Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moita
    Visitante

    Padrão Vou montar um provedor e preciso da ajuda dos amigos!!!

    Olá pessoal...

    primeiramente, parabéns pela qualidade deste forum, pois em nehum outro achei tantas informaçoes profissionais e empenho dos usuários, por isso resolvi me cadastrar no Under-Linux e participar deste ótimo forum...

    Bom vamos lá....

    Presto assistencia técnica em informática na minha cidade, e fiz uma enquete com meus clientes pra ver o interesse em um serviço adsl mais acessivel e sem complicações... e conclui que vale a pena eu aprender sobre esse ramo e montar um provedor wireless....

    Pra isso, antes de eu meter os pés pelas mãos, comprando coisas sem saber pelo ML, resolvi pedir a ajuda de vocês pra tentar o minimo possivel dar cabeçadas desde o inicio....

    Oque preciso saber é dicas sobre equipamentos e dicas de montagens....

    Primeiramente, preciso saber qual o melhor AP disponivel no momento e com um custo regular.... realmente qto mais mw o AP tiver melhor vais ser o aproveitamento na antena??? vi pra vender d-links modificados com 800mw, isso presta??? é melhor um AP com mw reais ou os via soft tbm servem???....
    ... de inicio esse AP vai servir uma rede com mais ou menos 20 clientes, mas com certeza esse numero vai crescer muito após a divulgação do serviço, portanto preciso de um bom AP pra não haver congestionamento e nem travamentos...
    Ele vai ser ligado a uma ADSL 8mb da brasiltelecom, e seria interessante que o AP que vcs me indicassem tivesse controle de banda, pra impor um limite máximo de download....

    Segundo.... a antena!!! ouvi muitos dizerem que antenas ominis 360 graus dá problema... qual seria a melhor solução??? colocar umas 3 antenas de painel direcionais de 90 graus??? ...preciso de uma boa antena pra espalhar o sinal o mais longe possivel... no ML só achei antenas omini de até 15dbi.... estou muito em duvida em relação ao tipo de antena que devo usar....
    e qto a altura??? qual o limite bom pra colocar ela em um mastro??? minha casa tem uns 5m de altura e fica na parte alta do bairro.....

    Terceiro.... ainda não entendi bem esse negócio de frequencia das antenas, vi umas 2,4ghz e outras 5,8ghz.... qual frequencia usar??? a 5,8ghz vai mais longe??? e pra mim fazer uso dos 5,8ghz oque preciso??? ... preciso que o AP seja 5,8 e que antena cliente seja tbm 5,8ghz???... e qto ao padrão a ser usado??? li nas especificações de alguns AP, que no padrão 802.11a ele serve até uns 50 clientes, e que no padrão 802.11b ele serve até 250 clientes... qual a diferença dos dois padrões e qual o melhor a ser usado, pois vi tbm que existe outros padrões do tipo b, c, d....

    Outra pergunta sobre o AP.... vi muitos falando de cartões... dentre eles 900mhz, 2.4...etc... num AP profissional ele tem um cartão que tem variações de frequencia que pode ser trocada a qualquer momento??? e vi tbm que alguns usam mais que um cartão???... alguém poderia me explicar melhor esse lance???

    Bom... acho que essas perguntas que fiz foram relacionadas a montagem do provedor... acredito que devo partir disso... da montagem de um bom provedro pra então ter mais facilidade de alcance e qualidade nos clientes...

    Agora qto ao cliente.... qual a melhor antena custoXbeneficio usar??? qualquer direcional já serve??? ou tem alguma boa e barata que vcs me recomendam??? ... lembrando que ela deverá ser compativel com o padrão que vcs vão me sugerir de frequencia seja ela 2,4ghz ou 5,8ghz e o padrão 802.11"x" que vcs me indicarem... O tradicional será sempre usar uma placa pci wireless e uma antena externa direcional??? .... e qto a instalação??? como saber a altura certa e direção correta??? existe algum aparelho que me oriente onde esteja o sinal da minha antena provedor???


    Bom amigos..... desculpe-mem pelo longo texto.... mas quero começar o mais correto possivel pra não haver incomodações posteriores....

    Tudo que é dica e sugestão será bem-vinda... visto que vcs já devem ter percebido que sou um tanto "leigo" nesse assunto... apenas sei o "feijão com arroz" do wireless... mas acredito que aqui com vcs irei atingir meus objetivos e ter sucesso no meu empreendimento!

