Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá senhores, e eventuais senhoras,

    Há mais ou menos 2 meses postei um tópico com dúvidas sobre mikrotik e viabilidade para implementar uma solução. Pois bem, a solução foi posta em prática e gostaria de dividir algumas impressões, já agradecendo a ajuda dada pelos colegas Sergio, catvbrasil, xandemartini e w4rh4ck3r.

    Substituí um AP-1000 que estava ligado em um aplificador e em um dos cartões possuia um divisor para duas antenas. Substitui toda parafernalha por um box com MK ( PIV 3Ghz, 512Mb de ram e um cartao CF de 1 Gb) e 4 placas dwl-g520. Sem amplificadores, usamos 4 antenas direcionais hyperlink de 24 dbi.

    Como substituimos a torre que operava em pleno funcionamento e aumentamos o numero de ssids em 2, demorou um tempo ate reconectar todo mundo, balancear a carga entre as placas, etc.... Foi um pequeno pesadelo, que durou 3 dias.

    Hoje, depois de 1 mes de operação, posso relatar o seguinte:

    A qualidade do sinal melhorou bastante, mas não chega mais em pontos distantes da torre (pontos que eram atendidos de forma sofrível com a solução com amplificadores, mas eram atendidos). Como antes possuíamos apenas 2 cartões, e pulamos para 4, a interferência foi um problema... A primeira antena está bem distante do espectro de ação das outras 3, ficou com o canal 1. Na sequência, as outras antenas, ficaram com os canais 11,6,1... As três últimas antenas estão se complementando no ângulo de cobertura, onde o espectro de uma termina, começa a da outra.

    Na primeira placa, a situação está estável e com uma saída de dados constante, chegando até 1 Mbps nos horários de pico. A segunda placa possui o maior número de clientes conectados (50 no total) e é a que apresenta maior instabilidade. Os valores de timeout de pacotes ACK em alguns clientes chega a 408, as trocas de valores dos rates é constante e diversos clientes (apesar do nível de sinal, ex: -55 Dbm) não passam de 2Mbps.

    Em alguns casos, a latência caiu de 50 ms com pacotes de 1024 (solução antiga - AP1000) para 2 ms (Mikrotik). Mas no geral, as conexões da grande maioria pioraram. Existem momentos de latências baixas e saída de dados excelentes, mas na grande maioria das vezes a latência oscila muito, saindo de 2 ms para 300ms na sequência de icmp.

    Já tentei reconectar os clientes com ACK altos, e mesmo nas outras antenas o ACK permanece alto.

    O único porém que encontrei foi esse, instabilidade nos clientes. Minha intenção era utilizar um equipamento para grande número de conexões, em cenários diversos. Acredito, piamente, que a solução que apresentei para minha empresa não foi a melhor, pois aparelhos da proxim, ou cisco, mostram-se mais estáveis nesses ambientes heterogêneos. Os cartões atheros mostram-se com uma sensibilidade imensa, com sinal claro e níveis de SNR excelentes, mas infelizmente nos casos com muito poluição ele não se comporta legal.

    Claro, essas são MINHAS impressões. Nada garante que tenha feito um mal planejamento e por isso tenho notado tais problemas.

    Alguém já passou por situação semelhante??? Alguma dica, macete para tentar amenizar a situação???

  2. amigo eu ja passei por esse mesmo problema usando placa com chip athero
    so resolvi trocando pelo cartao da senao SENAO SL-2511CD PLUS
    eu uso esse cartao em conjunto com uma antena de 12db e roda show



  3. Estou preste a comprar equipamentos para 3 torres e nao sei o que fazer, esta pensando em comprar 510 ou 530 mas soube que elas sao apenas de 100mw eu pensava que eram de 200mw, as ubiquit de 400mw dizem aqui no forum que nao funciona bem na versao 2.9.27, aqui na minha cidade o que tem de poluição, eu faço um scan e aparece mais de 40 redes wireless, canal vago nem pensar!
    o que voces acham?? o que devo comprar??

  4. Melhor performance e da conta do recado:

    SENAO SL-2511CD PLUS

    Experiência comprovada, tenho 10 funcionando num provedor com 400 clientes, ping baixos e sinal exelente usando setorial ....



  5. #5
    Luciana-Martins
    Bom!

    Vamos colocar a casa em ordem!

    1 - Você usa essa direcionasi hyperlink para PTP´s?
    2 - Se não for, é para cobrir um area de 360?


    Bom vamos começar,,

    1 - Direcional de 24 dbi da hyperlink na linha 2,4~2,5 GHZ, somente a HG2424G! Como a propria diz, angulo de abertura 8 graus e 8,5 graus, e sofre muito com polarização cruzada, e com a falta de uma boa relação frente/contas contra sinais incidentes!
    Para começar, como já possu uma quantidade legal de clientes, utilize 04 setorias de 90 graus, em array, com um mescla de canais , e de preferencia com regulagem de TILT para o melhor aproveitamento da area de cobertura!

    Apartir desta mudança ja se pode analizar a melhora com toda a certeza...

    Obs: Não obtei por indicar 02 Setoriais de 180 graus devido a ja utilização de 04 cartoes/placas..
    Obs: Não lhe comentei sobre omni-direcionais devido a todos problemas ja citados em locais com alta utilização do spectro de 2,4~2,5 Ghz..

    hehehe

    Bjss






Tópicos Similares

  1. Respostas: 31
    Último Post: 10-09-2014, 20:57
  2. Respostas: 38
    Último Post: 05-12-2011, 12:37
  3. Solução BKP em Servidor XDM ?
    Por spyderlinux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 06-06-2006, 11:19
  4. Quero adquirir uma solução baseada em linux!!
    Por helio_traxx no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 9
    Último Post: 09-01-2006, 23:25
  5. solução em e-mails
    Por beastie no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 03-03-2004, 12:52

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L