Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Ajuda Com Burst Limit

    ola a todos amigos, alguem tem ai um burst limit que funcione ???
    que o cliente teste a velocidade e de por exemplo 128k, mas depois de algum tempo fazendo download e so no download baixe para 64k por exemplo.?

    to testando aqui e nao achei nada, e em post anteriores tambem nao achei.....

    uso mikrotik 2.9.27 preciso muito de ajuda, pois tem vampirinho aqui que nao da tregua quase 500mb em um dia e fogo!!!

  2. #2

    Padrão

    Me fale em quanto tempo você deseja q o cara tenha 128K para poder baixar para 64K, para poder te passar a fórmula?
    1min, 2min...?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    ola a todos amigos, alguem tem ai um burst limit que funcione ???
    que o cliente teste a velocidade e de por exemplo 128k, mas depois de algum tempo fazendo download e so no download baixe para 64k por exemplo.?

    to testando aqui e nao achei nada, e em post anteriores tambem nao achei.....

    uso mikrotik 2.9.27 preciso muito de ajuda, pois tem vampirinho aqui que nao da tregua quase 500mb em um dia e fogo!!!


    Entao, como disse o amigo acima é bom vc definir qual o tempo que vc quer que seu cliente utilize o burst limit. Mas vou te manda uma "receitinha de bolo" que eu utilizo em meu servidor e funciona muito bem. Eu faço isso para alguns heavy users também.

    Vamos montar o burst limit de acordo com sua rede:

    Vc vende pacotes de 128 kbps, entao se o cara nao navegar muito, somente abertura de paginas ele tera os 128 kbps constantes, porém se ele começar a baixar algo a velocidade dele cairá pra 64 kbps.

    Primeiro, entra na simple queue do cliente que vc quer controlar, muda o max limit dele pra 64 kbps, a patir de agora a banda dele é 64 kbps.
    Depois vai em burst limit e no quadro da esquerda vc pode colocar a banda de upload do cara; no da direita vc coloca os 128 kbps que vc quer que seja o burst dele.
    No burst treshold vc pode colocar por ex. os 64 kbps, isso significa que se o cliente estiver gastando menos banda que os 64 kbps ele terá um burst de 128 kbps até ele estourar os 64 kbps ou estourar o tempo limite para esse burst.
    No burst time vc coloca o tempo que quer que ele tenha o burst limit, lembrando que se vc colocar 10 segundos, nao quer dizer que ele terá 10 segundos a 128 kbps para depois cair para 64 kbps. AKi eu utilizo 60 segundos de burst time, vc pode fazer um teste com o tempo um poko maior até achar quando está bom.

    Resumindo: Max limit 64kbps / 64 kbps
    Burst limit: 64kbps / 128 kbps
    Burst Treshold: 64kbps / 64 kbps
    Burst Time: 60s / 60s

    Qqer coisa posta ai o resultado, aki deu certo.

    Boa sorte.
    Abçs.
    Alexandre.

  4. #4

    Padrão

    pois e aqui nao funcionou nao, nos testes de velocidade da 64k, eu queria que dese 128k e so baixase para 64k quando o caba fiser download....

    mas e assim, aqui ainda nao consegui fazer mikrotik 2.9.27.
    se alguem tiver mais uma RECITA agradeço !

  5. #5

    Padrão

    Aumenta o tempo pra uns 90s. Aki eu fiz o teste novamente e deu muito certo.

    Ps: pra vc fazer o teste de burst limit no rjnet, por exemplo, feche o servidor, pois só o fato dele estar aberto conta como trafego no seu limite. Vc vai notar que as primeiras medições ficarão bem proximas dos 128 kbps, oscilando um pouco pra cima ou para baixo, mas depois de vc estourar o burst treshold ou mesmo o burst time essas medições caem pra 64 kbps.

  6. #6
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pantanero2006 Ver Post
    Aumenta o tempo pra uns 90s. Aki eu fiz o teste novamente e deu muito certo.

