Página 1 de 10 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,

primeiramente gostaria de agradecer a vocês que integram essa maravilhosa fonte de informação. Tenho acompanhado o fórum a alguns meses e aprendido bastante.

Gostaria de tirar algumas dúvidas e agradeço a quem contribuir. Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas queria deixar esclarecido os detalhes e também contribuir para quem tiver com dúvidas semelhantes encontrar aqui uma luz.

OBS: As dúvidas principais estão em vermelho para facilitar a leitura

Na minha cidade o acesso a internet é bastante precário (péssimo pra falar a verdade: velocidade de 20kbit/s na média) e também acessível a poucos, pois além de ser uma pequena cidade (15 mil habitantes) com uma renda per capita baixa, as pessoas que exploram esse ramo, atualmente praticam faixas de lucro percentuais absurdas, na lingua popular: explorando mesmo.

Bom, sou formado em Administração e com um bom conhecimento em informática.

Estou com até 60 mil reais (incluindo capital de giro, estoque de kit clientes, etc) para montar um provedor para atender toda a cidade (3,5 km de diâmetro na zona urbana e até 350 clientes em 2 anos), e desejo oferecer além de um serviço de qualidade, iniciar uma inclusão digital para as pessoas carentes, oferecendo planos especiais com velocidades um pouco reduzidas e com cobrança de uma mensalidade reduzida (coisa de 20 a 25 reais por mês para uma velocidade de 48kbit/s).

LEMBRANDO QUE, NA MINHA REALIDADE, CADA CLIENTE VAI POSSUIR UMA ANTENA, POIS EM SUA QUASE TOTALIDADE SÃO RESIDÊNCIAS.

Estou com dúvidas de quais equipamentos e softwares utilizar, recebi propostas da MATIK e o sistema deles (pra quem não conhece: WIP Server Matik )

Com servidores potentes, incluindo PC-Access Point, promete resolver todos os meus problemas, mas pede valores altos tanto em soluções de hardware próprias e softwares. ex:

Valores do sistema, Sistema operacional e WIP:

WIP-Central - R$1.490,00
    WIP-Control - R$3.490,00

E servidores para poder atender uma carteira de até 200-250 usuários com até 300kbit/s de banda cada um:

Servidor Optagon X2 - Básico Wip-Control
    [ Servidores Matik - Optagon X2 ]
    AMD64 X2 4200, Soq.AM2, Placa Mãe WS EPOX , 3 Interfaces de Rede, HD SATA2 160GB, 2GB RAM DDR2, AGP, Gabinete Backplane industrial com Ventilação extra e filtro de poeira, Fonte Servidor, FreeBSD AMD64 instalado
    R$4750,00

Servidor Optagon AP - Wip-Central
    [ Servidores Matik - AP Server ]
    AMD64 3000, Soq. AM2, 256MB RAM DDR2, HD 40GB Sata-II, Gabinete Especial com ventilação extra, FreeBSD AMD64 instalado
    R$1700,00

Kit Transmissão Omni(360 graus) ou Setorial (90 graus) (penso em 2 setoriais = 2x esse valor)
    [ Servidores Matik - Transmissão ]
    Antena profissional Omnidirecinal Pluton, 18dBi, Cabo Coaxial, Rádio Atheros, Pigtail (conjunto alcança de até 20km em 360 graus com o Wip-Central), homologado pela Anatel
    R$1.890,00

Esses 2 rádios vão aguentar 300 clientes pendurados a velocidades de 64,128 e 256 kbit/s?

Ainda penso em colocar no WIP-CONTROL um HD SAS, para melhorar a perfomace em cache, aumentando mais R$ 1000,00 em média.

Irei investir também em:

+ No-break senoidal com autonomia para todo o sistema (estou perdido nessa parte, aceito sugestões)
    + sistema de refrigeração (será que vou ter que comprar um ar condicionado que consome 500 a 700w para somente uma sala com o servidor principal? Aceito sugestões)
    + torre estaiada de 42 metros (+ou- 7.300,00 com frete, penso também em construir tudo junto com um serralheiro, aceito sugestões)
    + reforma do prédio (3.000,00)
    + comprar 40 kit clientes para atender a demanda inicial (qual melhor kit cliente para a minha realidade?)
    + notebook
    + taxas de TFI + ART (SCM em parceria, priorizo começar legalizado, ando estudando a proposta da LOCALNET, alguem recomenda?)
    + switch (qual comprar para minha necessidade?)
    + router (predento chegar a um link de 2mb full duplex em 1 ano e meio, qual comprar)

Quando atingir a maturidade na cidade inicial, irei expandir para 4 cidades vizinhas e atender mais 200 clientes, espero que antes de 3 anos esteja tudo pronto. Por tanto, um sistema com upgrade fácil é importante.

E a pergunta principal é: Será que compensa esse sistema? Vejo propostas de MIKROTIK muito mais em conta. Aceito toda e qualquer sugestão e empresas que tiverem propostas comerciais postem aqui detalhadas, quem sabe não ajuda muita gente e me conquista?

Qualquer coisa que não fui claro, informar.
    Abraços!

