Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Vantagem Ter Um Ap Mikrotik Fazendo Proxy ?

    galera minha pergunta é para quem já usa e tem experiencia em mikrotik ap
    é vantagem fazer proxy cache em todas as torres com mikrotik ?
    estou lutando muito aki para todas minhas torres funcione com webproxy cache
    só q uso uma interligada a outra, e tenho duvida de como controlar as torres , pq um Ap Mk recebe sinal do outro , então o primeiro mk eu consigo controlar , mais o q esta ligado a ele recebendo o sinal em outro bairro já não consigo controlar , um amigo aki me deu a ideia de colocar os Ap em Bridge e fazer o controle só em um mk , os outros iria ficar apenas repassando o controle para o mk principal , vocês acha q eu perderia performace em não fazer cache proxy nas torres ????

  2. #2

    Padrão ola

    amigo,,

    faça como seu colega lhe disse,,,
    tenha 1 servidor mk, ou linux, para cache, etc,,

    e os outros mk apenas AP, wds, client,, etc
    use adaptador ide + mem flash nas repetidoras,,,
    pra poupar dindin com hds,,,
    hds,, so pra proxy,,

    me corrijam se eu estiver errado!
    abraços! flw



  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.410
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Também sou adepto da idéia de ser ter um "backend", uma máquina apenas com o webproxy. Aqui tenho 3 MK, todos somente AP Bridge, com cartões flash. Mas para não perder performance de sua rede, faça o controle de banda em todos os MK, pq quanto mais perto do cliente seu controle de banda, menos sobrecarregada fica a rede.

  4. #4

    Padrão

    Bom dia,

    Aqui eu uso um mikrotik concentrador que autentica o pessoal do pppoe cuida do meu load balanced e das minhas rotas, bem como de um proxy. Duas coisas eu posso assegurar aos usuários do Mikrotik: pelo fato dele ser um software bem enxuto um proxy nele com um hd de 40Gb é o suficiente para uma rede de 500 clientes com 1Gb de memória ele da conta disso tudo que falei a alguns meses sem interrupções e problemas.

    Só aconselho a atentarem para o fato de as configurações desse Proxy esta bem feita para não ter problemas.

    Anteriormente ao Mikrotik eu usava proxy Squid + Slackware, e lhe digo que os meus problemas aconteciam, hoje não os visualizo mais, o que me leva a crer que o Mikrotik é bem melhor.

    Caso vc tenha um número elevado de clientes por fazer hierarquias de Proxy e espalhar em sua rede alguns Mikrotiks...



  5. #5

    Padrão

    só uma duvida , pq não fazer o cache no proprio Ap ?
    não tornaria muito mais rapido a navegação do cliente ?
    ao inves de buscar um arquivo lá no servidor ele pode baixar
    diretamente do proprio radio , vocês não acha q isso iria
    agilizar muito mais a navegação e evitar trafego na rede ?

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.410
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    só uma duvida , pq não fazer o cache no proprio Ap ?
    não tornaria muito mais rapido a navegação do cliente ?
    ao inves de buscar um arquivo lá no servidor ele pode baixar
    diretamente do proprio radio , vocês não acha q isso iria
    agilizar muito mais a navegação e evitar trafego na rede ?
    Aqui pra mim se torno inviável fazer cache no própria AP, pq uso memória flash... além do que, usando o Myauth, já tenho proxy e controle de banda, além de autenticação e controle de mac x ip tudo num servidor.

    Faço o controle de banda a mais ainda, no próprio MK. O que passar do MK, o Myauth pega (assim espero ehehehe)