Vcs me perguntam toda hora como funciona o asterisk então ta aew...

1. O que é operadora VoIP ou empresas fornecedoras de Terminações VoIP?

Operadoras VoIP são empresas que possuem estrutura e servidores de linhas telefônicas convencionais espalhadas pelo país e pelo exterior, conectadas a redes IP. Tais empresas operam vendendo créditos (minutos) para outras (provedores VoIP) empresas, Servidores voip de telecomunicações.

Exemplo: A empresa XYZ adquire 10 linhas telefônicas Voip. Lá ela instala um servidor, em escritório próprio ou data-center, conectando libera tais linhas à Internet. Desta forma, ela está apta a vender minutos de ligacões VoIP para os seus clientes a preços mais acessíveis que aqueles praticados nas ligações interurbanas pelas operadoras de telefonia tradicional, pois, para ela, quando um cliente ligar para qualquer número telefônico no Rio de Janeiro ou em outra localidade, sua ligação chegará pela Internet até o servidor da empresa XYZ (gratuitamente) e de lá acessará uma das linhas para completar a ligação para um telefone na cidade do Rio de Janeiro ou outra localidade(tudo isso de forma transparente para ele).

O que é provedor VoIP?

Provedores VoIP são empresas que, na maioria dos casos, adquirem créditos (pacotes de minutos)das operadoras VoIP e os revendem, mediante aplicação de algum lucro, aos seus clientes, capacitando-os desta forma a realizarem ligações VoIP que tenham como destino telefones fixos ou celular nos pontos em que a operadora VoIP contratada esteja presente geralmente hoje está disponivel mundialmente via internet.

3. O que é preciso para tornar-me um provedor VoIP?

É necessário um servidor PBX VoIP (conectado à Internet) para gerenciar a distribuição dos créditos (pacotes de minutos) adquiridos junto às operadoras voip aos teus clientes. Este servidor será responsável por armazenar o cadastro dos teus clientes, bem como dados de suas contas, tais como saldo de minutos ou monetário, tarifação, dentre outros.

O meu já esta pronto se não fosse esse forum eu não conseguiria. quem quizer ajuda é só adicionar..

[email protected]