    Um grande abraço a todos!
    Última edição por Moita; 22-07-2007 às 04:04.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    3.932
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom dia

    amigo vamos as respostas

    para AP aconselho vc comprar um mikrotik ou montar um mesmo com placas dlink ag530
    sobre a onmi ela não da problema não mais vc pdoe usar 4 setorial de 90
    para os clientes vc pode usar antena aquarios que são otimas e usar palcas dlink 510 fica muito tudo homologado
    a unica encrenca é vc usar a adsl como link isto é ilegal pois qadsl é um produto fracionando
    eu axo uma deslealdade vc usar uma LP (linha priviada é um limk proprio para revender) onde o custo de 1mb custa 1200 reais e o seu concorrente usar uma adsl de 8mb por 400 reais

    eu tenho provedor aki na minha cidade e se eu souber que provedor usa adsl eu chamo a anatel na hora e vou na delegacia

    pense bem sobre isto



  3. #3
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom dia

    amigo vamos as respostas

    para AP aconselho vc comprar um mikrotik ou montar um mesmo com placas dlink ag530
    sobre a onmi ela não da problema não mais vc pdoe usar 4 setorial de 90
    para os clientes vc pode usar antena aquarios que são otimas e usar palcas dlink 510 fica muito tudo homologado
    a unica encrenca é vc usar a adsl como link isto é ilegal pois qadsl é um produto fracionando
    eu axo uma deslealdade vc usar uma LP (linha priviada é um limk proprio para revender) onde o custo de 1mb custa 1200 reais e o seu concorrente usar uma adsl de 8mb por 400 reais

    eu tenho provedor aki na minha cidade e se eu souber que provedor usa adsl eu chamo a anatel na hora e vou na delegacia

    pense bem sobre isto

    Pô valeu as dicas ai amigo.... como eu te disse... sou um tanto leigo no assunto... com certeza não vou querer lezar ninguem e muito menos infringir leis.... não sabia sobre esse negócio do adsl... tenho então que pedir um link dedicado??? é isso??? esse eu posso repassar sem infringir as leis???

    qto ao AP.... tenho uma duvida.... ele pode operar sozinho??? ou seja sem que ele precise de um servidor.... vi tu me recomendando uma placa pci.... oque seria melhor??? de começo ele pode trabalhar sozinho ou tenho que partir de um servidor???

    e qto a antena provedor??? vc começaria com uma omini ou com 4 setoriais??? e qual marca me recomenda???

    eo que tu me diz sobre esse produto??? ele atenderia minhas exigências???
    MercadoLivre: Access point - uso externo - kit provedor - 400 mW - 12 dB - R$ 559.00

    obrigado amigo!!!

  4. #4

    Padrão

    Use equipamentos de 2.4. Equipamentos em 5.8 servem para o backbone do provedor (ponto a ponto entre torres).

    Potência nem sempre é sinal de qualidade. Montar um provedor não é algo assim tão simples, as constatações de alguns nem sempre se aplicam aos outros, pois tem muitos fatores que influenciam, por exemplo:
    a) distancia média dos clientes;
    b) interferência já existente no local;
    c) que velocidade tu pretende oferecer e muito mais questões como essas influenciam no seu projeto.

    O ideal seria você montar um servidor com Linux fazendo todo o controle do teu servidor. Para AP, monte um mikrotik que deve resolver teu problema (usando adsl, até pode trabalhar direto com ele, fazendo AP e autenticando o adsl e ainda controlando p2p, fazendo nat, controle de banda e etc).

    Com relação a antena, se a tua área for de pouca interferencia, pode começar com uma omni, mas setorial é muito superior.

    Esse AP que você colocou o link no post anterior, embora não esteja devidamente identificado, parece ser um ovislink (rtl8186). Deve suportar uns 20 clientes a 150k na boa, mais que isso começa dar dor de cabeça...

    Para AP, sugiro montar um mikrotik ou, se quiser algo pronto, use AP-2000 que é um ótimo equipamento.



  5. #5
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Use equipamentos de 2.4. Equipamentos em 5.8 servem para o backbone do provedor (ponto a ponto entre torres).

