Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Caros amigos, tenho pesquisado aqui no forum e em outros lugares quanto a homologação para uso de antena externa em equipamentos e infelizmente é dificil de achar algo convincente para que nem o fiscal da ANATEL questione. Muitos acham que estando homologado já basta e NÃO é!! Vou explicar: as placas PCI D-Link G530 são homologadas, porém nao se pode usar com antena externa, sendo assim nao se pode montar um Mikrotik com elas e estar legalizado. Outro exemplo é o AP G-120 da Zinwell que é homologado, porém nao se pode usar antena externa com ele, apenas a original (pretinha), desta forma se alguem usar ele para um P2P ou num pop com antena que nao seja a original dele, vai estar ilegal. Minha sugestão é que façamos uma lista de tudo, ou o mais usado nesses casos, que sejam REALMENTE homolodados para uso com atena externa. Esses são detalhes que as vezes deixamos passar, mas o fiscal NÃO!!
    Abraços à todos.

2. Sim, este é um problema sério que as pessoas, os fabricantes e solicitantes (distrihuidores) não observam quanto à homologação.

O Zinwell G-120 por exemplo, teve um certificado substituido. O primeiro incluia a observação de antena incorporada? Não sei...

Quanto a DLINK DWL-AG530 pode ser usado com antenas de maior ganho, desde que respeitado a Resolução 365 da Anatel e também as observações do certificado de homologação.

Quando no certificado de homologação consta que o equipamento possui antena incorporado com ganho tal, já era. Não pode utilizar outra antena.

3. Caro Sérgio, grato pela resposta, segue abaixo oq esta descrito no "Certificado de homologação" do G-120.
    "Possui antena incorporada com ganho de 3 dBi.
    Na instalação do produto devem ser observados os valores de potência E.I.R.P. conforme a seção IX do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor. Equipamentos operando entre 2400 MHz e 2483,5 MHz e com potência e.i.r.p. superior a 400 mW, em localidades com população superior a 500.000 habitantes, deverão ser licenciados pela Anatel, nos termos da regulamentação específica pertinente a esta faixa de radiofreqüências."
    No entanto minha idéia inicial não era de apontar a Resolução 365 da Anatel e dizer para o pessoal interpretar, entende?... E sim algo mais direto por ex: placa PCI DWL AG-530 pode ser usada da forma tal, mas não pode da forma tal, pois sem querer subestimar a capacidade de interpretação de cada um, infelizmente uns tem maior dificuldade que outros para isso.
    Abraços.

4. Ah sim, agora entendi... na verdade vc pensa em montar uma lista com as possibilidades de cada equipamento homologado.

É uma boa idéia, pois assim as pessoas não comprarão e usarão de maneira equivocada e com o risco de LACRE de nossos amigos fiscais da Anatel.

Poderia montar a lista no wiki, pois o esquema de páginas torna-se mais fácil e edição e o gerenciamento. Além disso para acompanhar o wiki este tópico poderia conter a discussão sobre o mesmo.

Dará trabalho, pois terá que abrir cada certificado no site da Anatel e verificar. Além disso, de vez em quando tais certificados são renovados e mudam as caracterísitcas dos mesmos.

No momento não posso ajudá-lo, pois estou até o útlimo fio de cabelo atarefado, mas a proposta aqui está e quem puder contribuir será bem vindo.

5. Exato Sergio!!!! É essa mesma a minha idéia, ficaria muito mais fácil para todos. Se alguém puder ajudar e que tenha um conhecimento mais amplo, seja na parte técnica bem como na parte juridica, ou seja, de interpretação desses "abençoados" Certificados de Homologação, acretito que ajudaria enormemente nossa comunidade.
    Fico des de já, grato por mim e por todos da comunidade a quem puder contribuir.
    Abraços.

Tópicos Similares

1. Adaptação em SXT para usar com antena externa
    Por hostjunior no fórum Mikrotik
    Respostas: 1
    Último Post: 28-04-2017, 06:47
  2. Conector SMA para antena externa em CPE
    Por padupb no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 08-01-2015, 10:41
  3. Respostas: 0
    Último Post: 11-08-2010, 17:17