+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    não entendo amigo... quer dizer então que se o mk travar somente seu watchdog continua funcionando, ou ao perceber q o mk vai travar antes o watchdog reinicia o mk evitando assim o travamento???
    Ele não percebe o travamento. Funciona no caso de dar pau em alguma ether ou coisa assim. Eu particularmente não uso no mikrotik uso watchdog apenas em bridge na casa de clientes.

2. Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    amigo dessa forma vc pode criar outro problema, imagine q o equipamento q esteja na outra ponta dessa placa wireless desse mk, equipamento este para o qual o watchdog está pingando, trave então o mk que está funcionando normalmente vai passar a reiniciar direto só pq aquele equipamento q estava linkado no mk e q o watchdog estava pingando pra ele travou, e pior, se neste mk estiverem mais placas wireless como AP ou ptp o q é muito comum, por causa de uma rede q parou todas as outras derivadas daquele mk iram parar...

enfim amigos, desculpem pela minha ignorancia mas ainda não encontrei uma função para o watchdog, se alguém souber de alguma q poste aí...
    A função do watchdog é justamente testar se o ptp está ativo. Se você usa mais de um ptp no mesmo mikrotik, o watchdog perde a função.
    Ele é muito útil se vc recebe o link num ptp e distribui como AP para os clientes. Assim, se o ptp cai o mk reinicia automaticamente.

3. Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    A função do watchdog é justamente testar se o ptp está ativo. Se você usa mais de um ptp no mesmo mikrotik, o watchdog perde a função.
    Ele é muito útil se vc recebe o link num ptp e distribui como AP para os clientes. Assim, se o ptp cai o mk reinicia automaticamente.
    amigo pense bem, se vc tem o link saindo do ponto X e chegando num ponto Y, do Y o watchdog pinga pro X, se o X parar o Y vai reiniciar, mas não vai resolver seu problema pelo contrário só vai piorar, se por azar o Y ao reiniciar e travar
    enquanto o X q travou primeiro vai continuar travado entendeu...

4. Citação Postado originalmente por speed_hunter Ver Post
    amigo pense bem, se vc tem o link saindo do ponto X e chegando num ponto Y, do Y o watchdog pinga pro X, se o X parar o Y vai reiniciar, mas não vai resolver seu problema pelo contrário só vai piorar, se por azar o Y ao reiniciar e travar
    enquanto o X q travou primeiro vai continuar travado entendeu...
    É lógico que vc não pode colocar o watchdog do ponto A p/ B e do ponto B p/ A. Se vc fizer isso, se qualquer um dos dois travar. os dois vão entrar em loop, reiniciando indefinidamente, pois quando um está reiniciando, ou outro não pinga e reinicia também e assim ficam indefinidamente. Para usar o watchdog, vc tem que colocar o ping p/ pontos diferentes da rede e acertar o tempo para reiniciar após a queda do link. Ou usar o watchdog apenas para ser informado pelo mk em caso de falha no link ou no ptp.

5. Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    É lógico que vc não pode colocar o watchdog do ponto A p/ B e do ponto B p/ A. Se vc fizer isso, se qualquer um dos dois travar. os dois vão entrar em loop, reiniciando indefinidamente, pois quando um está reiniciando, ou outro não pinga e reinicia também e assim ficam indefinidamente. Para usar o watchdog, vc tem que colocar o ping p/ pontos diferentes da rede e acertar o tempo para reiniciar após a queda do link. Ou usar o watchdog apenas para ser informado pelo mk em caso de falha no link ou no ptp.
    mas amigo eu não disse q colocaria o watchdog nas 2 pontas. só tó dizendo q eu acho q ele não vale nada. vamos aos exemplos novamente (e é a última vez que eu posto nesse tópico!!!):

1 - no ponto A sai o link e tem watchdog.

2 - no ponto B recebe o link do ponto A e não tem watchdog.

Situação 1:

O ponto A trava. O watchdog presente no ponto A não vai funcionar pq o sistema parou. O link não vai funcionar, enfim o watchdog não resolveu nada.

situação 2:

O ponto B trava. Não há watchdog no ponto B, pois como nosso amigo já disse e eu concordo, não é inteligente se ter watchdog nas duas pontas de um link.Consequentemente o ponto A vai começar a resetar, devido ao watchdog q tá configurado pra pingar pro ponto B, até q o ponto B retorne. Não é raro um mk travar quando efetua um reset, então com o watchdog ativo no ponto A pode levá-lo à travar e quando ele estava funcionando normalmente. E mesmo q não trave de nada vai adinatar ele ficar resetando pois o problema está no ponto B. Novamente o link não vai funcionar.

Obs 1:
    A lógica é a mesma se o watchdog estiver no ponto B e não no A.

Obs 2: Pelo tanto de experiencia q tenho, 95% dos travamentos de mk e outros equipamentos acontecem travando o sistema operacional todo e não uma LAN ou uma WLAN.

Obs 3: o DUDE é muito mais eficaz e rápido pra sinalizar quando algum ponto para de funcionar.

Enfim eu ainda não encontrei função pra este tal de watchdog, se alguém souber de alguma q poste aí pra gente...

Tópicos Similares

1. Quem usa PC como AP?
    Por sibilio no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 13-08-2007, 06:30
  2. Respostas: 1
    Último Post: 19-07-2007, 07:40
  3. Como limpar o cache do Mikrotik?
    Por ccampus no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 18-03-2007, 10:33
  4. Respostas: 5