    Potência nem sempre é sinal de qualidade. Montar um provedor não é algo assim tão simples, as constatações de alguns nem sempre se aplicam aos outros, pois tem muitos fatores que influenciam, por exemplo:
    a) distancia média dos clientes;
    b) interferência já existente no local;
    c) que velocidade tu pretende oferecer e muito mais questões como essas influenciam no seu projeto.

    O ideal seria você montar um servidor com Linux fazendo todo o controle do teu servidor. Para AP, monte um mikrotik que deve resolver teu problema (usando adsl, até pode trabalhar direto com ele, fazendo AP e autenticando o adsl e ainda controlando p2p, fazendo nat, controle de banda e etc).

    Com relação a antena, se a tua área for de pouca interferencia, pode começar com uma omni, mas setorial é muito superior.

    Esse AP que você colocou o link no post anterior, embora não esteja devidamente identificado, parece ser um ovislink (rtl8186). Deve suportar uns 20 clientes a 150k na boa, mais que isso começa dar dor de cabeça...

    Para AP, sugiro montar um mikrotik ou, se quiser algo pronto, use AP-2000 que é um ótimo equipamento.
    valeu pelas dicas amigo....

    vou falar a verdade... como sou muito iniciante nesse assunto, porém sou bem exigente, vou querer algo mais "simples" de inicio... pra atender esses 20 primeiros clientes interessados, que logo após, cfe vai aparecendo novos clientes e minha experiência aumentando, ir devagarzinho ampliando a profissionalização do meu provedor...

    De inicio eu gostaria de um bom AP, com um firmware bom e completo, principalmente com controle de banda, pra que eu dispenssasse de cara o uso de um servidor.... gostaria apenas de instalar o AP numa caixa hemertica, junto ao mastro da antena.... mas que fosse tbm um AP do qual eu não precisasse dispenssa-lo depois, caso eu queira aumentar a potencia do meu provedor... Uma outra duvida qto a ligação do AP... seria simples como esses roteadores wireless que temos em casa?? um cabo de rede do modem que fica dentro do escritótio até o AP na torre e do AP pra antena usando um PIGTAIL??? seria isso???

    Qto a antena então seria melhor usar mesmo as setoriais??? no meu caso aki eu acho que 3 de 90 seria de bom tamanho, já que meus clientes todos ficarão dos lados e abaixo da minha torre, e por enquanto nenhum atrás da minha torre.... qual setorial tu me recomendaria??? no ML tem alguma boa a venda??? e como ligar 3 antenas num mesmo AP???

    Outra coisa... muito se fala dos tais cartões.... pra que servem?? e onde vão esses cartões???

    me desculpem pela enxurrada de perguntas... mas sou bem leigo nesse assunto, mas aprendo rápido... hehehe

    e não se preocupem... não vou ser concorrente de vcs... hahah... estou no SUL e na minha cidade não tem ninguem oferecendo esse serviço.... vou ser o pioneiro!!!

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Moita Ver Post
    valeu pelas dicas amigo....

    vou falar a verdade... como sou muito iniciante nesse assunto, porém sou bem exigente, vou querer algo mais "simples" de inicio... pra atender esses 20 primeiros clientes interessados, que logo após, cfe vai aparecendo novos clientes e minha experiência aumentando, ir devagarzinho ampliando a profissionalização do meu provedor...

    De inicio eu gostaria de um bom AP, com um firmware bom e completo, principalmente com controle de banda, pra que eu dispenssasse de cara o uso de um servidor.... gostaria apenas de instalar o AP numa caixa hemertica, junto ao mastro da antena.... mas que fosse tbm um AP do qual eu não precisasse dispenssa-lo depois, caso eu queira aumentar a potencia do meu provedor... Uma outra duvida qto a ligação do AP... seria simples como esses roteadores wireless que temos em casa?? um cabo de rede do modem que fica dentro do escritótio até o AP na torre e do AP pra antena usando um PIGTAIL??? seria isso???

    Qto a antena então seria melhor usar mesmo as setoriais??? no meu caso aki eu acho que 3 de 90 seria de bom tamanho, já que meus clientes todos ficarão dos lados e abaixo da minha torre, e por enquanto nenhum atrás da minha torre.... qual setorial tu me recomendaria??? no ML tem alguma boa a venda??? e como ligar 3 antenas num mesmo AP???

