Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Link assimetrico no Mikrotik

Eu tenho um link 1mb full da operadora Intelig que passa pelo meu MK e vai direto para meus clientes, minha duvida é a seguinte eu estou vendendo links aos meus usuarios residenciais so q eles estao saindo full tipo se 3 clientes usarem 300k acabou o link como faco para fazer a assimetria na velocidade que vai para os meus clientes e fazer como a velox e outras operadoras fazem e dar apenas 10%, sei q tem alguma coisa a ver com o QoS, sera q alguem poderia me ajudar?

Padrão

No MK não sei, mas no Linux, o CBQ tem o item de reserva de banda, ou seja, ele pode usar o nominal dele ou se for o caso, de navegar a 300 kbps e se ficar cheio, ele desce até o valor nominal.

Padrão

Amigo no wiik aqui no under tem um passo a passo muito bom segue o link https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik seguinte faça controle de banda de p2p definindo uma velocidade pra todos os seus clientes compartilharem pra este tipo de aplicação por exemplo 64kbps, e deixo o restante do link pros demais serviços, depois vc pode definir a velocidade dos clientes um a um se preferir, pode tambem limitar tambem o numero de sessoes tcp, e nao sei se eh o caso habilitar o proxy no mikrotik da uma olhada no link vale a pena

Padrão

Eu nao sei se estou sendo claro ou nao estou conseguindo fazer me compreender, eu tenho um link full e estou distribuindo full mas nao quero pois nao consigo colocar nem 15 pessoas, quero fazer uma assimetria e usar o QoS, entenderam? em outras palavras quero dar 128k aos meus clientes mas nao quero q seja full

Padrão

Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Eu nao sei se estou sendo claro ou nao estou conseguindo fazer me compreender, eu tenho um link full e estou distribuindo full mas nao quero pois nao consigo colocar nem 15 pessoas, quero fazer uma assimetria e usar o QoS, entenderam? em outras palavras quero dar 128k aos meus clientes mas nao quero q seja full
    Onde seria o "full"???? Você ter um link de 1 MB "full" dá pra colocar umas 35 pessoas com 300k cada uma.... O próprio mikrotik já trabalha com assimetria... Como já comentado, se está tendo problemas com consumo excessivo de banda, há necessidade de criar algumas regras para deixar filé... Qualquer coisa entra em contato...

Padrão

Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post

Certo, eu entendo.. esta situacao ocorre porque seu link esta folgado por isto seus clientes esta chegando a banda full.. (otimo) a banda garantida e para situacoes de horarios de picos "aqui e das 10 as 17:00" que tem uma grande quantidade de usuarios utilizando e normalmente ninguem consegue chegar a banda contratada pois o link vai trabalhar cheio. Ai quando o cara for baixar ele nao vai chegar a banda que ele contratou ele vai ligar informando que nao esta chegando aos 256 que contratou e vc vai informar que a banda dele garantida e de x, entendeu? isto e o que as operadas fazem.

Aqui na empresa usamos um metodo diferente.. garantimos a banda até o nossos servidores, nao garantimos banda para acesso externos pois vc nao vai ter garantia que o servidor de onde ele esta baixando tem banda suficiente pois ele pode ta baixando la do iraque heeheh.... ou a rota pode esta congestionada.. etc e tal e daqui que vc explique..... Neste metodo e so mandar o cliente acessar a pagina da empresa e fazer o teste de velocidade que registra a velocidade que deu no db e pode ser consultado pelo suporte, chegando a velocidade contratada fechamos o chamado.

Recomendo montar um servidor para priorizar os servicoes essenciais banco, email, navegacao... e claro um bom cache. e ai e so relachar pois a ebt cobra a banda e nao o trafego.