Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Question Vantagem Ter Um Ap Mikrotik Fazendo Proxy ?

galera minha pergunta é para quem já usa e tem experiencia em mikrotik ap
    é vantagem fazer proxy cache em todas as torres com mikrotik ?
    estou lutando muito aki para todas minhas torres funcione com webproxy cache
    só q uso uma interligada a outra, e tenho duvida de como controlar as torres , pq um Ap Mk recebe sinal do outro , então o primeiro mk eu consigo controlar , mais o q esta ligado a ele recebendo o sinal em outro bairro já não consigo controlar , um amigo aki me deu a ideia de colocar os Ap em Bridge e fazer o controle só em um mk , os outros iria ficar apenas repassando o controle para o mk principal , vocês acha q eu perderia performace em não fazer cache proxy nas torres ????

Padrão ola

amigo,,

faça como seu colega lhe disse,,,
    tenha 1 servidor mk, ou linux, para cache, etc,,

e os outros mk apenas AP, wds, client,, etc
    use adaptador ide + mem flash nas repetidoras,,,
    pra poupar dindin com hds,,,
    hds,, so pra proxy,,

me corrijam se eu estiver errado!
    abraços! flw

Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Posts de Blog
    1

Padrão

Também sou adepto da idéia de ser ter um "backend", uma máquina apenas com o webproxy. Aqui tenho 3 MK, todos somente AP Bridge, com cartões flash. Mas para não perder performance de sua rede, faça o controle de banda em todos os MK, pq quanto mais perto do cliente seu controle de banda, menos sobrecarregada fica a rede.

Padrão

Bom dia,

Aqui eu uso um mikrotik concentrador que autentica o pessoal do pppoe cuida do meu load balanced e das minhas rotas, bem como de um proxy. Duas coisas eu posso assegurar aos usuários do Mikrotik: pelo fato dele ser um software bem enxuto um proxy nele com um hd de 40Gb é o suficiente para uma rede de 500 clientes com 1Gb de memória ele da conta disso tudo que falei a alguns meses sem interrupções e problemas.

Só aconselho a atentarem para o fato de as configurações desse Proxy esta bem feita para não ter problemas.

Anteriormente ao Mikrotik eu usava proxy Squid + Slackware, e lhe digo que os meus problemas aconteciam, hoje não os visualizo mais, o que me leva a crer que o Mikrotik é bem melhor.

Caso vc tenha um número elevado de clientes por fazer hierarquias de Proxy e espalhar em sua rede alguns Mikrotiks...

Padrão

só uma duvida , pq não fazer o cache no proprio Ap ?
    não tornaria muito mais rapido a navegação do cliente ?
    ao inves de buscar um arquivo lá no servidor ele pode baixar
    diretamente do proprio radio , vocês não acha q isso iria
    agilizar muito mais a navegação e evitar trafego na rede ?

Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Posts de Blog
    1

Padrão

Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    só uma duvida , pq não fazer o cache no proprio Ap ?
    não tornaria muito mais rapido a navegação do cliente ?
    ao inves de buscar um arquivo lá no servidor ele pode baixar
    diretamente do proprio radio , vocês não acha q isso iria
    agilizar muito mais a navegação e evitar trafego na rede ?
    Aqui pra mim se torno inviável fazer cache no própria AP, pq uso memória flash... além do que, usando o Myauth, já tenho proxy e controle de banda, além de autenticação e controle de mac x ip tudo num servidor.

Faço o controle de banda a mais ainda, no próprio MK. O que passar do MK, o Myauth pega (assim espero ehehehe)