2. Vamos la.

Ja ouvir falar desse sistema, é algo proprietario, e vai prender você ao suporte deles, a melhor opção que você tem é a seguinte.

Coloca 2 radios com 2 interfaces wireless cada, (kodama 2000) roda MIKROTIK, e 4 antenas setoriais hyperlink, assim você vai conseguir atender muito bem esses seus 350 clientes que pretende em 2 anos, esses radios acho muito complicado suportar essa quantidade todo de clientes com 1 ou com 2 interfaces, mais com 4 vai bem.

Servidor pode comprar uma maquina boa, preparada para o tranco pode ser uma dessas que você colocou MD64 X2 4200, Soq.AM2, Placa Mãe WS EPOX , 3 Interfaces de Rede, HD SATA2 160GB, 2GB RAM DDR2, AGP, Gabinete Backplane industrial com Ventilação extra e filtro de poeira, Fonte Servidor, FreeBSD AMD64 instalado ou da altura dela...
    No-Breack - ou compra um grandinho de uns 3kva ou alguns de 1200 e faça um divisão na quantidade de equipamento que cada um vai ficar, compre se possivel senoidal.
    Ar - pode comprar um Eletrolux Maximus 7500 que ele ligado 24h 30 dias não chega a R$100 mês.
    Torre com preço bom, tem que ver se o material é todo de primeira.
    40 kits compre da seguinte forma, antena de grade zirok, cabo rgc213, 2 conectores N femea, Pigtail, placa com chipset 2561.
    Switch - 3com
    Cisco 1721 ta de bom tamanho para o serviço

3. Bom saber que tem gente querendo iniciar provedor, e do jeito profissional como nosso ramo requer.

Vamos lá! Como o tux citou, um roteador Cisco 1721 está de bom tamanho, vc conseguirá até 6 ou 8 mega de link full com ele. Aqui tenho 4 mb sem problemas com um router destes.

Servidor compre um bom, tipo IBM. Recomendo usar como sistema de controle www.myauth.com.br, a licença não é tão cara e já te traz o cadastro de clientes, controle de banda, autenticação, amarra ip x mac x usuário e senha, tem servidor proxy, etc... Falta só o controle financeiro, que está para sair na versão 3.0, mas está demorando...

E para AP, se com apenas uma central em sua cidade vc consegue cobertura total, use Mikrotik com 4 setoriais de 90°, atende tranquilo seu 300~400 clientes. Pode usar antenas Hyperlink ou TSM, são homologadas e de excelente qualidade.

4. como o pessoal ai falou cisco ta com wsitch é bom 3com sistema de gerenciamento tem o myath e tem tb mytools www.foxbyte.com.br/mytools user demo senha demo
    muito completo com financeiro controle de p2p conexoes simultaneas conteudo e load balance
    como servidor vc pode comprar um ibm que esta sempre em promoção

5. Bom, retornando...

Tuxbrasil:

Obrigado pela sua explicação sobre o MATIK, no caso você sugeriu 2x kodama 2000 com 2 rádios em cada, correto?

Gostei da sugestão, mas eu estava pensando em colocar a torre em uma das extremidades da cidade, onde já possuo um outro empreendimento e também um prédio em desuso que iria reformar e instalar o provedor por lá.
    Por isso bastavam 2 paineis de 90º dando com sobra cobertura a toda a cidade. Ouvi falar que é melhor colocar 14Dbi, devido a distância máxima para os clientes ser de apenas 2,5 km. Procede?

Ai eu te pergunto, somente um kodama 2000, com esses 2 paineis, aguentam 100 clientes simultaneos a 128 kbit/s? (depois iria colocando mais rádios) Quanto fica cada kodama 2000? Você sabe uma faixa de preço e onde vende?

Seria uma boa opção usar um linux-ap? ouvi falar bem deles, mas também, que as vezes ocorrem travamentos.

Em relação ao no-break, vcs utilizam com baterias extras? Qual a autonomia ideal?

Ar - Gostei da sugestão, eu quero colocar o servidor num quarto reduzido refrigerado, com isso, evito gastos de energia com refrigeração em locais não-necessários.

os kits clientes, devido a proximidade da torre, compro com que ganho 24Dbi mesmo??

-----

Xandemartini:

Sempre digo que no ramo onde há profissionalismo, há perpetuidade.

Em relação aos servidores, eu andei olhando uns da DELL, gostei do preço. Vou verificar da IBM, obrigado.

O myauth, você pode me explicar melhor como funciona? O mikrotik (na torre) fica como bridge e a estação apenas com o myauth?

-----

Bennatto:

É, vou procurar orçar preços do switch 3com, já com o roteador é sem dúvida o cisco 1721 mesmo.

------

Obrigado pela ajuda de todos

Estou aberto a mais sugestões.

Tópicos Similares

1. Duvida provedor wireless ???
    Por geraldobjr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 01-07-2008, 12:43
  2. Respostas: 2
    Último Post: 12-02-2008, 17:44
  3. Duvidas provedor, mikrotik, 8mb
    Por pedrokubo no fórum Redes