para servidores, em uso ininterrupto e contínuo. Dentro de um ano ou pouco mais, repetindo-se o teste com o HD Tune , pode-se perceber perda de até metade do desempenho !
    Última edição por w4rh4ck3r; 07-02-2007 às 10:39.

Tópicos Similares

1. Controle de acesso no Hotspot
    Por thiagodede no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 27-04-2007, 20:03
  2. Mikrotik no compact-flash
    Por fe4r no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 05-02-2007, 10:11
  3. Restricoes de acesso no samba
    Por bruno_forum no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6