+ Responder ao Tópico

1. galera alguem poderia fazer a gentileza de me explicar a diferença de Nat e Bridge ?
    queria uma explicação um pouco detalhada , no sentido de saber realmente qual é a função de uma e qual é a função da outra :-) estou com muita duvida perante a isso.

2. Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    galera alguem poderia fazer a gentileza de me explicar a diferença de Nat e Bridge ?
    .
    são realmente animais distintos:

NAT significa "Network Address Translation" e comumente pode se indicar, grosso modo, como sendo o seguinte:

vc tem um ip-publico, ligado à internet. No outro lado, vc tem uma LAN, com vários hosts, com ip-addr não roteaveis, conforme RFC-1918 (leia-a). Para que êsses hosts naveguem na internet, é necessário que seu ip-addr original seja TRADUZIDO para o ip-publico. Então, vc tem o seguinte:

192.168.1.10 solicita para o default gateway 192.168.1.1 para acessar a página UOL - O melhor conteúdo

192.168.1.1 (o gw) CONVERTE o ip-addr 192.168.1.10 para o seu ip-addr PUBLICO (200.200.200.200) e faz a solicitação em seu próprio nome. Quando recebida a resposta, encaminha-a para o solicitante original (192.168.1.10).

Na bridge, vc NÃO TEM tradução, vc tem DUAS redes distintas que podem comunicar-se diretamente. Por exemplo:

vc tem duas redes: A=192.168.0.0/24 e B=192.168.1.0/24, com vários hosts em cada uma.

entre uma rede e outra vc coloca uma BRIDGE

quando qualquer máquina da rede A quer falar com um host da rede A, nada acontece. Porém, se alguém na rede A quer falar com alguém da rede B (ou vice-versa) a BRIDGE se encarrega de encaminhar os pacotes para a rede/host correspondente.

Não é um gw, uma vez que trabalha na camada 2 da OSI.

É melhor vc ler a definição na wikipedia, vai ajudar na compreensão:

Network bridge - Wikipedia, the free encyclopedia

divirta-se

3. Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    são realmente animais distintos:

NAT significa "Network Address Translation" e comumente pode se indicar, grosso modo, como sendo o seguinte:

vc tem um ip-publico, ligado à internet. No outro lado, vc tem uma LAN, com vários hosts, com ip-addr não roteaveis, conforme RFC-1918 (leia-a). Para que êsses hosts naveguem na internet, é necessário que seu ip-addr original seja TRADUZIDO para o ip-publico. Então, vc tem o seguinte:

192.168.1.10 solicita para o default gateway 192.168.1.1 para acessar a página UOL - O melhor conteúdo

192.168.1.1 (o gw) CONVERTE o ip-addr 192.168.1.10 para o seu ip-addr PUBLICO (200.200.200.200) e faz a solicitação em seu próprio nome. Quando recebida a resposta, encaminha-a para o solicitante original (192.168.1.10).

Na bridge, vc NÃO TEM tradução, vc tem DUAS redes distintas que podem comunicar-se diretamente. Por exemplo:

vc tem duas redes: A=192.168.0.0/24 e B=192.168.1.0/24, com vários hosts em cada uma.

entre uma rede e outra vc coloca uma BRIDGE

quando qualquer máquina da rede A quer falar com um host da rede A, nada acontece. Porém, se alguém na rede A quer falar com alguém da rede B (ou vice-versa) a BRIDGE se encarrega de encaminhar os pacotes para a rede/host correspondente.

Não é um gw, uma vez que trabalha na camada 2 da OSI.

É melhor vc ler a definição na wikipedia, vai ajudar na compreensão:

Network bridge - Wikipedia, the free encyclopedia

divirta-se

muito obrigado por sua explicação , tirou um pouco minhas duvidas
    só uma duvida ainda bate na minha cabeça , se eu fazer bridge entre 3 placas no mikrotik, e depois ir em ports e adicionar a cada placa a bridge eu tenho q tambem fazer NAT ? ou se eu fazer bridge não tenho q fazer NAT

4. vc não leu a wikipedia, aparentemente.

A bridge funciona na camada 2. Então, como a bridge NÃO TEM IP-ADDR próprio, não tem como vc fazer NAT em qualquer das placas.

Crie a bridge e experimente. As redes devem ser distintas entre as placas.

Insisto: LEIA a definição na wikipedia.

5. uma dica importante. voce nao pode colocar fazer nat numa interface que esta em bridge, por uma questão até de lógica. pois sao coisas opostas.

Muito boa a explicação do Irado

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 01-08-2014, 08:30
  2. Respostas: 8
    Último Post: 08-11-2009, 20:01
  3. Alguém poderia me recomendar um serviço de dns secundário?
    Por stormrider no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 22-02-2006, 07:59
  4. www.spamcop.net - alguem poderia me dar informações ???
    Por hawk23 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-08-2004, 21:12
  5. Respostas: 3
    Último Post: 11-08-2003, 16:06

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L