Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Qual a melhor forma de se proteger as maquinas com mk instaladas em torres? é criar uma proteção de forma que a placa laranja da caixa onde fica a placa mãe fique totalmente isolada da torre ou é deixar a placa dando o contato com a torre para aterá-la??? Até hoje tenho deixado sem isolamento partindo do ponto que o contato esta aterrando a mesma. E caso caia um raio diretamente na caixa nada vai segura-lo. vlw

2. Citação Postado originalmente por maxtex Ver Post
    Qual a melhor forma de se proteger as maquinas com mk instaladas em torres? é criar uma proteção de forma que a placa laranja da caixa onde fica a placa mãe fique totalmente isolada da torre ou é deixar a placa dando o contato com a torre para aterá-la??? Até hoje tenho deixado sem isolamento partindo do ponto que o contato esta aterrando a mesma. E caso caia um raio diretamente na caixa nada vai segura-lo. vlw
    Tenho 4 torres todas aterradas + pararaio... (é aterramento isolado, nao é o de alta-tençao) e a caixa vai sem isolamento na torre.

3. só uso aterramento da energia que levo ate a caixa, deixo em contato com a torre.

nao tem problema não

amigo, se cair um raio e voce estiver na torre. e esta torre tiver aterrada, voce nem morre, hehe. meu engenheiro me falou isso, inclusive demonstrou. (nao com raio, mas com um fio eletrico desemcapado.)

4. Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    só uso aterramento da energia que levo ate a caixa, deixo em contato com a torre.

nao tem problema não

amigo, se cair um raio e voce estiver na torre. e esta torre tiver aterrada, voce nem morre, hehe. meu engenheiro me falou isso, inclusive demonstrou. (nao com raio, mas com um fio eletrico desemcapado.)
    É devido a essa teoria que até deixei a caixa direto na torre. Afinal a energia procura o caminho com menor resistencia, e se a torre estiver bem aterrada a carga tende a passar direto. Creio que é por isso que muitos paraios de torres nem usam cabo do para-raio até o chão, sendo a própria torre o condutor do para-raio.

Na energia que vai pra torre eu uso o terceiro fio para usar o 3º pino da fonte do PC, e uso clamper tambem (para-raio eletrônico Clamper - Página Inicial .

5. Na realidade as novas convensões eletricas que ditam as regras nas IEE estão revendo os conceitos de aterramento, hoje é comun ver uma torre sem aquele fio de cobre, use a torre e o meio de condução usado a Embratel esta usando em suas torre a propria estrutura para isso, agora no seu caso mesmo que vc aterre a caixa quando houver a descarga atmosferica a onde eletrica gerada pode alterar ou danificar os equipamentos proximos se o terramento não estiver bem feito , mas isso e muito dificil eu tenho um equipamento em torre e é um computador eu mandei fazer um caixa de fibra de vidro muito resistente e termica com espuma injetada cara ficou otimo custou R$ 600 com 4 saidas para ventilação...

Duvidas posta ai ....

Tópicos Similares

1. Proteção elétrica em torre
    Por tiagoiw no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 09-07-2015, 08:59
  2. Monitoramento de descargas elétricas e raios em tempo real
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 26-05-2009, 12:22
  3. Respostas: 3
    Último Post: 29-03-2005, 15:51