+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Renomear usuários no samba

    Pessoal, administro um servidor samba PDC, e me pediram para renomear alguns usuários, a primeira coisa que pensei foi criar o novo usuário copiar os arquivos e chown e chgrp neles para o novo usuário.

    Problema: alguns usuários tinham no mínimo 6 GB em home (a maioria), então pensei em ir no /etc/passwd, /etc/shadow e /etc/samba/smbpasswd e renomear os usuários, testei isso em casa e funcionou perfeitamente.

    na hora de aplicar no cliente, 5 minutos após fazer tudo e funcionar perfeitamente, a maioria dos usuários começou a reclamar do acesso ao servidor, pois realmente ficou instável, programas que utilizavam arquivos do servidor travaram, foi o caos, reiniciando o servidor, tudo voltou a funcionar normalmente

    depois de fazer em outra máquina o mesmo procedimento algo parecido ocorreu, mas acabei por descobrir um conflito entre 2 placas de rede que aconteceu quando reiniciei a máquina(vale observar que o conflito só começou quando reiniciei a máquina)

    fiz esse procedimento pois lembrei que antigamente esses arquivos eram editados na mão, e não havia scripts (comandos) para fazer isso até onde sei, mas fiquei com a pulga atrás da orelha quanto a isso.

    essa é a questão: é um procedimento errado manipular esses arquivos de sistema sem reiniciar o servidor? depois de reiniciar ele renova as informações, mas antes disso há algum conflito?

    só para lembrar, os 3 arquivos editados foram /etc/passwd /etc/shadow /etc/samba/smbpasswd

    lembrando também que não mudei o UID nem GID de ninguém, alterei o home (o qual renomeei para o nome do "novo usuário"), mudei o "label" o nome mesmo, escrito, nesses 3 arquivos, e aí rodou, mas apresentou esse problema depois de uns 20 minutos.

    outra, até agora não vi, mas será que existe algum comando para só renomear usuário??

  2. #2

    Padrão

    Pessoal, na empolgação da dúvida acabei achando algo útil dessa vez:

    usermod -l
    User chamado billgates renomeando para linux
    usermod -l linux billgates

    usermod era o que estava procurando, mas a dúvida persiste se "é errado" editar na mão, alguém sabe dizer?

  3. #3

    Padrão

    Olha, eu sempre renomeei na mão e nunca tive problemas, mas é claro que tem que ficar esperto em trocar em todos os arquivos, e se o usuário pertence a mais de um grupo, tem que alterar o nome do usuário dentro de /etc/groups.


    Abraços!