    Outra coisa... muito se fala dos tais cartões.... pra que servem?? e onde vão esses cartões???

    me desculpem pela enxurrada de perguntas... mas sou bem leigo nesse assunto, mas aprendo rápido... hehehe

    e não se preocupem... não vou ser concorrente de vcs... hahah... estou no SUL e na minha cidade não tem ninguem oferecendo esse serviço.... vou ser o pioneiro!!!

    Abraços
    Os cartoes são usados quando vc usa um AP como o AP-2000, que não tem saída para antena. Ele é apenas uma bridge, com dois slots pcmcia que vc poe o cartao que você prefere.

    Se você pretende usar setoriais, lembre-se que em cada antena deves usar um AP, para um bom funcionamento.
    Se vc quer tudo em um único equipamento, te recomendo colocar um zinwell (até 250mw por hardware), com firmware wappro ( www.wappro.com.br ). Tem controle de banda, bloqueia trafego entre clientes e ainda dá p/ bloquear netbios e p2p direto no AP. Faz nat e, se quiser deixar o modem roteado, el controla banda mesmo em bridge.



  7. #7

    Padrão

    Amigo, de uma pesquizada aqui no forum q vc vai ver q exite varias e varias opçoes para vc, ou seja tem receita de bolo ´para todos os gostos.
    Pesquize, escolha a receita q vc mais gostou aí sim depois poste suas duvidas!
    Valeu!

  8. #8
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Os cartoes são usados quando vc usa um AP como o AP-2000, que não tem saída para antena. Ele é apenas uma bridge, com dois slots pcmcia que vc poe o cartao que você prefere.

    Se você pretende usar setoriais, lembre-se que em cada antena deves usar um AP, para um bom funcionamento.
    Se vc quer tudo em um único equipamento, te recomendo colocar um zinwell (até 250mw por hardware), com firmware wappro ( www.wappro.com.br ). Tem controle de banda, bloqueia trafego entre clientes e ainda dá p/ bloquear netbios e p2p direto no AP. Faz nat e, se quiser deixar o modem roteado, el controla banda mesmo em bridge.
    Mais uma vez valeu pelas explicações amigo....

    e me diga uma coisa.... qual seria minha vantagem em usar frequencia 5.8ghz??? vi gente comentando que a frequencia 900mhz passa melhor por pontos sem visada... é isso mesmo????

    E qto ao projeto vou começar de inicio até dominar mais o assunto, com antena omini... qual a mais potente que vc me indicaria???.... e esse AP que tu me recomendou é fácil de achar pra vender??? qual seria o modelo em especifico do zinwell que já viria com a firmware wappo???
    Já ouviu falar dos equipamentos da Ligway??? é boa a firmware deles???

    Vlw



  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Moita Ver Post
    Mais uma vez valeu pelas explicações amigo....

    e me diga uma coisa.... qual seria minha vantagem em usar frequencia 5.8ghz??? vi gente comentando que a frequencia 900mhz passa melhor por pontos sem visada... é isso mesmo????

    E qto ao projeto vou começar de inicio até dominar mais o assunto, com antena omini... qual a mais potente que vc me indicaria???.... e esse AP que tu me recomendou é fácil de achar pra vender??? qual seria o modelo em especifico do zinwell que já viria com a firmware wappo???
    Já ouviu falar dos equipamentos da Ligway??? é boa a firmware deles???

    Vlw
    5.8 ghz é melhor, sem dúvida, mas para atender clientes sairá muito caro. Trabalhar em 900 mhz pode ser sem visada, mas sairá ainda mais caro que 5.8 e não há equipamento homologado nesta frequencia e ainda passa bem pouco tráfego, comparado a 2.4 e 5.8.

    O zinwell pode usar o g120 ou g220. Pode usar ovislink, edimax e etc, baseados em rtl8186 que o desempenho é semelhante. O firmware wappro vc compra separadamente (como o AProuter, o wirelessrouter e outros) e instala no AP.

  10. #10
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    5.8 ghz é melhor, sem dúvida, mas para atender clientes sairá muito caro. Trabalhar em 900 mhz pode ser sem visada, mas sairá ainda mais caro que 5.8 e não há equipamento homologado nesta frequencia e ainda passa bem pouco tráfego, comparado a 2.4 e 5.8.

