+ Responder ao Tópico

1. Por que quando acesso o meu Debian Etch com o putty, as caixas (molduras) dos programas ficam cheias de caracteres malucos (ascii)? Estou achando que o problema é com o SSHD, pois se eu utilizar o SSH de uma estação LINUX o problema ocorre do mesmo jeito. Como resolvo isso?

Obrigado e aguardo qualquer ajudar.

2. Saudações amigo,

Isso é uma questão de configuração de locale. o windows usa iso-8859-1 e o debian configura por padrão o UTF-8.
    Para mudar a configuração vc vai ter que fazer o seguinte, edite o arquivo /etc/locale.gen.

en_US.UTF-8 UTF-8
    en_US ISO-8859-1
    pt_BR ISO-8859-1
    pt_BR.UTF-8 UTF-8

Você pode não precisar das entradas de utf-8, eu preciso para desenvolver em java, mas se vc usa suas máquinas debian para servidores, não vai precisar delas, apenas deixe as entradas de iso-8859-1.
    Eu prefiro usar o sistema em inglês, mensagens de erro e tudo mais, se vc gostar de tudo em português deixe apenas o pt_BR.

Depois de editar o arquivo ao seu gosto, execute um comando chamado
    Código :
    locale-gen
    A saída do comando deve ser parecida com esta:
    Código :
    Generating locales (this might take a while)...
      en_US.UTF-8... done
      en_US.ISO-8859-1... done
      pt_BR.ISO-8859-1... done
      pt_BR.UTF-8... done
    Generation complete.
    Depois de gerar os locales vc deve alterar o arquivo que irá definir o padrão para o sistema /etc/default/locale onde está LANG coloque en_US ou pt_BR, atualmente deve estar o valor en_US.UTF-8.
    Para atualizar a configuração, rode o comando
    Código :
    update-locale
    ou reinicie a máquina. =) !!!!!

Voce pode definir o valor das variáveis do locale independente uma das outras, no arquivo /etc/default/locale ou no arquivo /etc/environment.
    Código :
    $ cat /etc/environment
    PATH="/usr/local/java/bin:/usr/local/java/jre/bin:/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/bin/X11:/usr/games:/usr/local/sbin:/usr/sbin:/sbin"
    JAVA_HOME="/usr/local/java"
    LANG="en_US"
    LANGUAGE="en_BR:en_US:en_GB:en"
    LC_CTYPE="en_US"
    LC_NUMERIC="pt_BR"
    LC_TIME="pt_BR"
    LC_COLLATE="en_US"
    LC_MONETARY="pt_BR"
    LC_MESSAGES="en_US"
    LC_PAPER="en_US"
    LC_NAME="en_US"
    LC_ADDRESS="en_US"
    LC_TELEPHONE="en_US"
    LC_MEASUREMENT="en_US"
    LC_IDENTIFICATION="en_US"

espero que te ajude,
    abraço

3. Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Saudações amigo,

Isso é uma questão de configuração de locale. o windows usa iso-8859-1 e o debian configura por padrão o UTF-8.
    Para mudar a configuração vc vai ter que fazer o seguinte, edite o arquivo /etc/locale.gen.

en_US.UTF-8 UTF-8
    en_US ISO-8859-1
    pt_BR ISO-8859-1
    pt_BR.UTF-8 UTF-8

Você pode não precisar das entradas de utf-8, eu preciso para desenvolver em java, mas se vc usa suas máquinas debian para servidores, não vai precisar delas, apenas deixe as entradas de iso-8859-1.
    Eu prefiro usar o sistema em inglês, mensagens de erro e tudo mais, se vc gostar de tudo em português deixe apenas o pt_BR.

Depois de editar o arquivo ao seu gosto, execute um comando chamado
    Código :
    locale-gen
    A saída do comando deve ser parecida com esta:
    Código :
    Generating locales (this might take a while)...
      en_US.UTF-8... done
      en_US.ISO-8859-1... done
      pt_BR.ISO-8859-1... done
      pt_BR.UTF-8... done
    Generation complete.
    Depois de gerar os locales vc deve alterar o arquivo que irá definir o padrão para o sistema /etc/default/locale onde está LANG coloque en_US ou pt_BR, atualmente deve estar o valor en_US.UTF-8.
    Para atualizar a configuração, rode o comando
    Código :
    update-locale
    ou reinicie a máquina. =) !!!!!

Voce pode definir o valor das variáveis do locale independente uma das outras, no arquivo /etc/default/locale ou no arquivo /etc/environment.
    Código :
    $ cat /etc/environment
    PATH="/usr/local/java/bin:/usr/local/java/jre/bin:/usr/local/bin:/usr/bin:/bin:/usr/bin/X11:/usr/games:/usr/local/sbin:/usr/sbin:/sbin"
    JAVA_HOME="/usr/local/java"
    LANG="en_US"
    LANGUAGE="en_BR:en_US:en_GB:en"
    LC_CTYPE="en_US"
    LC_NUMERIC="pt_BR"
    LC_TIME="pt_BR"
    LC_COLLATE="en_US"
    LC_MONETARY="pt_BR"
    LC_MESSAGES="en_US"
    LC_PAPER="en_US"
    LC_NAME="en_US"
    LC_ADDRESS="en_US"
    LC_TELEPHONE="en_US"
    LC_MEASUREMENT="en_US"
    LC_IDENTIFICATION="en_US"

espero que te ajude,
    abraço
    Olá joseguilherme,

Todos esses procedimentos eu já tinha feito. OK? Mas segui o seu passo-passo para não restar mais dúvidas sobre como deveria ficar as minhas configurações. O mais interessante é que de LINUX para LINUX via SSH fica tudo certinho, mas quando utilizo o PUTTY (WINDOWS) para o LINUX aí o problema aparece. O que será que está errado, hein?

Muitissimo obrigado pela sua atenção e se você tiver algo a acrescentar fico agredecido.

4. Eu tenho mais um palpite, na configuração do putty, em Window, Translation, você configura o locale, veja se está UTF ou ISO.
    Só lembrando que toda vez que você faz o load de uma configuração ele pode alterar esse parâmetro.

5. Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Eu tenho mais um palpite, na configuração do putty, em Window, Translation, você configura o locale, veja se está UTF ou ISO.
    Só lembrando que toda vez que você faz o load de uma configuração ele pode alterar esse parâmetro.
    Beleza... Já tinha verificado isso também!

Tô maluco com isso!

Obrigado mais um vez pela sua atenção e um forte abraço.

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 26-10-2008, 11:01
  2. Acessando o Debian Etch com o putty
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 29-06-2007, 22:28
  3. Problema com a tecla "CAPS LOCK" no Debian Etch
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 25-06-2007, 09:41
  4. ~VNC acessando hosts da rede interna - Parte II~