+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, administro um servidor samba PDC, e me pediram para renomear alguns usuários, a primeira coisa que pensei foi criar o novo usuário copiar os arquivos e chown e chgrp neles para o novo usuário.

Problema: alguns usuários tinham no mínimo 6 GB em home (a maioria), então pensei em ir no /etc/passwd, /etc/shadow e /etc/samba/smbpasswd e renomear os usuários, testei isso em casa e funcionou perfeitamente.

na hora de aplicar no cliente, 5 minutos após fazer tudo e funcionar perfeitamente, a maioria dos usuários começou a reclamar do acesso ao servidor, pois realmente ficou instável, programas que utilizavam arquivos do servidor travaram, foi o caos, reiniciando o servidor, tudo voltou a funcionar normalmente

depois de fazer em outra máquina o mesmo procedimento algo parecido ocorreu, mas acabei por descobrir um conflito entre 2 placas de rede que aconteceu quando reiniciei a máquina(vale observar que o conflito só começou quando reiniciei a máquina)

fiz esse procedimento pois lembrei que antigamente esses arquivos eram editados na mão, e não havia scripts (comandos) para fazer isso até onde sei, mas fiquei com a pulga atrás da orelha quanto a isso.

essa é a questão: é um procedimento errado manipular esses arquivos de sistema sem reiniciar o servidor? depois de reiniciar ele renova as informações, mas antes disso há algum conflito?

só para lembrar, os 3 arquivos editados foram /etc/passwd /etc/shadow /etc/samba/smbpasswd

lembrando também que não mudei o UID nem GID de ninguém, alterei o home (o qual renomeei para o nome do "novo usuário"), mudei o "label" o nome mesmo, escrito, nesses 3 arquivos, e aí rodou, mas apresentou esse problema depois de uns 20 minutos.

outra, até agora não vi, mas será que existe algum comando para só renomear usuário??

2. Pessoal, na empolgação da dúvida acabei achando algo útil dessa vez:

usermod -l
    User chamado billgates renomeando para linux
    usermod -l linux billgates

usermod era o que estava procurando, mas a dúvida persiste se "é errado" editar na mão, alguém sabe dizer?

3. Olha, eu sempre renomeei na mão e nunca tive problemas, mas é claro que tem que ficar esperto em trocar em todos os arquivos, e se o usuário pertence a mais de um grupo, tem que alterar o nome do usuário dentro de /etc/groups.

Abraços!

Tópicos Similares

1. problemas com usuario no samba
    Por meb no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 16-01-2004, 15:04
  2. Perfil de usuarios no Samba
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 02-12-2003, 12:32
  3. incluir usuario no samba
    Por no fórum Servidores de Rede