Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola, minha internet está muito lenta. Tenho 30 pcs para uma turbo 400 (ok, sei que o link é pouco), porém, sabado, não hávia 5 pcs conectados na net, e ainda assim, estava muito lenta. Gostaria de saber como eu posso fazer para monitorar a rede para descobrir qual é o problema da internet estar tão lenta (acredito que não seja culpa apenas do link). Qual software eu poderia usar para fazer essa monitoração ?

Para ficar mais claro, em nossa rede, temos 2 servidores, 1 de internet (squid, qmail, firewall etc) e outro de rede (dhcp, samba, Firebird etc).

Desde já, agradeço pela atenção.

[]s..Renato

2. usa o tcpdump e vê quais as maquinas estão tentando mais conexões e em quais portais, porque pelo que vc falou provavelmente alguma maquina da sua rede estava fazendo ataque de DDoS (Negação de Serviço)!

3. Haaa, ja tava esquecendo. Ultimamente, nosso servidor de internet vem sofrendo tentativas de invasão pelo ssh. Mas acredito que não seja isso que possa estar deixando a net lenta, pois como o pessoal aqui do forum mesmo disse, a tentativa de invasão por ssh, não iria deixar a rede/net lenta...Mas de qualquer forma, é mais uma informação pra gente tentar solucionar....
    Mais uma pergunta, eu posso usar o tcpdump de uma máquina cliente, ou precisa ser do servidor de internet ?

[]s...

4. Então ... mude a porta do ssh, isso diminue bastante as tentativas ...

Falow ...

5. use o cacti Cacti: The Complete RRDTool-based Graphing Solution para uma avaliação razoável de consumo de banda; pode usar (ao invés do tcpdump) o wireshark. Como também pode gravar um arquivo binário do tcpdump e analisa-lo depois com o wireshark.

Sugiro (fortemente) o cacti, deixando o wireshark só pra olhar a placa interna.

Tópicos Similares

1. Monitorar Rede
    Por guardian_metal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 29-11-2006, 22:07
  2. monitorar rede
    Por guardian_metal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 31-08-2005, 15:33
  3. programa pra monitorar rede
    Por wmlima no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 17