    Ps: pra vc fazer o teste de burst limit no rjnet, por exemplo, feche o servidor, pois só o fato dele estar aberto conta como trafego no seu limite. Vc vai notar que as primeiras medições ficarão bem proximas dos 128 kbps, oscilando um pouco pra cima ou para baixo, mas depois de vc estourar o burst treshold ou mesmo o burst time essas medições caem pra 64 kbps.
    Pois é eu segui essa receita mas so da certo quando o up é igual ao down, uso a versão 2.9.6
    Queria fazer assim:
    até 60s 64k/150k depois 32k/64k
    Última edição por marcelomg; 24-05-2007 às 13:55.

  7. #7

    Padrão

    Como o amigo acima falou, quando se coloca por exemplo 60s no time não quer dizer q fique os 60s a 128K, pois vai depender do burst treshold. Assim testes de velocidade q demoram um pouco para dar o resultado vai estourar o tempo de burst e consequentimente cairá para o max limit.
    Para q entendam melhor explicarei como funciona o cálculo de burst tomando como exemplo a receita do amigo Pantanero2006 e com o download:

    Max limit (down) 64 kbps
    Burst limit (down): 128 kbps
    Burst Treshold (down): 64 kbps
    Burst Time (down): 60s

    Pois bem, o estouro do burst limit só acontecerá e cairá para o max limit quando o resultado da fómula
    "(burst limit * burst time) / burst time" for iqual ao "bust treshold".
    Então, na receita do amigo aí, para podermos saber exatamente quantos segundos o cliente terá os 128k, fica:

    (128*tempo) / 60 = 64
    128*tempo = 3840
    tempo = 3840/128
    tempo = 30s

    Assim com esta receita do colega, se o teste de velocidade durar mais q 30s, claro q vai cair para o max limit.

    Então sugiro, colocar em "burst time" 120s que dará exatos 60s de tempo real com burst limit!

    Espero ter ajudado!

    obs.: de acordo com o manual e entendimento do burst, desenvolvi estas fómulas.
    Última edição por kryseck; 24-05-2007 às 14:46.

  8. #8

    Padrão

    ta ok vou testar aqui e posto os resultados, obrigado a todos que ajudarao!!

  9. #9

    Talking Burst Limit, Funcionando 100%

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Como o amigo acima falou, quando se coloca por exemplo 60s no time não quer dizer q fique os 60s a 128K, pois vai depender do burst treshold. Assim testes de velocidade q demoram um pouco para dar o resultado vai estourar o tempo de burst e consequentimente cairá para o max limit.
    Para q entendam melhor explicarei como funciona o cálculo de burst tomando como exemplo a receita do amigo Pantanero2006 e com o download:

    Max limit (down) 64 kbps
    Burst limit (down): 128 kbps
    Burst Treshold (down): 64 kbps
    Burst Time (down): 60s

    Pois bem, o estouro do burst limit só acontecerá e cairá para o max limit quando o resultado da fómula
    "(burst limit * burst time) / burst time" for iqual ao "bust treshold".
    Então, na receita do amigo aí, para podermos saber exatamente quantos segundos o cliente terá os 128k, fica:

    (128*tempo) / 60 = 64
    128*tempo = 3840
    tempo = 3840/128
    tempo = 30s

    Assim com esta receita do colega, se o teste de velocidade durar mais q 30s, claro q vai cair para o max limit.

    Então sugiro, colocar em "burst time" 120s que dará exatos 60s de tempo real com burst limit!

    Espero ter ajudado!

    obs.: de acordo com o manual e entendimento do burst, desenvolvi estas fómulas.


    bom realmente ta comprovado, e o que o amigo dise aqui, funciona mesmo, eu estava fazendo isso em tstes com outro amigo, mas mantin ha o winbox aberto, e obrio, o servidor aplicava o burst, ou seja, tava como se estivese fazendo download, ese era o problema..

    ta solucionado, e funcionando, agora os vampiros ques e cuidem jejejej !!

    obrigado a todos que ajudarao!

  10. #10

    Padrão

    cada um é cada um... mas isso é uma puta de uma sacanagem com o cliente...

    se o cara contrata um link de 128 mas nao consegue ter 128 sempre que quiser ae é foda...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cada um é cada um... mas isso é uma puta de uma sacanagem com o cliente...

    se o cara contrata um link de 128 mas nao consegue ter 128 sempre que quiser ae é foda...
    É o que as teles costumam fazer conosco...
    E nós não gostamos também...

