Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, to desenvolvendo um programa e nele recebo um username e uma password e tenho que comparar com a password do username do linux...

Depois de muito procurar descobri a função
    struct passwd = *getpwnam(char *username)
    nessa struct tem um campo pw_passwd. Mas idependente do usuário que eu consulto ele sempre me retorna o password "x". No man getpwnam verifiquei que ele pega esses dados do arquivo /etc/passwd, ao abri-lo constatei que realmente todas as passwords são mostradas como x...

exemplo: root:x:0:0:root:/root:/bin/bash

Imaginei que o linux não mostraria a password por motivos de segurança...mas mesmo no programa ele não mostra...Tem alguma outra forma de fazer isso ou eu que estou cometendo algum erro...

2. Cara acho dificil vc conseguir comparar o password já que o linux criptografa os passwords com uma chave unica que so ele conhece, mas na verdade os passwords ficam no /etc/shadow nas distros mais novas , esse comando em C devia ser para versões de linux mais antigas, que o password ficava no /etc/passwd.

falows

3. não existe nenhum comando onde eu posso testar se um username e uma password fornecida corresponde com o password do usuário no linux?? Tanto faz ser em C ou comandos bash...

Valeu...

4. Cara tenta dar uma lida sobre o PAM e o PAM_authenticate que eh o sistema de autenticação que o linux usa, e ve se tem como vc passar um login e senha e o pam checar.

falows

5. Cara, pode ser que você consiga algo pelo status de funções... lembre-se que sempre que dá certo retorna 0.

Abraços!

Tópicos Similares

1. pop3 + passwords em plaintext + proteger
    Por teixeira1985 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 13-08-2007, 13:27
  2. Iniciação em Linux me ajudem!!!
    Por Raie no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 5
    Último Post: 03-11-2002, 06:33
  3. Respostas: 0
    Último Post: 10-06-2002, 18:03