Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. meus caros colegas.......

estou com 12 radios e estou afim de montar uma rede mesh... aqui na minha cidade..... entao... quem pode ajudar a confg????

principais duvidas:

como fica a confg dos radios?? (bridge / cliente / wds / ap / etc... )

quais e que tipo de antena????

distancia entre radios???

como ficara a autenticagem os usuarios???? sera que o PPPOE ira rodar???
    Última edição por socrateschalkidis; 06-05-2007 às 17:22.

2. bridge, ative o mesh, ou seja tens que usar o aprouter, ou algum outro radio com firmware tipo radios linksys e firmware freinfunk.net, na minha opiniao a melhor solução.

vc nao falou que radio tens mas vamos supor que seja o aprouter, te aconselho a fazer uma coisa bem planejada no papel antes,

pq? simplesmente assim, mesh funciona ate 8 nodos teoricamente, mas pessoas que ja usaram dizem que bom mesmo fica ate o 3 nodo, depois começa a dar problema quando a trafego,, então o ideal é colocar o link de internet no meio, ou no caso as vezes ter 2 links, tipo um em um lado outro no outro.

tipo colocar eles nos topos dos predios,

antenas omni de 8 db, nao mais que isso. tem varias, podes usar sei lá as da OIW, veja uma boa ai, mas nao seja louco de colocar omnide 12 db da aquarios como vi um pessoal fazendo,

para calcular a distancia faça um teste, de a quantos metros sem antena vc consegue se conectar... tipo se der 150 mts, entao use uma distancia de 300 mts entre um radio e outro, acho esta a distancia ideal.
    pois assim, ha varios tipos de notebook, e acho que 150 mts funcione com eles. e claro as pci que tem aquelas anteninhas de 2 dbi, ja usei em pcs aqui a 600 mts, com pci e anteniha de 2 dbi, mas aquela que da de colocar em cima do computador,

se vc colocar o radio em AP e ele sendo o gateway da rede, dai vc pode usar mesh e rede sem fio normal, ta ai uma sugestão que tem que ser analisada para ver se compensa.
    Última edição por jhonnyp; 07-05-2007 às 07:14.

3. OK....

ESTOU USANDO P/ TESTE RADIO EDIMAX C/ AP ROUTER 6.1....

TENHO 4 ANTENAS HIPERLINK, 3 AQUARIOS E 5 DA GI-LINK.... TODAS DE 15 Dbi

TOU COLOCANDO PRIMEIRO NO PAPEL REALMENTE.... P/ DEPOIS SUBIR O MATERIAL....

A OUTRA DUVIDA E COM RELACAO A AUTENTICAGEM DOS USUARIOS.... COMO FICA??? PPPOE????

Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    bridge, ative o mesh, ou seja tens que usar o aprouter, ou algum outro radio com firmware tipo radios linksys e firmware freinfunk.net, na minha opiniao a melhor solução.

vc nao falou que radio tens mas vamos supor que seja o aprouter, te aconselho a fazer uma coisa bem planejada no papel antes,

pq? simplesmente assim, mesh funciona ate 8 nodos teoricamente, mas pessoas que ja usaram dizem que bom mesmo fica ate o 3 nodo, depois começa a dar problema quando a trafego,, então o ideal é colocar o link de internet no meio, ou no caso as vezes ter 2 links, tipo um em um lado outro no outro.

tipo colocar eles nos topos dos predios,

antenas omni de 8 db, nao mais que isso. tem varias, podes usar sei lá as da OIW, veja uma boa ai, mas nao seja louco de colocar omnide 12 db da aquarios como vi um pessoal fazendo,

para calcular a distancia faça um teste, de a quantos metros sem antena vc consegue se conectar... tipo se der 150 mts, entao use uma distancia de 300 mts entre um radio e outro, acho esta a distancia ideal.
    pois assim, ha varios tipos de notebook, e acho que 150 mts funcione com eles. e claro as pci que tem aquelas anteninhas de 2 dbi, ja usei em pcs aqui a 600 mts, com pci e anteniha de 2 dbi, mas aquela que da de colocar em cima do computador,

se vc colocar o radio em AP e ele sendo o gateway da rede, dai vc pode usar mesh e rede sem fio normal, ta ai uma sugestão que tem que ser analisada para ver se compensa.

4. neste caso,( rede mesh) eu usaria Hotspot, pois por ser uma rede em malha e de grande moldabilidade, penso eu que pppoe ficaria muito trabalhoso. te aconselho a nao usar pppoe, faz um servidor de hotspot central, como suas antenas sao de 15 db, faça um teste antes para saber qual melhor distancia entre um ap e outro, mas acho que 300 mts é o ideal. mas veja bem pq como são de 15 dbi, sua abertura é mais longa, o que difuculta para os clientes mais proximos, então o melhor não é os predios mais alto, pois uma omni de 15 dbi em um predio de 20 andares, em baixo é provavel que nem tera sinal, sabe é questao de testes

5. e ai cmo anda? desistisse? se eu tivesse money eu tbem gostaria de fazer o que vc esta fazendo.

Tópicos Similares

1. Associar IP ao usuário no squid
    Por macvitor no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 23-05-2005, 16:53
  2. Como dar mais direitos aos usuários?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 15-04-2004, 12:55
  3. Limitar espaco aos usuarios do samba
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3