+ Responder ao Tópico

Ode
    Na minha rede há um imenso tráfego na porta 25 que constatei pelo iptraf, quero relatórios de qt de tráfego cada usuário usa por porta, já tenho o MRTG monitorando os servidores linux e monitorando cpu, memoria, e processos dos clientes windows.
    Quero saber se existe como pegar este relatorio de uso por porta pelo SNMP se tem alguma OID de determinada MIB´s que conste essa informação, ou se existe algum outro software para isso, vi o bandwidthd mas pelo q vi ele filtra por protocolos, ja instalei o Nagios tbm mas n vi nada a respeito sobre monitoramento por portas, conheço tbm o cacti mas nunca usei e vi que ele gera os graficos pelo SNMP também.

Alguma sugestão para o monitoramento de uso por portas na rede? Servidores são Linux e clientes windows. Um dos motivos também desta implementação é para detectar possíveis pragas nos S.O´s pelas portas usadas.
    Última edição por Ode; 29-06-2007 às 14:35. Razão: Adição

2. vc pode usar o ntop "olhando" para o lado que te interessa verificar ou o tcpdump filtrado por portas - também olhando para a origem dos pacotes, ou seja (em ambos os casos), se interessa investigar o que VEM da sua rede interna, olhar apenas a NIC que atende essa rede.

Pode usar (também) o wireshark.

O melhor de dois mundos: use o tcpdump gerando um arquivo (binário) para análise posterior pelo ntop ou pelo wireshark

divirta-se.

Tópicos Similares

1. bloquio de porta por usuário
    Por w00dy no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 12-11-2004, 04:41
  2. Bloqueio de portas por horários previamente determinados!
    Por speedfull no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 16
    Último Post: 12-10-2004, 10:10
  3. redirecionamento de porta por outro link
    Por Danilo_Montagna no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 21-01-2004, 09:25
  4. Gerar gráfico de uso de banda por IP
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 04-12-2003, 19:07
  5. Monitorar uso de banda