Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Senhores, e eventuais senhoras

Há muito frequento o fórum, esse é meu primeiro post. Minha pergunta é genérica demais, gostaria apenas de uma pequena trocas de experiências.

O caso é o seguinte: gerencio uma rede pequena de wireless com 500 clientes. A geografia de minha cidade é um tanto única (estamos em uma baixada, cercados por morros), as áreas altas da cidade são áreas de preservação, sem possibilidades de construirmos mais torres. A topologia da rede, exatamente por isso, apresenta APs centralizados, poucos APs, muitos clientes. A utilização simultânea vai a 300 clientes de vez em quando, meu workaround são rotinas em minha bridge pra ir tirando trafego de p2p, de jogos, e afins para balancear a carga. Claro, uma saída de otário.

Vamos reestruturar a rede até o meio do ano, dobraremos o número de clientes. Fiz meu primeiro teste com Mikrotik+DWL-G520+setorial Hyperlink, posso afirmar que foi uma das melhores licenças já pagas. Tudo funciona 100%, mas com carga aceitável de 100 clientes, com utilização simultânea de 40 em picos. Só que, na torre mais comprometida (que hoje funciona com 2 setoriais de 90 graus), teremos em pouco tempo quase 500 clientes pendurados em um único AP. Não há QoS no mundo que deixe a situação aceitável.

Existe alguma solução (Hardware) para abrigar tantos clientes?

Pensei em dividir a carga das setoriais e por mais parabolicas com angulações menores, aumentando assim o numero de APs. Só que cai no problema da interferencia, diversas antenas proximas umas das outras, em canais igualmente próximos. Perdoem se a pergunta for muito estúpida.

2. Talvez MESH, ajude, pois poderia montar vários APs "pequenos" em modo AD-Hoc, usando o mesmo canal.

Outra solução seria, criar vários POP (em sobrados ou prédios de 3 andares), interligá-los em 5.8 e distribuir em antenas de 2.4 Ghz de baixo ganho, ou seja, células menores não interferentes.

3. Citação Postado originalmente por jjoyce Ver Post
    Senhores, e eventuais senhoras

Há muito frequento o fórum, esse é meu primeiro post. Minha pergunta é genérica demais, gostaria apenas de uma pequena trocas de experiências.

O caso é o seguinte: gerencio uma rede pequena de wireless com 500 clientes. A geografia de minha cidade é um tanto única (estamos em uma baixada, cercados por morros), as áreas altas da cidade são áreas de preservação, sem possibilidades de construirmos mais torres. A topologia da rede, exatamente por isso, apresenta APs centralizados, poucos APs, muitos clientes. A utilização simultânea vai a 300 clientes de vez em quando, meu workaround são rotinas em minha bridge pra ir tirando trafego de p2p, de jogos, e afins para balancear a carga. Claro, uma saída de otário.

Vamos reestruturar a rede até o meio do ano, dobraremos o número de clientes. Fiz meu primeiro teste com Mikrotik+DWL-G520+setorial Hyperlink, posso afirmar que foi uma das melhores licenças já pagas. Tudo funciona 100%, mas com carga aceitável de 100 clientes, com utilização simultânea de 40 em picos. Só que, na torre mais comprometida (que hoje funciona com 2 setoriais de 90 graus), teremos em pouco tempo quase 500 clientes pendurados em um único AP. Não há QoS no mundo que deixe a situação aceitável.

Existe alguma solução (Hardware) para abrigar tantos clientes?

Pensei em dividir a carga das setoriais e por mais parabolicas com angulações menores, aumentando assim o numero de APs. Só que cai no problema da interferencia, diversas antenas proximas umas das outras, em canais igualmente próximos. Perdoem se a pergunta for muito estúpida.
    Você poderia pensar em uma solução com um pc potente (2.0GHz e 512mb de ram) com 4 cartões SENAO (por exemplo)... estes seguram de 80 a 120 clientes cada, ou poderia fazer melhor, dividindo o tráfego entre outras 2 ou mais POPs... Com Mikrotikl é claro... fica bem viável assim....

4. Eu queria ter um "pequena" rede wireless assim como vc cita hehehehe.. 500 clientes, e que vai dobrar... Bom, aqui eu tenho cerca de 260 clientes na cidade maior que atendo, com apenas 2 centrais. Estou usando omni, e está batendo já em 66 clientes simultâneos num cartão Dlink AG530, que usa Atheros 5213 como chipset.

O que irei fazer aqui acho que se aplicaria a vc, vou dividir o pessoal da omni em 4 setoriais de 90º 15 Dbi da TSM, usando nas antenas que ficam de Costa uma para outra o mesmo canal, e nas 4 o mesmo SSID.

Claro, segundo sua descrição, as setoriais de menor ganho que essas minhas e mais POPs distribuídos pela cidade, como o sérgio comentou...

5. De 80 a 120 clientes simultâneos nas placas SENAO?? Assim, perdão a ignorância, mas possuíamos, há muito tempo atrás, modelos de AP SENAO (NL-2611CB3 PLUS) ele não aguentava nem um pouco a carga de clientes. Vivia com latências absurdas, ao ponto de ser obrigado (antes de substituí-lo) a limitar o acesso p2p/streaming audio e video de todos os clientes do AP.

Minha área de abrangência é de 180 graus, os outros 180 são o morro. A geografia daqui não ajuda nem um pouco. Por isso possuo apenas 2 setoriais.

Seria viável umas 4 parabólicas em 4 cartões? Os canais não overlapping seriam o 1, 6 e o 11. Se utilizasse o 1, 4, 7, 11, o espectro ficaria poluído, não?

Hoje, o novo AP com mikrotik, utiliza um 2.4Ghz, com 512Mb de RAM. Até julho ele receberá mais 2 setorias e 2 placas DWL-G520, ou qualquer outra que venha ter conhecimento (Fiquei interessado por esses Cartoes SENAO).

Tópicos Similares

1. sou iniciante e preciso de ajuda
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 11-10-2002, 06:12
  2. Ajuda..Travo tudo.. Help!!
    Por joe_fox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 27-09-2002, 08:12
  3. Ajuda PCMCIA
    Por vandemberg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7