+ Responder ao Tópico

Nat



  1. #1

    Question Nat

    Pessoal, agora estou mexendo com aquele que acredito ser o mais complexo aparelho que peguei pra mexer dentre esses dias que estou trabalhando na area...
    estou com um Mikrotik WR416, com dois cartões ubiquiti SR9 900mhz.

    Peguei um manual muito bom de um amigo, que foi postado aqui mesmo no forum... este é o link para o mesmo
    https://under-linux.org/wiki/index.p...u.C3.A7.C3.A3o

    Bom, dentro muitas as duvidas que tenho, para inicio gostaria de saber oque o termo "NAT" significa.

    ficaria muito contente caso algum de vcs podesse me ajudar.

    obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Para que o NAT?

    Os provedores de acesso Internet tem a necessidade de estar sempre expandindo o seu número de clientes e disponibilizando novos serviços para continuar a crescer nesse mercado tão competitivo.

    Um dos grandes mercados que o provedor pode investir é o de conexão de pequenas e médias empresas à Internet, ganhando assim nos serviços na consultoria e no acesso. Essas pequenas e médias redes (entre 5 a 25 máquinas) tem necessidades bem definidas e comuns: permitir com que as máquinas da rede local acessem a Internet com segurança e, eventualmente, permitir com que a Internet acesse um ou mais servidores (WWW, FTP, e-mail, etc.) na rede local.

    Por outro lado, existem algumas dessas pequenas redes que não estão dispostas a pagarem o alto custo de se conectarem diretamente a Internet, quer seja através de um provedor Internet, quer seja através de uma conexão direta com algum "backbone". Essas redes desejam apenas permitir que as máquinas da rede local acessem esporadicamente a Internet porém não podem disponibilizar modens, linhas telefônicas e contas em provedor para cada máquina. Esse tipo de rede necessita de algum meio de compartilhar um modem, uma linha telefônica e uma conta de acesso no provedor.

    fonte (Linux: Conceito de NAT detalhadamente [Artigo])