Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, sou novo no fórum e no mundo Linux.
    Seguinte:
    Um ex-funcionário da empresa montou um servidor Win2003/Active Directory(AD) e depois saiu. Esse servidor provê os seguintes serviços: Dominio com Autenticação de Usuários previamente cadastrados no AD, DNS, Compartilhamento de Arquivos e Impressoras, e o principal: Politicas de Segurança de Rede ( Por exemplo: Qual Usuário pode Acessar Determinado Recurso em Determinada Máquina, Qual Grupo pode fazer isso ou aquilo, etc).
    Então, gostaria de saber, se posso subistituir esse Servidor Win2003/AD por um Linux, sem perder absolutamente nenhum recurso ou serviço que o Win2003/AD me fornece atualmente.
    Se a resposta for sim, qual distribuição e quais os serviços devo configurar e levantar?
    Qual configuração de Hardware seria legal pra prover tudo isso em uma Única Máquina?
    Talvez eu tenha que fazer tudo novamente para o Linux funcionar e rodar legal, e por isso mesmo, gostaria de criar e manter uma política de bkp, gostaria de dicas sobre isso também.
    Pretendemos fazer tudo bem documentado, para que se um dos Administradores da Rede sair da empresa, outros possam manter e até melhorar o que já foi implementado.
    Conto com vocês.

Obrigado.

2. Samba + Ldap + DHCP + CUPS.

O AD nada + é, que um Servidor LDAP em relacao a autenticacao.

Ah... ainda tem kerberos!!

mtec

3. cara..

como o mtec disse, você pode usar as ferramentas acima, mas tem um porém.. no linux você não dispõe de ferramenta para política de segurança como o AD, você precisaria de gerar algumas políticas numa maquina windows, ae quando o usuário loga no sistema é executado algumas modificações no registro do windows...

assim você pode especificar qual usuário terá acesso a q...

valeu

4. Cara, pelo que pude entender uma solução extremamente simples para você e que deve lhe atender (pelo que entendi) é um servidor SAMBA PDC, ele serve como controlador primário de domínio(PDC), e com isso você cadastra os clientes winXP, e eles podem fazer autenticação no domínio, o que implica na necessidade de um cadastro no servidor, ele monta automáticamente como mapeamento do windows o seu home numa letra qualquer, definida no smb.conf, uma coisa que não entendi o que quis dizer foi

"Qual Usuário pode Acessar Determinado Recurso em Determinada Máquina, Qual Grupo pode fazer isso ou aquilo, etc)."

o que chama de recurso, ou fazer isso ou aquilo?? seja mais específico, então posso lhe dizer se essa solução será praticável para você ou não, se servir, posso lhe mandar uma documentação e meu conf comentado, falou!

5. Citação Postado originalmente por Laedrus Ver Post
    uma coisa que não entendi o que quis dizer foi

"Qual Usuário pode Acessar Determinado Recurso em Determinada Máquina, Qual Grupo pode fazer isso ou aquilo, etc)."

o que chama de recurso, ou fazer isso ou aquilo??
    ele quis dizer com relação a usuário que pode acessar recursos do tipo "painel de controle", instalar ou remover programas, acessar o prompt, etc...

Tópicos Similares

1. Active Directory no Linux a partir de Servidor com Server 2008
    Por lexwin7 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 23-07-2012, 22:40
  2. Respostas: 8
    Último Post: 05-12-2011, 12:42
  3. Qual e o Active Directory do linux? Diretiva de Grupo?
    Por Humildade no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 23-09-2009, 07:31
  4. Respostas: 0
    Último Post: 15-09-2004, 13:01
  5. No windows server tem o Active Directory...e no Linux?
    Por Vaza no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 18
    Último Post: 01-08-2004, 06:13

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L