    O zinwell pode usar o g120 ou g220. Pode usar ovislink, edimax e etc, baseados em rtl8186 que o desempenho é semelhante. O firmware wappro vc compra separadamente (como o AProuter, o wirelessrouter e outros) e instala no AP.
    Então pra mim usar uma frequencia 5.8ghz no provedor terei que ter o AP que trabalhe em 5.8 e a antena tbm?? ou só o AP??
    e no cliente a mesma coisa?? placa PCI e antena em 5.8??

    e qto ao padrão 802?? vi que a maioria é 802.11g... mas vi que parece que pra atender um maior numero de clientes seria o padrão 802.11b.... qual a diferença entre esse padrões e como usa-lo??

    obrigado pela paciencia e atenção com um "amador" como eu... hehehe

    Edit:... entendi as diferenças entre os padrões b e g..... é a taxa de dados que é transmitida.... qual seria melhor usar??? b ou g??? e como que se usa esses padrões???... pelo que vi no firmware do AP é que seleciona o padrão a ser usado..... mas na antena omini tem que mudar alguma coisa??? e no cliente a placa PCI tem que ser compativel com o padrão b ou g???

    Oque vc acha desse AP??? achei ele bem robusto e tem tanto 2.4 e 5.8ghz
    MercadoLivre: Super AP+ Wireless GTS 400mw Hard + 2.4 e 5.8 Ghz, A + B + G - R$ 797.90
    Última edição por Moita; 23-07-2007 às 18:54.



  11. #11

    Padrão

    Padrao G não se adapta muito bem em outdoor. Independente do padrao escolheido, terá que usar placa, AP e antenas no mesmo padrao. Para uso em provedor, use B.

  12. #12
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Padrao G não se adapta muito bem em outdoor. Independente do padrao escolheido, terá que usar placa, AP e antenas no mesmo padrao. Para uso em provedor, use B.
    e sobre esse AP??
    MercadoLivre: Super AP+ Wireless GTS 400mw Hard + 2.4 e 5.8 Ghz, A + B + G - R$ 797.90

    pelo jeito ele parece bem potente e profissinal e opera tanto em 2.4 e 5.8... sabe se dá pra por firmwares da APRouter ou da Wappro??? pois na firmware dele não tem controle de banda....

    E agora entendi melhor sobre os padrões a/b/g ... relamente o melhor é o padrão b....

    Flw!



  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Moita Ver Post
    e sobre esse AP??
    MercadoLivre: Super AP+ Wireless GTS 400mw Hard + 2.4 e 5.8 Ghz, A + B + G - R$ 797.90

    pelo jeito ele parece bem potente e profissinal e opera tanto em 2.4 e 5.8... sabe se dá pra por firmwares da APRouter ou da Wappro??? pois na firmware dele não tem controle de banda....

    E agora entendi melhor sobre os padrões a/b/g ... relamente o melhor é o padrão b....

    Flw!
    Observe que ele trabalha em 5.8 OU 2.4, só tem uma antena. Tem os Alfa em .:: OIW - Telecom Solutions ::. que trabalham em 2.4 E 5.8 ao mesmo tempo e custam menos que isso. Entra em contato. Não sei se são compatíveis com wappro nem conheço esses rádios.

  14. #14
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Observe que ele trabalha em 5.8 OU 2.4, só tem uma antena. Tem os Alfa em .:: OIW - Telecom Solutions ::. que trabalham em 2.4 E 5.8 ao mesmo tempo e custam menos que isso. Entra em contato. Não sei se são compatíveis com wappro nem conheço esses rádios.
    me diz uma coisa amigo... é muito dificil fazer um servidor??? já com proxy pra aumentar a velocidade....

    doque eu precisaria??? em termos de hardware uma maquina mediana e oque mais??? como faria a ligação fisica??? o modem ligaria na placa de rede do PC e uma placa pci wireless que ligaria a antena???

    é mais vantagem montar um servidor??? visto que as placas pci não são mais potentes que um AP....

    Ou ainda a melhor coisa é um bom AP com um bom firmware???



  15. #15

    Padrão

    Um servidor ajuda muito, com certeza. Um mikrotik resolve teu problema.

