Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Instalei o Ubuntu e os passos foram os seguintes

1 criei partição e instalei o Windows
    2 instalei o Linux e criei 3 partições : "/", "swap", "/windows"

a /windows está como FAT32

qnd entro no Windows eu consiguo acessar e salvar e no Linux também ...

porém quando eu estou no Linux no desktop aparece apenas 1 icone um tal de "hda1"

mais esse hd é o windowsXP e quando clico nele abre um tipo de Windows Explorer...

e nesse tal de Windows Explorer do Linux aparecem 2 hds

esse hda1, e um Sistema de Arquivos ...

o Sistema de Arquivos é a partição "/" e dentro dele tem a Partição "/windows"

isso me estranha pois são coisas separadas então deviam ter 3 hdszinhus e não apenas dois como aparecem(fica confuso ver as propriedades da partição "/" que tem 12gb e dentro dela tem uma pasta windows que tem 30gb)

gostaria de saber se é assim mesmo(pois no windows aparece a partição normalmente).

e outra coisa ... gostaria se ao invés de no desktop aparecer o hda1(que é do windowsXP e não tem nd a ve ele aparecer ali) eu fazer um icone pro sistema de arquivos "/" e um pro /windows ...

alguém entendeu alguma coisa?

outra coisa é sobre as permissões eu não consiguo mudar o rótulo do Sistema de Arquivos

se não entenderam algo eu explico novamente ...

obrigado

2. Primeiramente parabéns pela iniciativa no Linux. Garanto que a partir de agora, seus conhecimentos relacionados a qualquer Sistema Operacional vão crescer exponencialmente.

Muito bem, voce particionou o seu HD em 3 partições.
    / --> Partição raiz do sistema.. onde vem os programas, arquivos de configurações etc...
    swap --> Área de troca, que serve como uma extensão da memória RAM... os arquivos que estão parados na RAM são mandados para a swap para liberar espaço.
    /windows --> Sua partição windows. Inclui o sistema e arquivos em geral.

Voce está espantado com o fato de sua particao windows parecer estar dentro da /. Isso eh normal e esperado.

O que acontece é que no Linux todas as outras particoes podem ser "montadas" dentro da particao "/". com exceção da swap que nao aparecerá.

Por exemplo:
    Geralmente, alem da particao pro / e a de swap, nós criamos a de arquivos de usuário "/home" separada também. Isso por dois motivos principais. primeiro para uma questao de... organicidade e backup.. pense, seus arquivos pessoais como musicas, fotos ficarão sepados do sistema e se vc quiser mudar de distribuicao vc nao precisa formatar o /home. E segundo por uma questao de seguranca para o SO. Se vc for enchendo a sua pasta home e nao sobrar espaço no hd, o sistema nao vai inicializar.

Como voce pode nottar, ai na sua instalaçao, o /home está dentro do /. E sempre vai ser assim mesmo se vc colocar o /home em particao separada.
    O mesmo vc pode fazer com o /boot, /etc, /usr... cada uma pode ficar em uma particao separada, mas isso eh exageiro.

Resumindo, a sua particao windows nao está dentro do /, e sim está montada em uma pasta chamada windows que está no /. Isso é juntamente para organizar e facilitar o acesso.

Para voce que está inicializando eu recomendo fortemente que siga ou se possível LEIA TODO o guia FOCA LINUX.

Segue o link:

Google --> Foca Linux

Veja que te passei a minha busca no google justamente para que vc se acostume a pesquisar.

Grande abraço e seja bem vindo.
    Qualquer coisa... estamos a disposição.

PS: As explicações feitas foram bem básicas e os termos usados foram empregados para facilitar a compreenção.

3. Voce pode renomear o hda1 do seu desktop para windows.. eu acho.

E o link pro / vc nao precisa criar até porque nao tem nada seu lá heuheuhe, desculpa a resposta, mas eh de brincadeira.

Os arquivos que são seus estão dentro do /home/seunome e este link já existe com o icone de uma casinha.

Pelo que me parece vc está usando o Ubuntu, correto?

A respeito do atalho ai vc pode arrastar pra area de trabalho.

Aguardo resposta.

4. muito obrigado consegui entender e tudo mais ...

Sim to usando ubuntu, mas não criei uma partição /Home

será q fiz cagada ?

a primeira partição é onde está instalando o WindowsXP(hda1 que aparece no desktop) e os arquivos do Sistema ...

a /windows (que vc disse ser a /home) é onde estou guardando os arquivos, fotos, mp3 e tudo mais (eu criei /windows pq gostei mais desse nome ..rs fiz merda então?) ...

preciso mudar a /windows para /home ? dá pra mudar? ou posso deixar /windows que é indiferente?

5. Vc não fez merda não.

Não tá errado.. seus arquivos estão no /home normalmente e o linux nao coloca nada no /windows a nao ser que vc mande.

Geralmente RECOMENDA-SE criar uma particao separada pro /home. Vc nao fez isso mas nao tem problema. O problema vai ser que quando vc for reinstalar o seu Linux.. (quando sair versao nova por exemplo) vc vai ter que formatar o / e o /home está dentro do /...

Dai vc vai perder tudo do /home. =[

Pra isso não acontecer, eu recomendaria que vc reinstalasse formatando de outro modo.

Criando uma particao de aproximadamente 7 G pro /, uma para a swap (o tamanho depende da sua máquina), a do windows já está criada e ainda criar outra particao pro /home.

windows --> fat32 xx Gb
    / --> reiserfs 7 Gb
    swap --> swap (+ou-) 512Mb (depende da sua RAM)
    /home --> reiserfs Resto do HD

Feito isso, está garantido que vc nao perderá seus arquivos pois nao precisará formatar o /home.

Recomendo que vc fique como está mais uns dias.. aprenda muito, faça besteira, instale coisas, teste tudo e eproveite pra errar. Depois reisntale novamente particionando como eu te ensinei.

É muito importante que vc leia o foca linux intermediario.

Tópicos Similares

1. estou tendo problemas de configuracao pppoe no gentoo..
    Por leeyeanhoo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 08-12-2004, 14:29
  2. squid no mandrake 9.2 - problemas de configuracao
    Por max_mori no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 25-11-2004, 18:31
  3. Estou com problemas de configuração do vsftpd
    Por ALAOGC no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-08-2004, 14:17
  4. Problema de configuração do postfix