  12. #12

    Padrão

    se as teles costumam fazer isso com vocês a ANATEL está aí para isso... abra um SIAC na anatel e mande que resolvam o problema...

  13. #13
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    name="BRUNO XXXXXX 1" target-addresses=10.10.6.100/32 dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=bot>
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=64000/64000 burst-limit=64000/128000
    burst-threshold=64000/64000 burst-time=5s/5s total-queue=default-small


    esssa e a forma como configuro meu bust limit nao esquece que 5s no bust equivalem a aproximadamente uns 8 segundo de relogio ok
    abracos....
    Última edição por ederamboni; 25-05-2007 às 11:49. Razão: faltou comentario

  14. #14

    Padrão

    bom cada um faz o que achar que deve, e todos devem ser respeitado, no caso eu aqui implantei para downloads maiores que 5 minutos, e o que as teles fazem, todos sabem disso.
    alem do mais o post e para debater sobre burst limit e nao moralidades , ja que sempre os moderadores estao falando de post´s que forao desvirtuados, ese parese ser o caso!

  15. #15

    Padrão

    pessoal gostei do assunto mas pra mim to pensando o contrario, eu vendo 128 k e pensei em dar um burst de uns 15 s para uns 200k, ou seja dar uma impressao melhor ainda. afinal meu link sempre fica em torno de 50% de uso.

  16. #16

    Talking

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    pessoal gostei do assunto mas pra mim to pensando o contrario, eu vendo 128 k e pensei em dar um burst de uns 15 s para uns 200k, ou seja dar uma impressao melhor ainda. afinal meu link sempre fica em torno de 50% de uso.
    pois eu tambem aqui to fazendo isso, com os que nao usao tanto p2p to dando mais banda pa eles por 60 segundos, para a navegaçao ficar mais rapida pra eles.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom cada um faz o que achar que deve, e todos devem ser respeitado, no caso eu aqui implantei para downloads maiores que 5 minutos, e o que as teles fazem, todos sabem disso.
    alem do mais o post e para debater sobre burst limit e nao moralidades , ja que sempre os moderadores estao falando de post´s que forao desvirtuados, ese parese ser o caso!
    Cara...

    Como disse na resposta acima, cada um é cada um... então cada um faça o que achar o que deve fazer!!

    Tópicos desvirtuados são aqueles que possuem "várias" respostas ou até mesmo outras perguntas que fogem do título do tópico.

    Aqui todos são livres para comentar o que quiser e não é porque sou moderador que vou desrespeitar isso, mas vejo que algumas pessoas não respeitam a opnião de outras pelo simples motivo de ser moderador!

    E só para seu conhecimento, acompanho este tópico pois tenho interesse no aumento de conhecimento, desta forma poderei ajudar outras pessoas quando for necessário.

    Sem mais comentários sobre o assunto.

    Luciano

  18. #18

    Padrão

    ta bom desculpas, eu me exedi, jejej ando meio estresado, e tambem nao gostei de como vc se espresou mas ta tranquilo, respeito teu ponto de vista, desculpa qualquer coisa!!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    ta bom desculpas, eu me exedi, jejej ando meio estresado, e tambem nao gostei de como vc se espresou mas ta tranquilo, respeito teu ponto de vista, desculpa qualquer coisa!!
    desculpe-me se me fiz entender mal... o negócio é que também sou cliente de operadora e fico puto por causa dessa m... de adsl que vive dando problema...

    e agora mesmo está com problema de velocidade, os downloads estão muito lentos...

    mas é isso ae

    valeu

  20. #20
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Uma dica, so em mudar a prioridade para "1" terminou os picos e a velocidade fica cravada no limit, antes cliente com 150k tinha picos de 300-400 kbps por 2-3 segundos imagina em uma rede grande?
    Bom fiz um burst limit em meus heavy users e ja não to mais com o link estourando e meu telefone ta sussegado hehe.