Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Outro dia ingressei numa rede interna com meu laptop, e o meu laptop estava com IP/mascara/gateway/dns fixos... e diferentes daqueles distribuidos pelo servidor dhcpd dessa rede.

Meu conceito basico sobre redes diz que eu DEVERIA estar com IP/mascara/gateway/dns na mesma rede lógica... porém eu NÃO estava e consegui acessar internet SEM ALTERAR nada no meu laptop.

Depois eu deixei tudo automatico e ganhei as configuracoes de rede do servidor dhcpd desse linux... e obviamente naveguei na internet com sucesso.

AI eu voltei com IP/mascara/gateway/dns QUALQUER... diferente daquele servido pelo dhcpd... e pasmem: ACESSOU INTERNET corretamente... com configuração de rede maluca que eu coloquei.

Pergunta/Duvida:
    Alguem tem alguma dica de como fazer isso no linux?
    Tentei iproute2 ==> {ip route add nat... mas nao existe suporte no kernel 2.6}
    Estou tentando Zebra/Quagga: BGP/RIP/OSPF (ipv4).... mas estou apanhando e sem visão se isso realmente vai me prover solução que desejo implementar.

QUALQUER ajuda/dica/luz... é muito bem-vinda...

Obrigado,

mson77

2. poxa.. agora eu fiquei mais que interessado em saber qual ip/mask era o da rede, e qual ip/mask que estava fixo no seu..

3. o que eu sei é que você pode determinar que um ponto da rede (o ponto x da sala do rh) tenha um ip fixo por dhcp..

4. segue:

minha configuração fixa inicial:
    192.168.254.20 com mascara /24 e gateway 192.168.254.254, dns 201.6.0.100/.112
    ==> com essa config FIXA acessa internet
    ===============================================
    qdo eu deixo tudo automatico recebe:
    172.16.2.70 com mascara /24 e gw e dns = 172.16.2.1
    ==> recebe via dhcp
    se eu mudar a minha configuracao agora para:
    165.2.10.180 com mascara /8 e gateway 165.45.31.77 e dns 165.80.31.90
    ==> com essa config FIXA acessa internet

Ou seja, qqr configuracao que eu tenha... esse linux permite eu acessar internet.
    Se eu nao tenho IP... posso receber via dhcp... mas se eu tenho... qqr que seja esse IP acessa internet.

Não é coisa maluca isso? Muito clever...

mson77

5. Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    o que eu sei é que você pode determinar que um ponto da rede (o ponto x da sala do rh) tenha um ip fixo por dhcp..
    sim...
    via dhcp pode se definir uma configuracao de IP automatica e fixa definido pelo mac address... e o computador do rh deve estar com dhcp client ativado.
    ou.. se o hub for um hub gerenciavel (inteligente)... geralmente usando protocolo snmp.

mson77

Tópicos Similares

1. ROTEADOR NAT 486
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 22-11-2002, 08:53
  2. Roteador
    Por ergs no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 20-11-2002, 16:52
  3. Logs de roteadores
    Por no fórum Servidores de Rede