  16. #16
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Um servidor ajuda muito, com certeza. Um mikrotik resolve teu problema.
    Olá amigo... volto a agradecer a sua paciencia....

    estive analizando e tentando aprender mais sobre servidores linux... é bem complicado.... andei lendo sobre o Fedora, mas tem muita coisa pra configurar e ainda não tenho experiencia suficiente pra me atirar em um servidor... tbm andei vendo um sistema pronto, o BRconnection(Internet Controlada)
    já ouviu falar nesse sistema?? é bem completo, com autenticação e tudo mais.... ele seria bom para um futuro provedor mais profissional???

    mas voltando a realidade, andei vendo o novo produto do WAP354 novo lançamento da AP Router
    que pelo que parece é um ótimo produto pra que eu possa ter um gerenciamento através da firmware....
    Vc me recomendaria usar ele de começo pra atender até uns 50 clientes???

    mais uma vez obrigado



  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Moita Ver Post
    Olá amigo... volto a agradecer a sua paciencia....

    estive analizando e tentando aprender mais sobre servidores linux... é bem complicado.... andei lendo sobre o Fedora, mas tem muita coisa pra configurar e ainda não tenho experiencia suficiente pra me atirar em um servidor... tbm andei vendo um sistema pronto, o BRconnection(Internet Controlada)
    já ouviu falar nesse sistema?? é bem completo, com autenticação e tudo mais.... ele seria bom para um futuro provedor mais profissional???

    mas voltando a realidade, andei vendo o novo produto do WAP354 novo lançamento da AP Router
    que pelo que parece é um ótimo produto pra que eu possa ter um gerenciamento através da firmware....
    Vc me recomendaria usar ele de começo pra atender até uns 50 clientes???

    mais uma vez obrigado
    Essas bridge baseadas m rtl8186 não aguentam mais do que 25 usuários com estabilidade. Coloca um AP-2000 que segura uns 50 por cartao bem, mais que isso é duvida também...

    Não conheço este sistema, mas te recomendo o myauth, que é excelente (www.myauth.com.br)

    Tem ainda o titan (TITAN - Sistema de Gerenciamento de conexões), mytoos (www.foxbyte.com.br/mytools) e outros...

  18. #18
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Essas bridge baseadas m rtl8186 não aguentam mais do que 25 usuários com estabilidade. Coloca um AP-2000 que segura uns 50 por cartao bem, mais que isso é duvida também...

    Não conheço este sistema, mas te recomendo o myauth, que é excelente (www.myauth.com.br)

    Tem ainda o titan (TITAN - Sistema de Gerenciamento de conexões), mytoos (www.foxbyte.com.br/mytools) e outros...
    Nossa... mas isso pode??? no site ainda tem uma noticia de sucesso do uso do novo AP deles Access Point WAP354 - 60 clientes
    com 60 clientes ao mesmo tempo....

    esse AP2000 ele precisa de cartão... é isso??? e a potencia de mw está no cartão, correto??? qtos cartões ele aceita??? e qtos clientes um cartão suporta???

    o AP2000 aceita a AProute???



  19. #19

    Padrão

    Tem o que o vendedor diz e o que os usuário dizem...

    O AP-2000 aceita até dois cartoes. Não aceita aprouter (o aprouter só funciona em rtl8181 ou rtl8186). A potencia está no cartão.

  20. #20
    Moita
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Tem o que o vendedor diz e o que os usuário dizem...

    O AP-2000 aceita até dois cartoes. Não aceita aprouter (o aprouter só funciona em rtl8181 ou rtl8186). A potencia está no cartão.
    Olhei o programa que tu me recomendou pra Servidor, o TITAN....
    nossaaaa... é bem completo, gostei dele... e pelo jeito não precisa ter muito conhecimento em linux pra poder operar com ele....
    Só achei um pouco caro a licença... 600 reais.... mais caro que o Windows Vista... heheehee....

    Mas me diga uma coisa.... como que ficaria meu projeto se eu implementasse um servidor??? digo a nivel de hardware....

    O servidor teria que ter 2 placas de rede?? uma pra entrar o sinal do modem e a outra pra levar o sinal até a porta wan do AP na antena???
    ou ele poderia ter uma placa wireless com um cartão e saia um cabo direto pra antena???

    Como seria o ideal??? até pra depois dos primeiros 50 clientes, poder suportar mais clientes....

    Obrigado